Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Cartão de crédito vencido: o que significa?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Quando você está com o cartão de crédito em mãos é possível identificar a data de vencimento no verso. Mas, afinal, cartão de crédito possui prazo de validade? O que essa data significa? É permitido fazer compras com o cartão vencido? Essas e outras dúvidas vamos esclarecer neste artigo. Continue a leitura e entenda.

O que você procura?

Cartão vencido: o que significa?

Assim como outros produtos, os cartões de crédito também possuem data de vencimento, que costuma estar impressa no verso do cartão físico ou pode ser informada no aplicativo da instituição financeira emissora. 

A data é composta pelo mês e ano de vencimento no formato MM AA. Com isso, você consegue ver quando o cartão estará vencido e não poderá ser mais utilizado no seu dia a dia.

Cartão vencido: é possível fazer compras?

Se o cartão de crédito ou débito passou da data de vencimento não é possível utilizá-lo para fazer compras. Por isso, caso não consiga efetuar algum pagamento e seja surpreendido com a mensagem de cartão invalido ou erro na operação, fique atento à validade.

Depois que o cartão expirar, solicite uma 2ª via para o emissor e verifique se aconteceu alguma alteração no contrato ou taxa extra para o envio do no cartão. Se o prazo de entrega for longo, considere utilizar o cartão de crédito virtual para compras online.

Meu cartão está vencido, e agora?

Normalmente, os bancos costumam te comunicar quando o seu cartão está próximo da data de vencimento. Caso você não tenha recebido nenhum comunicado, fale com o emissor do cartão através dos canais online ou central de atendimento e peça a 2ª via do cartão.

Cartão de crédito vencido: como descartar?

Em meio a tantos vazamentos de dados é normal se preocupar com o descarte adequado e seguro do cartão de crédito vencido, que pode variar para cada tipo de cartão. Veja como descartar cada tipo de cartão de crédito:

  • Cartão com chip: esse é o tipo de cartão mais utilizado na atualidade, para descartá-lo é necessário recortar o cartão em várias partes, inclusive o chip;
  • Cartão com tarja magnética: esse modelo é mais antigo e conta com a tarja preta impressa, por isso é necessário riscá-la até sumir a tarja.

Depois descarte os restos do cartão no lixo reciclável e nunca deixe seu cartão vencido inteiro para evitar que os seus dados pessoais e financeiros sejam expostos.

Descomplicamos?

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas em relação ao vencimento do cartão de crédito. Caso tenha restado alguma, faça um comentário.

Para encontrar o cartão de crédito ideal, consulte o seu score de crédito gratuitamente!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Sabrina Vansella
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.