Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Cartão de crédito: vilão ou mocinho?

Por Juros BaixosPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Ele é sem dúvida a nossa forma de pagamento preferida. Assim como a vida adulta implica em muitas responsabilidades, fazendo um paralelo ao cartão de crédito, ele pode representar uma certa liberdade, autonomia e controle sobre as próprias finanças. Mas, apesar da facilidade e maturidade envolvidas, ter um cartão de crédito requer cuidados.  

Fato é que o cartão de crédito representa uma das maiores revoluções no universo financeiro. Antes do nascimento do "dinheiro de plástico", os pagamentos só poderiam ser realizados à vista e, muitas vezes, em dinheiro. O cartão de crédito como conhecemos hoje nasceu na década de 50, mas só ficou famoso a partir dos anos 60. 

Então, a partir desse momento, ele começou a ingressar em diversos países, transformando a vida de muitas pessoas, inclusive até os dias atuais. 

Apesar de todo esse aspecto positivo, o cartão de crédito pode ser visto como o maior vilão da nossa vida financeira. E muitas vezes ele é… só que existem situações que ele pode ser um reforço, cumprindo um papel único em situações emergências. 

Se você quer entender mais sobre como fazer o cartão de crédito seu aliado, não só ajudando em situações inesperadas, mas também, ganhando uma grana e ainda economizar, basta continuar lendo esse artigo que preparamos especialmente para você! 

O que você procura?

Cartão de crédito: para que serve?

O cartão de crédito serve como uma forma de empréstimo com prazo para pagamento de até 40 dias no máximo. Ele é fornecido por instituições financeiras diversas e quando solicitado, há um limite de crédito que pode ser usado para comprar bens ou serviços.

Benefícios na palma da mão

Existem inúmeros benefícios a ter um cartão de crédito, entre as mais importantes destacamos:

  • Parcelamento de compras, facilitando seu pagamento;
  • Participação de programas de relacionamento com a bandeira ou da própria instituição financeira;
  • As taxas de juros e limite são definidas previamente, antes de qualquer compra.

Facilidade de pagamento

Uma das maiores vantagens do cartão de crédito é a possibilidade de poder parcelar suas compras. Em muitos casos, nem existem juros embutidos.

Hoje em dia, as fintechs criaram um serviço de cartão de crédito virtual que pode te auxiliar em compras específicas, no caso de compras online. Eles são super seguros, já que dificultam a clonagem e outros tipos de golpes. 

Benefícios e vantagens

Muitos cartões de crédito têm ótimos programas de recompensa, mas tenha em mente que eles precisam trabalhar para você.

Então, reflita como usar seu cartão de crédito e escolha um programa de benefícios que tenha mais a ver com seu perfil. Um exemplo, é gastar pontos de recompensas com descontos em cinemas ou compras com alimentação.  

Caso você goste muito de viajar, ter um cartão de crédito que te ajude a guardar milhas aéreas pode ser uma ótima escolha. Esses cartões costumam ser parecidos com os cartões com programas de recompensas. Porém, eles são feitos com o propósito de gastar pontos com viagens em geral. 

Então, para que você possa aproveitar os benefícios dessa ferramenta ao máximo, pode usar para pagar contas recorrentes, como planos de saúde ou até mesmo seguro de automóvel, através do cartão de crédito. Dessa forma, consegue benefícios como cashback ou milhas em contas do dia a dia.

Nem tudo são flores

Porém, como muitas coisas, nem sempre o cartão de crédito é só benefícios. Caso a pessoa não tenha um bom uso dele de acordo com seu planejamento financeiro, pode acabar tendo problemas. 

Risco de perder o controle

Quando não existe um planejamento financeiro bem realizado, você pode acreditar que o cartão de crédito deve ser usado em qualquer momento e gastar ao seu bem-querer. É importante ter organização com seus gastos, porque o risco de perder o controle é muito grande.

Para colocar seu cartão de crédito no seu planejamento financeiro, você deve inserir seus gastos na sua planilha, refletindo melhor como o cartão é usado nas suas compras. 

Por isso, o primeiro ponto é colocar um limite de quanto você pode gastar. Jamais ultrapasse sua renda mensal e, ainda, considere uma "folga", já que imprevistos podem ocorrer e saber lidar é importante.
 

Como tornar o cartão de crédito seu aliado

O cartão de crédito pode ser seu aliado. Entendendo o quanto você dispõe de receita e das despesas fixas, as vantagens são imensas ao usá-lo. 

Aliás, é fácil administrar seus gastos através dos demonstrativos online, muitas vezes antecipando alguma compra de item que está na promoção, por exemplo.

Use de forma consciente

Procure usá-lo de forma consciente, mas para isso é necessário ter um bom planejamento financeiro. Através desse relatório, as compras com cartão de crédito têm poucas chances de falhar. 

Basicamente, ele serve para conhecer e discriminar o seu fluxo de gastos e como estes se comportam dentro do ciclo da fatura.

Aproveite as vantagens que oferece

Não se esqueça das inúmeras vantagens destacadas acima, como programas de milhagem, além de recompensas que muitos deles oferecem. 

Além disso, é importante destacar que você pode parcelar suas compras sem juros e estar sempre acompanhando as melhores datas para compras. Use todas essas vantagens a seu favor!

Sempre acompanhe a fatura

E para não esquecer, fique de olho em sua fatura. Todos os cartões de créditos disponíveis no mercado, atualmente, possuem aplicativos que permitem ver as compras realizadas, com datas, melhores dias para compra, dentre outros. Tenha em mente que acompanhando esses gastos, você evita qualquer tipo de golpe ou um descontrole financeiro da sua parte.

Uma última dica é escolher por cartões de crédito que não tenham anuidade embutida no seu serviço, facilitando sua vida financeira. 

E caso queira encontrar a melhor opção para você, opte por um comparador de cartão de crédito. Ele irá te apresentar diversas opções de acordo com sua necessidade e sem sair de casa.

E você, acha ainda que o cartão de crédito é um vilão? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Compartilhe

Escrito por:

Juros Baixos
Fintech

A Juros Baixos é uma plataforma de bem-estar financeiro que busca trazer tranquilidade para as suas finanças, e um marketplace de produtos financeiros. Com muito trabalho, criaram uma comunidade voltada à construção de um Brasil com pessoas financeiramente saudáveis.