Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Descobrir se um Banco é Autorizado pelo Banco Central?

Por Thais SouzaPublicado em

O Banco Central do Brasil é responsável por regular e autorizar as instituições financeiras que podem funcionar no país. Verificar essa informação é fundamental para conhecer o mercado e saber se o banco que está te oferecendo a abertura de conta, algum produto ou empréstimo está cadastrado no BC e, assim, evitar golpes.

São exemplos de instituições financeiras: os bancos, corretoras de câmbio, cooperativas de crédito, administradoras de consórcio e outras. Veja como fazer a consulta.

O que você procura?

Como saber se um banco é autorizado pelo Banco Central

  1. Acesse o site do Banco Central;
  2. Digite o nome do banco ou instituição financeira no campo "Nome da instituição" e clique em "Pesquisar". A pesquisa pode ser feita com o preenchimento de um ou mais campos.

Na tela aparecerá uma lista com o nome do banco ou instituição financeira que você busca, caso seja autorizada pelo Banco Central. Se não for autorizada, não aparecerão informações.

A busca pode ser feita por segmento, nome da instituição, CNPJ, estado e município e não é necessário inserir todas as informações no momento da pesquisa. A ferramenta ajuda a confirmar se você está contratando serviços ou produtos de uma instituição autorizada.

Pesquisa por chat

Se preferir, você também pode realizar a pesquisa por meio do Din, o assistente virtual do Banco Central. Para isso, entre no site do BC e clique no ícone do chat.

O assistente irá enviar algumas opções de serviços, então, clique em "Pesquisar um banco autorizado" e digite o nome do banco ou instituição que deseja consultar.

Caso o assistente virtual não encontre nada, o banco em questão não existe ou não está autorizado pelo Banco Central a operar no país.

Por que é importante ver se um banco é autorizado pelo BC?

É de extrema importância conferir se um banco é autorizado pelo Banco Central, pois essa autorização garante que o banco cumpre as regulamentações e requisitos estabelecidos pelo órgão regulamentador para as instituições financeiras.

Depositar dinheiro em um banco não autorizado coloca o cliente em risco, pois esses bancos não possuem a mesma segurança e garantias de proteção oferecidas pelas instituições autorizadas. Além disso, em caso de problemas financeiros, o Banco Central pode não ser capaz de ajudar os correntistas de bancos não autorizados.

O que fazer se descobrir que o banco não é autorizado?

Se você descobrir que um banco não é autorizado pelo BC, é importante tomar as seguintes medidas:

  1. Retire o seu dinheiro imediatamente da conta;
  2. Entre em contato com o BC e siga as instruções fornecidas pela instituição;
  3. Procure ajuda de um órgão de defesa do consumidor, como a Associação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) ou a Organização Nacional dos Defensores Públicos (Andep).

É importante lembrar que, se você depositou dinheiro em um banco não autorizado, esses depósitos não estão garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e a proteção do Banco Central sobre seus depósitos pode ser limitada.

Alerta Foregon!

É importante lembrar que o fato de uma instituição financeira ser regulada e autorizada pelo Banco Central não garante que ela é confiável, somente que está apta a funcionar no país.

Para evitar golpes, sempre atente-se ao contrato, nunca assine documentos em branco, desconfie de propostas de crédito muito vantajosas e em hipótese alguma faça depósitos antecipados na contratação de empréstimo.

Esperamos que o artigo tenha sito útil para você. Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Leia também

Veloe Banco do Brasil: Benefícios da Parceria para Motoristas

Santander Fora do Ar Hoje: Entenda Causas e Soluções

Troquei de Celular e Não Consigo Acessar o Caixa Tem: Como Resolver

Tag de Pedágio Nubank: Vantagens e Como Solicitar

App Santander Fora do Ar: O que Fazer para Resolver?

Escolhendo o Melhor Banco para Investir: Top 5 Opções

Melhores Bancos Digitais: Fevereiro 2024

Como Quitar Dívidas com Bancos: Guia Passo a Passo