Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como descobrir se um banco é autorizado pelo Banco Central?

Por Thais SouzaPublicado em

O Banco Central do Brasil é responsável por regular e autorizar as instituições financeiras que podem funcionar no país. Verificar essa informação é fundamental para conhecer o mercado e saber se o banco que está te oferecendo a abertura de conta, algum produto ou empréstimo está cadastrado no BC e, assim, evitar golpes.

São exemplos de instituição financeira: os bancos, corretoras de câmbio, cooperativas de crédito, administradoras de consórcio e outras. Veja como fazer a consulta. 

Como pesquisar se um banco é autorizado pelo Banco Central

  1. Acesse o site do Banco Central;
  2. Digite o nome do banco ou instituição financeira no campo "Nome da instituição" e clique em "Pesquisar". A pesquisa pode ser feita com o preenchimento de um ou mais campos.

Na tela aparecerá uma lista com o nome do banco ou instituição financeira que você busca, caso seja autorizada pelo Banco Central. Se não for autorizada, não aparecerão informações. 

A busca pode ser feita por segmento, nome da instituição, CNPJ, estado e município e não é necessário inserir todas as informações no momento da pesquisa. A ferramenta ajuda a confirmar se você está contratando serviços ou produtos de uma instituição autorizada.

Pesquisa por chat

Se preferir, você também pode realizar a pesquisa por meio do Din, o assistente virtual do Banco Central. Para isso, entre no site do BC e clique no ícone do chat.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O assistente irá enviar algumas opções de serviços, então, clique em "Pesquisar um banco autorizado" e digite o nome do banco ou instituição que deseja consultar.

Caso o assistente virtual não encontre nada, o banco em questão não existe ou não está autorizado pelo Banco Central a operar no país.

Alerta Foregon!

É importante lembrar que o fato de uma instituição financeira ser regulada e autorizada pelo Banco Central não garante que ela é confiável, somente que está apta a funcionar no país.

Para evitar golpes, sempre atente-se ao contrato, nunca assine documentos em branco, desconfie de propostas de crédito muito vantajosas e em hipótese alguma faça depósitos antecipados na contratação de empréstimo

Esperamos que o artigo tenha sito útil para você. Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022