Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como funciona o Pix? Saiba como cadastrar, transferir, pagar e mais!

Thais SouzaPublicado em

Lançado em novembro de 2020, o Pix já se tornou um sucesso entre os brasileiros por sua facilidade e rapidez das transações. Mesmo assim, o sistema de pagamentos ainda pode gerar dúvidas, principalmente porque existem vários tipos de serviço, como: Pix copia a cola, chave Pix, QR Code, dentre outros. Por isso, neste artigo você vai conferir como funciona o Pix e outros detalhes importantes sobre ele.

Você encontra nesse artigo:

Como funciona o Pix?

O Pix é um sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central para facilitar as transações bancárias: transferências e pagamentos.

Por meio do sistema, o Banco Central eliminou a necessidade de intermediários nas transações feitas pelo Pix. Com isso, o custo dessas operações diminuiu muito quando comparado ao custo de TEDs e DOCs. Para Pessoas Físicas o Pix é 100% gratuito. 

Pelo Pix é possível fazer transferências e pagamentos que caem na conta do destinatário em até dez segundos. O grande diferencial é que é possível fazer isso em qualquer dia e horário, já que o Pix funciona 24 horas por dia, mesmo em finais de semana e feriados.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O funcionamento do sistema é bem simples. Por meio do aplicativo do seu banco você cadastra uma chave Pix, que nada mais é do que a sua identificação para os pagamentos e transferências. Essa chave pode ser seu CPF, número de celular, e-mail ou até mesmo uma chave de números aleatórios.

Assim, quando você for receber um Pix, basta informar a sua chave para o pagador. Caso queira enviar um Pix, peça a chave do destinatário.

Além de transferências com chaves Pix, existe a possibilidade de pagar com QR Code. Essa também é uma opção bem simples, já que é só apontar a câmera do celular para o código de pagamento e realizar a transferência.

Os valores do Pix são descontados diretamente da sua conta corrente ou poupança. Ou seja, é quase a mesma coisa que fazer uma transferência TED ou DOC, mas com mais rapidez e praticidade.

O sistema de pagamentos é gratuito?

O Pix é gratuito para Pessoas Físicas e também para os Microempreendedores individuais (MEIs). Já para as empresas (Pessoa Jurídica), o Pix pode ser cobrado.

As taxas do Pix para Pessoas Jurídicas são definidas pelo próprio banco no qual a empresa é cliente, ou seja, não é o Banco Central que interfere nessa cobrança.

No entanto, grande parte dos bancos não cobram tarifas e taxas para seus clientes PJ que querem fazer Pix.

Quais as vantagens do Pix?

  • Transferências e pagamentos instantâneos, o valor cai em até dez segundos;
  • Funciona 24 horas, mesmo em finais de semana e feriados;
  • É gratuito para Pessoas Físicas e tem um custo menor para empresas;
  • Grande parte dos bancos não cobra taxas e tarifas do Pix para empresas;
  • Sistema seguro;
  • Fácil de usar;
  • É possível cadastrar chaves em mais de um banco.

O que são chaves Pix?

A chave Pix nada mais é do que a identificação do usuário dentro do sistema. Com a chave, não é necessário informar todos os dados bancários e dados pessoais do destinatário na hora de fazer uma transferência. Existem quatro tipos de chaves:

  • Chave aleatória;
  • Endereço de e-mail;
  • CPF/CNPJ;
  • Número de telefone.

Como cadastrar chave Pix?

Para cadastrar sua chave é preciso que você tenha conta corrente, conta de pagamentos ou poupança em algum banco ou instituição financeira. Então, para cadastrar sua chave Pix, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Entre no aplicativo do seu banco;
  2. Procure pela opção "Pix", que normalmente fica no menu inicial;
  3. Depois, encontre e clique na opção "Cadastrar chave Pix":
  4. Escolha a chave que deseja cadastrar (CPF, e-mail, telefone ou chave aleatória);
  5. Aguarde a confirmação do banco e finalize o processo.

Pronto! Com sua chave Pix cadastrada você poderá fazer ou receber pagamentos e transferências instantaneamente. Atenção: alguns bancos podem solicitar a validação da chave no caixa eletrônico.

Como fazer Pix?

Existem diversas formas de fazer um Pix. Você pode receber dinheiro, pagar alguém ou enviar uma transferência. Confira as opções abaixo:

Como enviar um Pix?

Se você deseja transferir dinheiro para alguém por meio do Pix, saiba que só vai precisar da chave Pix do destinatário. Com essa informação, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o App do seu banco e acesse a função Pix;
  2. Depois, clique em "Transferir" e digite a chave Pix da pessoa que irá receber o valor;
  3. Insira o valor que irá transferir;
  4. O sistema vai identificar a pessoa para quem você está transferindo o dinheiro, então, leia as informações com cuidado e veja se está tudo certo;
  5. Clique em "Enviar", digite sua senha para confirmar a transação e pronto!

Como receber um Pix?

Agora, se você vai receber o pagamento de alguém, basta informar a sua chave Pix para a pessoa que vai transferir o dinheiro. Então, ela irá fazer o Pix e você recebe o valor na sua conta bancária em até dez segundos.

Como fazer um pagamento via QR Code?

O QR Code Pix é uma imagem gráfica que possui um código. Para fazer a leitura do código, o pagador deverá apontar a câmera do celular para ele.

Hoje é possível pagar compras com QR Code ou até mesmo contas de cobrança, como de energia e internet. No caso de contas, o código fica no boleto, então é só apontar a câmera que você será redirecionado para o pagamento.

O que fazer em caso de erro no Pix?

Se você enviar um Pix para a pessoa errada ou com o valor incorreto, saiba que não é possível fazer o estorno do valor como acontece nas transferências via DOC ou TED. Uma alternativa, neste caso, é entrar em contato com o destinatário, informar o erro e solicitar a devolução do valor.

O Pix é seguro?

Com tantos benefícios, é normal que surjam algumas dúvidas sobre a segurança do sistema de pagamentos. O Banco Central garante que o sistema é totalmente seguro. No entanto, é papel dos bancos e instituições financeiras garantir a segurança dos dados dos clientes no ambiente virtual.

Dentre as medidas de segurança utilizadas pelos bancos estão: criptografia dos dados, protocolos de proteção para impedir qualquer tipo de fraude, controle antifraude interno, assinatura eletrônica e senha, dentre outras medidas.

Perguntas frequentes (FAQ)

Posso cadastrar as chaves Pix em mais de um banco?

Você pode cadastrar suas chaves Pix em mais de uma conta bancária, porém, devem ser chaves diferentes.

Existe valor mínimo para fazer um Pix?

Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix.

Existe limite de valor para transferências e pagamentos via Pix?

Por questões de segurança, os bancos estabelecem um limite para transações Pix entre Pessoas Físicas no período noturno (das 20h às 6h): R$ 1.000. No entanto, se preferir, você pode solicitar o aumento desse limite para o seu banco.

Quantas chaves Pix posso cadastrar?

Pessoas Físicas podem cadastrar até cinco chaves Pix, que podem ser distribuídas entre um ou mais bancos. Cada chave (com a mesma informação) só pode ser cadastrada uma única vez. Já as empresas podem cadastrar até 20 chaves.

É preciso ter conta em banco para utilizar o Pix?

Não, o Pix também está disponível para os clientes das carteiras digitais, como Mercado Pago e PicPay, por exemplo.

Pix no cartão de crédito

Pix parcelado existe?

O Banco Central ainda não liberou nenhum serviço que permita o parcelamento do Pix. No entanto, alguns bancos estão oferecendo o Pix parcelado em até 24 vezes. É importante ressaltar que este é um tipo de empréstimo e que possui cobrança de juros.

Quer um cartão de crédito para fazer suas compras parceladas, mas nunca consegue aprovação? No site da Foregon você consulta seu score gratuitamente e recebe recomendações dos cartões com mais chances de aprová-lo!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix Recorrente no Nubank: conheça o novo recurso

Como funciona o Pix? Saiba como cadastrar, transferir, pagar e mais!

Horário Pix: existem restrições para fazer a operação?

Pix não chegou? Veja o que fazer

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Já é possível usar o Pix internacional?

Recarga TIM com Pix, entenda

Pix com cartão de crédito: entenda como funciona