Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como o banco aprova o cliente?

Por Leonardo JacominiPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você já emprestou dinheiro a um familiar ou amigo? Se a resposta for sim, certamente foi preciso pensar muito antes de emprestar e aposto que analisou se a pessoa era confiável e se iria pagar o que te deve. Agora imagina essa mesma situação, mas com alguém que você não conhece te pede dinheiro emprestado. Qual seria sua resposta?

Pois bem, é assim que funcionam as instituições financeiras. Elas precisam conhecer muito bem o cliente antes de conceder o crédito, como uma forma de se prevenir de calotes. Se você está à procura de um cartão de crédito, certamente tem dúvidas quanto ao procedimento que o banco faz para avaliar o seu perfil.

Nome no vermelho gera desvantagens

Conseguir um cartão pode não ser tão fácil se você já teve problemas em seu nome. Mas se tem dúvidas sobre qual cartão é o certo para solicitar e como aumentar suas chances de ser aprovado, nós separamos algumas dicas para você.

Quando você solicita um cartão ou um serviço de crédito, os bancos começam uma busca sobre quem você é. Primeiro de tudo o cliente fornece seus dados pessoais, permitindo que as financeiras comecem a procura com um único objetivo: saber se o cliente pode honrar seus pagamentos e se há risco mínimo de calote.

Portanto, é preciso entender que, se o seu nome está no vermelho ou seu histórico financeiro não é bom, as chances de ser aprovado no pedido podem cair muito. Entenda como o banco aprova o cliente.

Como o banco aprova? Entenda a análise:

Essa consulta começa pelos requisitos exigidos. Ou seja, os bancos analisam se você tem renda suficiente, se está tudo certo com seus documentos e comprovam outras informações que você forneceu, como  bens, imóveis, etc.

Posteriormente, a avaliação é feita a respeito do cartão de crédito que você solicitou. Eles verificam se isso pode comprometer sua renda e se corresponde ao seu perfil de consumo, como: limite, anuidade, benefícios e renda mínima.

Ou se você não tem um cartão pré-definido, a instituição financeira deve te oferecer um cartão que mais se aproxima dos seus gastos e que caiba nas suas finanças.

Órgãos de proteção ao crédito

Depois dessa pré-análise, é verificado se você tem pendências com a própria administradora ou outras instituições. Nessa etapa, entra no jogo os órgãos de proteção ao crédito, como SPC, SCPC Boa Vista, Serasa e ProScore.

Essas empresas contém o histórico financeiro dos clientes e informam ao banco a situação de cada um. Se caso for constatado contas em atraso, por exemplo, as chances de conseguir um cartão de crédito começam a diminuir.

Histórico conta muito! Nessa busca é verificado se quem procura o cartão paga suas contas em dia, se teve ou tem nome negativado e se há rotatividade de crédito. É nesta etapa que muitas pessoas acabam sendo reprovadas.

Nome negativado representa, muitas vezes, que o cliente não irá conseguir honrar seus pagamentos. Por isso, acaba sendo recusado pelo banco. Caso não tenha o nome sujo, um histórico ruim pode ter contribuído para uma rejeição.

Se você não tem contas registradas em seu nome ou não tem outro cartão de crédito, as empresas não conseguem rastrear seu perfil como pagador, dificultando a aprovação.

Como o banco aprova? Consulta ao Score

Um dos mais famosos e temidos métodos de aprovação é o score de crédito. Isso porque, essa ferramenta é utilizada pelos órgãos de proteção ao crédito e mede a confiança sobre o cliente, em relação ao pagamento.

Sua pontuação pode variar de 0 a 1000 e são divididos por categorias. Ela diz ao banco se você tem altas, médias ou baixas chances de quitar com suas contas. Esse dado é usado pelas financeiras para entenderem o comprometimento do cliente.

O primeiro passo rumo ao score alto no CPF é conhecer a sua pontuação. É por isso que a Foregon® te ajuda a descobrir a seu score, de graça! Se você ainda não sabe em qual categoria se encontra, não perca mais tempo e descubra! Os bancos já sabem o seu  score, e você?

ForegonFit

Quando você cria uma conta na Foregon®, você será capaz de verificar a sua pontuação no score. Isso é possível graças aos dados que são fornecidos de forma segura, por meio do órgão de proteção ao crédito parceiro, a proScore.

Vale lembrar que cada um desses órgãos podem conter informações diferentes à seu respeito. Uns podem verificar apenas o seu cartão de crédito, outros checam se você paga as contas domésticas em dia.

As possibilidades são várias, portanto, o score também é diferente! Ou seja, a sua pontuação aqui na conta Foregon® pode ser maior ou menor do que a calculada pelo Serasa, por exemplo.

O que eu posso conseguir com minha pontuação?

No ForegonFit, com base no score fornecido pelo órgão parceiro, você será capaz de ver quais produtos financeiros você teria mais chances de ser aprovado. Lembrando que a aprovação depende só do banco. Nós não fazemos análise ou aprovação de cartão, apenas lhe mostramos o que você tem mais chances de conseguir.

Hoje em dia, você consegue solicitar o cartão de crédito pela internet. O que pode parecer mais fácil para algumas pessoas. Uma vez que o banco pode solicitar ou não a comprovação das informações enviadas ou exigir outros documentos.

Mas procure sempre preencher o seu cadastro com informações verdadeiras. Aliás, isso aumenta suas chances de ser aprovado. Acredite, as administradoras conhecem muito bem seus clientes!

Converse com seu gerente

Se você já tem uma conta no banco, conversar com o seu gerente é um bom começo. Veja com ele quais as possibilidades e qual o melhor cartão para o seu perfil nesse banco.

No caso da sua solicitação já ter sido negada anteriormente, junte seus comprovantes de depósito ou outros documentos que comprovem movimentação financeira. Prove que você tem condições de assumir uma responsabilidade e parta para a conversa!

Então, agora que você sabe mais sobre como o banco aprova o cliente e está preparado para solicitar o seu cartão de crédito, que tal visitar o nosso site e ver qual é o produto financeiro que se encaixa melhor com você?

Gostou o conteúdo? Se ainda estiver com alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários. Até a próxima.

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -