Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Confira como funciona o resgate de rendimento da poupança

Por Thais SouzaPublicado em

Mesmo que o rendimento da poupança seja baixo, muitas pessoas optam por essa modalidade pela segurança e praticidade que ela oferece. Mas, para não perder uma parcela de seus rendimentos, o resgate do seu dinheiro precisa ser feito da maneira correta. 

Então, pensando nisso, separamos este artigo para você entender melhor sobre a data ideal para retirar o seu dinheiro e outros detalhes fundamentais para não perder rendimento. 

O que é resgate da poupança?

O resgate da poupança é quando o investidor decide sacar o valor investido. Ou seja, recuperar o que foi aplicado anteriormente com a adição dos rendimentos dessa quantia.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Você tem a opção de sacar o valor a qualquer momento. Porém, o rendimento é calculado mensalmente e, caso o resgate seja feito antes da data de aniversário, você pode perdê-lo. 

Aniversário da poupança 

Quem aplica nesse tipo de fundo já deve ter ouvido falar sobre a data de aniversário da poupança. Ela nada mais é que um dia específico do mês no qual os rendimentos são calculados e, consequentemente, o melhor dia para o resgate.

Se você fizer o resgate antes da data de aniversário da poupança, perde todos os juros acumulados até o dia de saque. Ou seja, seu dinheiro ficou parado e não rendeu nada naquele período.

A data de aniversário da sua poupança é o dia do mês da sua abertura. Por exemplo, se você abriu a poupança no dia 02 de fevereiro, receberá a rentabilidade dos depósitos todo dia 02 de cada mês.

Vale ressaltar que para contas abertas nos últimos dias do mês (29, 30, 31), a data de aniversário passará para o primeiro dia útil do mês seguinte.

Como realizar o resgate de rendimento da poupança?

  1. Verifique qual é a data de aniversário da sua conta poupança; 
  2. Entre no App do seu banco ou dirija-se a um caixa eletrônico;
  3. Selecione a opção "Resgate da poupança"; 
  4. Descreva o valor que deseja resgatar; 
  5. Insira os dados solicitados pelo banco e confirme. 

Pronto! O crédito será enviado para sua conta assim que a operação for validada (geralmente é imediato) e então é só sacar ou realizar suas transações online.

Dica Foregon 

Mesmo que no Brasil a poupança tenha uma alta popularidade, o seu rendimento é muito baixo. O Tesouro Direto, por exemplo, é uma alternativa para quem busca uma rentabilidade maior e investimentos de baixo risco. 

Separamos algumas opções de investimentos tão seguros quanto a poupança e que possuem liquidez diária. Ou seja, você não precisa esperar por datas de aniversário e ainda pode ter um rendimento muito maior. Confira:

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. 

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Três formas de ganhar dinheiro com o App Clubhouse

Saiba como emitir a segunda via da conta Vivo

Nota 200 reais: saiba como identificar uma cédula falsa

Nota de R$200: saiba tudo sobre

Consumo: o que é e quais os tipos?

O que é Certidão do FGTS?

Como escolher o banco digital ideal

Como conseguir cartões lucrativos sem anuidade

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras