Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Confira como funciona o resgate de rendimento da poupança

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Mesmo que o rendimento da poupança seja baixo, muitas pessoas optam por essa modalidade pela segurança e praticidade que ela oferece. Mas, para não perder uma parcela de seus rendimentos, o resgate do seu dinheiro precisa ser feito da maneira correta. 

Então, pensando nisso, separamos este artigo para você entender melhor sobre a data ideal para retirar o seu dinheiro e outros detalhes fundamentais para não perder rendimento. 

O que você procura?

O que é resgate da poupança?

O resgate da poupança é quando o investidor decide sacar o valor investido. Ou seja, recuperar o que foi aplicado anteriormente com a adição dos rendimentos dessa quantia. 

Você tem a opção de sacar o valor a qualquer momento. Porém, o rendimento é calculado mensalmente e, caso o resgate seja feito antes da data de aniversário, você pode perdê-lo. 

Aniversário da poupança 

Quem aplica nesse tipo de fundo já deve ter ouvido falar sobre a data de aniversário da poupança. Ela nada mais é que um dia específico do mês no qual os rendimentos são calculados e, consequentemente, o melhor dia para o resgate. 

Se você fizer o resgate antes da data de aniversário da poupança, perde todos os juros acumulados até o dia de saque. Ou seja, seu dinheiro ficou parado e não rendeu nada naquele período.

A data de aniversário da sua poupança é o dia do mês da sua abertura. Por exemplo, se você abriu a poupança no dia 02 de fevereiro, receberá a rentabilidade dos depósitos todo dia 02 de cada mês.

Vale ressaltar que para contas abertas nos últimos dias do mês (29, 30, 31), a data de aniversário passará para o primeiro dia útil do mês seguinte. 

Como realizar o resgate de rendimento da poupança?

  1. Verifique qual é a data de aniversário da sua conta poupança; 
  2. Entre no App do seu banco ou dirija-se a um caixa eletrônico;
  3. Selecione a opção "Resgate da poupança"; 
  4. Descreva o valor que deseja resgatar; 
  5. Insira os dados solicitados pelo banco e confirme. 

Pronto! O crédito será enviado para sua conta assim que a operação for validada (geralmente é imediato) e então é só sacar ou realizar suas transações online. 

Dica Foregon

Mesmo que no Brasil a poupança tenha uma alta popularidade, o seu rendimento é muito baixo. O Tesouro Direto, por exemplo, é uma alternativa para quem busca uma rentabilidade maior e investimentos de baixo risco. 

Separamos algumas opções de investimentos tão seguros quanto a poupança e que possuem liquidez diária. Ou seja, você não precisa esperar por datas de aniversário e ainda pode ter um rendimento muito maior. Confira: 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. 

Até a próxima! 

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.