Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Criminosos usam novidades do Open Banking para aplicar golpes: como evitar?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Com o Open Banking sendo implementado dentro dos canais oficiais das instituições financeiras, os golpistas estão se aproveitando para solicitar dados de consumidores via SMS, e-mail e até mesmo por ligações. Saiba como se proteger.

O Open Banking tem como significado o termo Sistema Financeiro Aberto. A partir disso, os dados do cliente podem ser compartilhados com outras instituições financeiras, até mesmo com as quais o indivíduo não possui conta.

Como são compartilhadas as informações?

Muitas pessoas ficaram preocupadas com a novidade do Open Banking, principalmente pelos casos recentes de vazamento de dados. No entanto, os dados compartilhados no sistema são regulamentados e protegidos para que não aconteçam vazamentos.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Para tranquilizar os usuários, o Banco Central divulgou que o compartilhamento das informações só pode ser feito com a autorização do cliente e se ele for informado sobre a finalidade e o prazo de uso dos seus dados. Caso o usuário queira cancelar este consentimento, a instituição financeira é obrigada a assentir.

Além disso, a plataforma de envio e recebimento de informações está protegida pela Lei do Sigilo Bancário e também está sob proteção da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como evitar golpes?

Reunimos algumas dicas essenciais para você não cair em nenhum golpe durante o processo de Open Banking.

Fique atento as instituições financeiras

No momento, apenas instituições autorizadas pelo Banco Central podem participar do Open Banking. Por isso, caso você receba alguma proposta de instituições desconhecidas, fique atento e pesquise sobre ela antes de aceitar.

Nunca compartilhe dados pelo telefone ou e-mail

Sempre que receber ligações ou e-mails que solicitam informações pessoais ou dados sobre sua conta bancária, desconfie. No caso do Open Banking, o consentimento será realizado somente via canais digitais oficias das instituições financeiras.

Não clique em links que são enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp

As alterações e serviços que podem acontecer em decorrência do Open Banking só poderão ser feitas através dos canais digitais da instituições financeiras.

Por isso, não clique em links recebidos via SMS ou em e-mails com remetente desconhecido. Muitas vezes, golpistas usam esses links para ter acesso as informações do computador ou celular da vítima.

Nenhuma das instituições financeiras cadastradas no Open Banking tem autorização para entrar em contato via ligação, e-mail ou WhatsApp solicitando dados ou confirmação de informações.

Informamos?

Esperamos ter ajudado com essas informações. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil

Reconhecimento facial: o que é e como funciona

Anywhere office: conheça o novo modelo de trabalho flexível

Pix: da facilidade nas transações ao crescimento nos golpes e mudança nas regras

Hotmart realmente dá dinheiro? Descubra agora mesmo

Iti Itaú: como ganhar dinheiro com a carteira digital

5 práticas de gestão financeira para empresas de sucesso

Saiba como remover os dados do cartão de crédito no Google Chrome