Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Criminosos usam novidades do Open Banking para aplicar golpes: como evitar?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Com o Open Banking sendo implementado dentro dos canais oficiais das instituições financeiras, os golpistas estão se aproveitando para solicitar dados de consumidores via SMS, e-mail e até mesmo por ligações. Saiba como se proteger.

O Open Banking tem como significado o termo Sistema Financeiro Aberto. A partir disso, os dados do cliente podem ser compartilhados com outras instituições financeiras, até mesmo com as quais o indivíduo não possui conta.

O que você procura?

Como são compartilhadas as informações?

Muitas pessoas ficaram preocupadas com a novidade do Open Banking, principalmente pelos casos recentes de vazamento de dados. No entanto, os dados compartilhados no sistema são regulamentados e protegidos para que não aconteçam vazamentos.

Para tranquilizar os usuários, o Banco Central divulgou que o compartilhamento das informações só pode ser feito com a autorização do cliente e se ele for informado sobre a finalidade e o prazo de uso dos seus dados. Caso o usuário queira cancelar este consentimento, a instituição financeira é obrigada a assentir.

Além disso, a plataforma de envio e recebimento de informações está protegida pela Lei do Sigilo Bancário e também está sob proteção da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como evitar golpes?

Reunimos algumas dicas essenciais para você não cair em nenhum golpe durante o processo de Open Banking.

Fique atento as instituições financeiras

No momento, apenas instituições autorizadas pelo Banco Central podem participar do Open Banking. Por isso, caso você receba alguma proposta de instituições desconhecidas, fique atento e pesquise sobre ela antes de aceitar.

Nunca compartilhe dados pelo telefone ou e-mail

Sempre que receber ligações ou e-mails que solicitam informações pessoais ou dados sobre sua conta bancária, desconfie. No caso do Open Banking, o consentimento será realizado somente via canais digitais oficias das instituições financeiras.

Não clique em links que são enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp

As alterações e serviços que podem acontecer em decorrência do Open Banking só poderão ser feitas através dos canais digitais da instituições financeiras.

Por isso, não clique em links recebidos via SMS ou em e-mails com remetente desconhecido. Muitas vezes, golpistas usam esses links para ter acesso as informações do computador ou celular da vítima.

Nenhuma das instituições financeiras cadastradas no Open Banking tem autorização para entrar em contato via ligação, e-mail ou WhatsApp solicitando dados ou confirmação de informações.

Informamos?

Esperamos ter ajudado com essas informações. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

NFC no celular: pagamento, compartilhamento e muito mais

Valor mínimo para empréstimo: veja a quantia básica de cada banco

Como Declarar a Poupança no Imposto de Renda?

Como a inclusão financeira pode ser propagada no Brasil?

PIS/Pasep 2023: Confira o Calendário e Quem Tem Direito

Consulte o Garantia-Safra pelo seu CPF: Saiba Como Fazer

Feirão de Veículos do Banco PAN com a Mobiauto: Como Aproveitar?

Salário Mínimo 2023 sobe de R$ 1.302 para R$ 1.320; Confira