Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Dívida vendida pelo banco. O que significa?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Se a sua dívida foi vendida pelo banco, não se preocupe. Geralmente, esse processo não traz nenhuma consequência para os correntistas e ainda consegue garantir ofertas vantajosas para o seu bolso. Continue a leitura e saiba mais.

Dívida vendida pelo banco. O que significa?

Se você contraiu uma dívida com um banco e não conseguiu quitá-la, mesmo com algumas tentativas do banco para receber esse dinheiro, ele poderá vender sua dívida para operadoras que trabalham com a aquisição e cobrança de carteiras de créditos vencidos, uma espécie de terceirização.

Ou seja, com a venda de dívidas a terceiros, empresas como Recovery e a Itapeva compram o seu débito por um valor menor após uma negociação com o banco, e passam a ser responsáveis pelo recebimento do valor.

Diferente dos bancos, com o intuito de te ajudar nesse processo, essas empresas são especializadas em cobranças e criam estratégias próprias para te incentivar a quitar a dívida

Quando uma dívida pode ser vendida?

Vender a dívida é uma atividade completamente legal, segundo a Lei 10.460, de janeiro de 2002. No entanto, é importante estar atento aos seus direitos e deveres caso a cessão de crédito seja feita pelo banco.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A sua dívida só poderá ser vendida se você estiver ciente dessa movimentação. O que significa que essa possibilidade deverá constar desde o início do contrato da aquisição de um produto ou serviço financeiro.

Nesse caso, existem chances de você não ter feito a leitura completa do contrato e por isso acreditar que está sendo lesado de alguma maneira. Para tirar a dúvida, recomendamos que você faça a leitura novamente.

Além disso, a lei também afirma que você deve ser notificado caso o banco queira vender sua dívida. Por isso, ressaltamos a importância de manter seus dados e informações de contato atualizados.

Qual a diferença entre dívida vendida e terceirização da cobrança?

Em algumas situações, os bancos terceirizam empresas para realizar negociações, mas sem vender a sua dívida para elas. Então, essas empresas ficam responsáveis apenas por fazer o serviço de cobrança.

Normalmente, essas empresas operam de forma totalmente legal e também podem ser chamadas de assessoria de cobrança ao trabalhar como uma ponte entre as pessoas e instituições financeiras.

No caso das empresas que compram dívidas, elas apresentam abordagens especializadas para conseguirem a recuperação do valor. Afinal, elas pagaram – mesmo que uma pequena parte – pela sua dívida. Além disso, essas empresas não mantêm nenhuma relação com o banco, diferente das outras.

Como consultar minhas dívidas?

No portal da Foregon você consegue consultar suas dívidas, o seu score de crédito e ainda mantê-lo protegido de forma totalmente gratuita. É muito simples, apenas clique abaixo em "Consultar CPF grátis".

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Informamos?

Esperamos que você tenha gostado de tirar suas dúvidas sobre o assunto. Se restou alguma, não hesite em fazer um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos