Dívida vendida pelo banco. O que significa?
Se a sua dívida foi vendida pelo banco, não se preocupe. Geralmente, esse processo não traz nenhuma consequência para os correntistas e ainda consegue garantir ofertas vantajosas para o seu bolso. Continue a leitura e saiba mais.

O que você procura?
Dívida vendida pelo banco. O que significa?
Se você contraiu uma dívida com um banco e não conseguiu quitá-la, mesmo com algumas tentativas do banco para receber esse dinheiro, ele poderá vender sua dívida para operadoras que trabalham com a aquisição e cobrança de carteiras de créditos vencidos, uma espécie de terceirização.
Ou seja, com a venda de dívidas a terceiros, empresas como Recovery e a Itapeva compram o seu débito por um valor menor após uma negociação com o banco, e passam a ser responsáveis pelo recebimento do valor.
Diferente dos bancos, com o intuito de te ajudar nesse processo, essas empresas são especializadas em cobranças e criam estratégias próprias para te incentivar a quitar a dívida.
Quando uma dívida pode ser vendida?
Vender a dívida é uma atividade completamente legal, segundo a Lei 10.460, de janeiro de 2002. No entanto, é importante estar atento aos seus direitos e deveres caso a cessão de crédito seja feita pelo banco.
A sua dívida só poderá ser vendida se você estiver ciente dessa movimentação. O que significa que essa possibilidade deverá constar desde o início do contrato da aquisição de um produto ou serviço financeiro.
Nesse caso, existem chances de você não ter feito a leitura completa do contrato e por isso acreditar que está sendo lesado de alguma maneira. Para tirar a dúvida, recomendamos que você faça a leitura novamente.
Além disso, a lei também afirma que você deve ser notificado caso o banco queira vender sua dívida. Por isso, ressaltamos a importância de manter seus dados e informações de contato atualizados.
Qual a diferença entre dívida vendida e terceirização da cobrança?
Em algumas situações, os bancos terceirizam empresas para realizar negociações, mas sem vender a sua dívida para elas. Então, essas empresas ficam responsáveis apenas por fazer o serviço de cobrança.
Normalmente, essas empresas operam de forma totalmente legal e também podem ser chamadas de assessoria de cobrança ao trabalhar como uma ponte entre as pessoas e instituições financeiras.
No caso das empresas que compram dívidas, elas apresentam abordagens especializadas para conseguirem a recuperação do valor. Afinal, elas pagaram – mesmo que uma pequena parte – pela sua dívida. Além disso, essas empresas não mantêm nenhuma relação com o banco, diferente das outras.
Como consultar minhas dívidas?
No portal da Foregon você consegue consultar suas dívidas, o seu score de crédito e ainda mantê-lo protegido de forma totalmente gratuita. É muito simples, apenas clique abaixo em "Consultar CPF grátis".
Informamos?
Esperamos que você tenha gostado de tirar suas dúvidas sobre o assunto. Se restou alguma, não hesite em fazer um comentário. Até a próxima!
Deixe seu comentário