Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Para ter Pix é preciso ter conta em banco? Tire suas dúvidas

Por Janaína TavaresPublicado em

A forma como realizamos nossas transações bancárias pode se tornar mais prática e ágil com o uso do PIX, o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC). Contudo, será que esse sistema só pode ser utilizado por quem possui conta em banco?

Para descomplicar essa dúvida para você, preparamos este artigo que, além de responder essa questão, também vai abordar como é possível cadastrar as chaves PIX em três opções de carteiras digitais. Pronto para acompanhar? Vamos lá!

O PIX só pode ser usado por quem tem conta em banco?

De acordo com as determinações do Banco Central, o novo meio de pagamentos instantâneos também pode ser usado por quem não tem conta em banco.

No entanto, para conseguir enviar e receber um PIX, é necessário ser cliente em uma das instituições financeiras participantes do sistema que podem ser: bancos tradicionais, bancos digitais ou até mesmo plataformas de pagamentos (carteiras digitais).

Como funciona o PIX nas carteiras digitais?

A grande diferença desse sistema para os outros meios de pagamentos tradicionais (TED, DOC e boleto, por exemplo) é que ele funciona a qualquer horário e dia da semana, incluindo feriados, sábado e domingo.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Além disso, esse sistema é 100% gratuito para as Pessoas Físicas (PF). Já para as Pessoas Jurídicas (PJ), ele pode ter a cobrança de uma pequena taxa que é definida por cada instituição financeira participante do sistema.

Vale lembrar ainda que com o ele, o dinheiro cai na conta do destinatário em cerca de 10 segundos, de maneira totalmente segura. Sendo assim, todas essas características também valem para as carteiras digitais que existem no Brasil.

Logo abaixo, vamos explicar o que você deve fazer para cadastrar sua chave PIX em três opções de carteiras digitais. Lembrando que Pessoas Físicas podem cadastrar até cinco chaves por conta, enquanto Pessoas Jurídicas possuem um limite de até 20 chaves por conta:

Cadastre sua chave PIX no Mercado Pago

  1. Abra o aplicativo do Mercado Pago (iOS ou Android);
  2. Vá até a opção "Seu perfil";
  3. Depois disso, clique em "Suas chaves PIX";
  4. Siga as próximas instruções para fazer seu cadastro.

Cadastre sua chave PIX no PicPay

  1. Instale o aplicativo em seu celular (iOS ou Android);
  2. Selecione "PIX", opção localizada na tela inicial;
  3. Escolha "Meu PIX" e realize o cadastro da sua chave.

Cadastre sua chave PIX no PagSeguro

  1. Abra o aplicativo (iOS ou Android);
  2. Clique em "Pix/QR Code";
  3. Logo em seguida, opte por "Cadastrar chaves";
  4. Selecione aquelas que você deseja cadastrar;
  5. Feito isso, clique em "Começar cadastro";
  6. Pronto! Basta aguardar a ativação das chaves.

Importante: para fazer transferências usando esse sistema em uma carteira digital, não esqueça de abastecê-la para enviar e receber o dinheiro.

Perguntas frequentes sobre o PIX

O que são as chaves PIX?

As chaves funcionam como uma espécie de identificação entre os usuários do PIX. Portanto, ela serve para facilitar as transferências e pagamentos, já que essa identificação pode ser seu CPF/CNPJ, telefone celular, endereço de e-mail e uma chave aleatória.

O que é uma chave aleatória?

Também conhecida como Endereço Virtual de Pagamento, essa chave é um conjunto de números, letras e símbolos que é capaz de identificar a conta recebedora.

Pode mudar a chave PIX para outro banco?

Se você se arrependeu de ter cadastrado uma chave PIX em algum banco, pode fazer a portabilidade dela para a instituição financeira de sua preferência.

O que é QR Code Estático e QR Code Dinâmico?

São duas opções que você gera, dentro do PIX, para fazer pagamentos. Com o Estático, você pode usar o mesmo código para fazer diversas transações. Já com o Dinâmico, um novo código é gerado para cada transação, servindo mais para uso individual e específico.

Conteúdos que você precisa conhecer

Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que também podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Qualquer dúvida ou sugestão, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como não cair no golpe de comprovante de Pix falso

Pix Recorrente no Nubank: conheça o novo recurso

Como funciona o Pix? Saiba como cadastrar, transferir, pagar e mais!

Horário Pix: existem restrições para fazer a operação?

Pix não chegou? Veja o que fazer

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Já é possível usar o Pix internacional?

Recarga TIM com Pix, entenda