Itaú, BB, Caixa, Santander e Bradesco detêm 80,7% do mercado financeiro
De acordo com dados apresentados em junho deste ano pelo Banco Central (BC), as cinco maiores instituições financeiras do Brasil concentram 80,7% das operações de crédito no sistema bancário. Veja mais detalhes sobre esse assunto e entenda por que esses bancos dominam o mercado financeiro.

O que você procura?
O que o Banco Central aponta?
No dia 04 de junho, o BC divulgou dados relacionados ao relatório sobre a economia bancária. Neste documento, foi possível notar que o indicador de concentração do mercado financeiro não teve muitas alterações em relação aos anos anteriores.
Apesar disso, o levantamento também apontou que houve um recuo marginal da concentração nos últimos três anos. Isso significa que, no fim de 2017, a participação dos cinco principais bancos era de 83,4%. Já em 2018, essa porcentagem foi para 82,2%.
Qual foi o lucro das cinco instituições financeiras?
Ainda conforme os dados do BC, o lucro do Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander chegou a cerca de R$ 120 bilhões. Além disso, a rentabilidade desses bancos subiu pelo terceiro ano seguido.
Mas como isso se justifica? Conforme as informações do Banco Central, o crescimento da rentabilidade se deve por causa do aumento do crédito e da mudança de composição da carteira, com o aumento das operações que possuem juros mais elevados. Isso vale tanto para Pessoas Físicas, como para as empresas de médio e pequeno porte.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
O que é esperado no mercado financeiro para 2020?
Até o final deste ano, o BC acredita em uma redução da rentabilidade justamente por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
Vale lembrar que, desde o início da crise gerada pela pandemia no país, os bancos brasileiros já tiveram que emprestar R$ 1,12 trilhão, segundo um balanço divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no dia 29 de junho.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre a concentração dessas instituições no mercado financeiro. Qualquer dúvida ou sugestão, envie aqui pra gente. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário