Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Itaú, BB, Caixa, Santander e Bradesco detêm 80,7% do mercado financeiro

Por Janaína TavaresPublicado em

De acordo com dados apresentados em junho deste ano pelo Banco Central (BC), as cinco maiores instituições financeiras do Brasil concentram 80,7% das operações de crédito no sistema bancário. Veja mais detalhes sobre esse assunto e entenda por que esses bancos dominam o mercado financeiro.

O que o Banco Central aponta?

No dia 04 de junho, o BC divulgou dados relacionados ao relatório sobre a economia bancária. Neste documento, foi possível notar que o indicador de concentração do mercado financeiro não teve muitas alterações em relação aos anos anteriores.

Apesar disso, o levantamento também apontou que houve um recuo marginal da concentração nos últimos três anos. Isso significa que, no fim de 2017, a participação dos cinco principais bancos era de 83,4%. Já em 2018, essa porcentagem foi para 82,2%.

Qual foi o lucro das cinco instituições financeiras?

Ainda conforme os dados do BC, o lucro do Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander chegou a cerca de R$ 120 bilhões. Além disso, a rentabilidade desses bancos subiu pelo terceiro ano seguido.

Mas como isso se justifica? Conforme as informações do Banco Central, o crescimento da rentabilidade se deve por causa do aumento do crédito e da mudança de composição da carteira, com o aumento das operações que possuem juros mais elevados. Isso vale tanto para Pessoas Físicas, como para as empresas de médio e pequeno porte.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O que é esperado no mercado financeiro para 2020?

Até o final deste ano, o BC acredita em uma redução da rentabilidade justamente por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Vale lembrar que, desde o início da crise gerada pela pandemia no país, os bancos brasileiros já tiveram que emprestar R$ 1,12 trilhão, segundo um balanço divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no dia 29 de junho.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre a concentração dessas instituições no mercado financeiro. Qualquer dúvida ou sugestão, envie aqui pra gente. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Foregon participa da 9ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo

Foregon Marca Presença na 6ª Edição do CX Summit

Foregon está no TOP 10 Fintech – Distrito Awards 2022

Foregon está entre as Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Tecnologia da Informação 2022.

Real Valoriza após Resultado das Eleições [2022]

Nubank Ultravioleta: nova Regra para Isenção de Anuidade

Prazo Para Pagamento do Pronampe é Estendido

Smiles Friday: saiba como concorrer a 1 milhão de milhas