Foregon.comConteúdos

    Itaú, BB, Caixa, Santander e Bradesco detêm 80,7% do mercado financeiro

    Por Janaína TavaresPublicado em
    Compartilhe

    De acordo com dados apresentados em junho deste ano pelo Banco Central (BC), as cinco maiores instituições financeiras do Brasil concentram 80,7% das operações de crédito no sistema bancário. Veja mais detalhes sobre esse assunto e entenda por que esses bancos dominam o mercado financeiro.

    O que o Banco Central aponta?

    No dia 04 de junho, o BC divulgou dados relacionados ao relatório sobre a economia bancária. Neste documento, foi possível notar que o indicador de concentração do mercado financeiro não teve muitas alterações em relação aos anos anteriores.

    Apesar disso, o levantamento também apontou que houve um recuo marginal da concentração nos últimos três anos. Isso significa que, no fim de 2017, a participação dos cinco principais bancos era de 83,4%. Já em 2018, essa porcentagem foi para 82,2%.

    Imperdível
    Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
    Ver cartão
    Encerra em 16:20

    Qual foi o lucro das cinco instituições financeiras?

    Ainda conforme os dados do BC, o lucro do Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander chegou a cerca de R$ 120 bilhões. Além disso, a rentabilidade desses bancos subiu pelo terceiro ano seguido.

    Mas como isso se justifica? Conforme as informações do Banco Central, o crescimento da rentabilidade se deve por causa do aumento do crédito e da mudança de composição da carteira, com o aumento das operações que possuem juros mais elevados. Isso vale tanto para Pessoas Físicas, como para as empresas de médio e pequeno porte.

    O que é esperado no mercado financeiro para 2020?

    Até o final deste ano, o BC acredita em uma redução da rentabilidade justamente por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

    Vale lembrar que, desde o início da crise gerada pela pandemia no país, os bancos brasileiros já tiveram que emprestar R$ 1,12 trilhão, segundo um balanço divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no dia 29 de junho.

    Descomplicamos?

    Esperamos ter ajudado você a entender mais sobre a concentração dessas instituições no mercado financeiro. Qualquer dúvida ou sugestão, envie aqui pra gente. Até a próxima!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Notícias sobre economia e finanças

      Bolsonaro suspende proposta atual do Renda Brasil

    • Notícias sobre economia e finanças

      Como negociar dívidas com a Caixa e ter descontos de até 90%?

    • Notícias sobre economia e finanças

      Governo apresenta novas regras de quem pode receber o Auxílio Emergencial

    • Notícias sobre economia e finanças

      Candidatos inelegíveis poderão concorrer às eleições 2020: entenda

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando

    Principais conteúdos

    Principais assuntos

    1. Home
    2. Conteúdo
    3. Notícias sobre economia e finanças