Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Não paguei o financiamento de veículo, e agora?

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O financiamento de veículo é uma das formas mais utilizadas para que o brasileiro conquiste um carro novo. No entanto, em meio a tantas contas, não é difícil encontrar quem não consegue arcar com a despesa dessa linha de crédito.

Neste artigo, você confere quais atitudes são indicadas para aqueles que não conseguem pagar o financiamento de veículo. Continue a leitura e confira!

O que você procura?

Financiamento de veículo: como funciona?

O financiamento de veículo nada mais é que uma espécie de empréstimo, no qual o solicitante pega o dinheiro com o banco para a compra do veículo e depois o devolve em prestações, sinalizadas em contrato. O acordo também pode ser feito diretamente com a concessionária, mas é importante frisar que a instituição financeira sempre estará envolvida.

Não paguei o financiamento de veículo, e agora?

Antes de fechar um financiamento de veículo e de qualquer outro tipo, é importante ter um planejamento financeiro e buscar por parcelas que caibam no seu orçamento. Esse cuidado é essencial para evitar problemas relacionados a inadimplência.

No entanto, em casos de imprevistos que levem ao não pagamento de uma ou mais parcelas, o banco costuma entrar com ação de execução da dívida ou com ação de busca e apreensão do veículo.

Importante: a instituição deve comprovar que a dívida do consumidor realmente existe para que a busca e apreensão seja feita. Isso deve ser feito por meio de carta registrada expedida pelo Cartório de Títulos e Documentos ou pelo protesto da dívida.

Dica Foregon: o que fazer para quitar o financiamento?

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a quitar sua dívida de financiamento com o banco. Confira quais são elas:

Tente renegociar sua dívida

Caso você esteja com dificuldade em arcar com as parcelas do financiamento, uma alternativa interessante é tentar fazer a renegociação da dívida. No entanto, vale frisar que, nesse caso, o valor final do crédito será maior, porém as parcelas ficam mais baixas e isso pode facilitar o pagamento.

Transfira o financiamento

Se você estiver com o pagamento das parcelas em dia, mas já prevê que não conseguirá arcar com as despesas no futuro, tente oferecer o veículo e, consequentemente, o financiamento junto para outra pessoa.

Para realizar o processo é preciso que a instituição financeira avalie se o novo comprador pode receber essa transferência.

Troque o veículo

Trocar o veículo financiado por um modelo mais barato também é uma opção totalmente viável, principalmente se você utiliza seu veículo como uma necessidade de transporte e não deseja depender de outros meios.

Gostou do conteúdo?

No Portal da Foregon você encontra diversas dicas e conteúdos relacionados ao mundo das finanças. Além de melhorar sua relação com o dinheiro, você também pode consultar seu score de crédito e encontrar os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.