Foregon.comConteúdos

Phishing: como identificar o golpe por e-mail

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

A tecnologia permite executar tarefas com mais facilidade como compras online, transferências, pagar contas, faturas, entre outras possibilidades. Com a praticidade, também surgem golpes de todos os tipos e já falamos sobre alguns por aqui. Dentre eles está o Phishing, um golpe por e-mail em que o usuário é enganado e fornece informações pessoais como senha de cartão, conta bancária e outros dados. Entenda como funciona a seguir.

O que é Phishing?

As mensagens de Phishing chegam por e-mail e, a princípio, parecem ter sido enviadas por empresas legítimas como PayPal, órgãos do governo ou do seu próprio banco. Mas, na verdade, não passam de golpes com mensagens falsas.

O conteúdo dessas mensagens pedem por atualizações em cadastros ou confirmação de informações da sua conta, alegando a ausência desses dados e um link para que clique e preencha o que está sendo solicitado. Logo, você é redirecionado a um site falso e preenche dados confidenciais que serão furtados posteriormente.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como identificar o Phishing

Muitas empresas reforçam uma importante mensagem em seus sites, informando que nunca solicitam informações pessoais por e-mail. Qualquer cadastro, atualização ou exclusão de dados, deve ser feito diretamente na página oficial da empresa, onde o ambiente é seguro e protegido contra golpes.

O Phishing, portanto, funciona desta forma, solicitando informações pessoais e dados que comprometem a sua segurança financeira. Na dúvida, não clique no link do e-mail, além de entrar em contato imediatamente com a empresa que consta na mensagem, para verificar a procedência desse conteúdo.

Como prevenir os golpes na internet

Não há uma forma de ficar imune desse tipo de armadilha, mas podemos tomar algumas atitudes para prevenir que isso aconteça:

  • Conexão segura: observe se o link visitado possui o termo “https”, ao invés de “http”. Isso significa que o site conta com um certificado se chama SLL, ou seja, um mecanismo de proteção padrão. Ele é ilustrado por um cadeado, e a ausência dele, significa que o site pode ser suspeito;
  • Certificados de segurança: o sites geralmente exibem um ou mais certificados de segurança ao final da página, para que desta forma o usuário possa identificar que está seguro.

Você também pode acessar nossos conteúdos completos para aprender todas as dicas e se proteger de golpes semelhantes:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Carta de Negativação da Boa Vista: o que é?

  • Dicas financeiras

    Plataforma de Cobrança da Boa Vista: conheça essa solução empresarial

  • Dicas financeiras

    Score de crédito PF da Boa Vista: como consultar?

  • Dicas financeiras

    O que são os órgãos de proteção ao crédito?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras