Phishing: como identificar o golpe por e-mail
A tecnologia permite executar tarefas com mais facilidade como compras online, transferências, pagar contas, faturas, entre outras possibilidades. Com a praticidade, também surgem golpes de todos os tipos e já falamos sobre alguns por aqui. Dentre eles está o Phishing, um golpe por e-mail em que o usuário é enganado e fornece informações pessoais como senha de cartão, conta bancária e outros dados. Entenda como funciona a seguir.

O que você procura?
O que é Phishing?
As mensagens de Phishing chegam por e-mail e, a princípio, parecem ter sido enviadas por empresas legítimas como PayPal, órgãos do governo ou do seu próprio banco. Mas, na verdade, não passam de golpes com mensagens falsas.
O conteúdo dessas mensagens pedem por atualizações em cadastros ou confirmação de informações da sua conta, alegando a ausência desses dados e um link para que clique e preencha o que está sendo solicitado. Logo, você é redirecionado a um site falso e preenche dados confidenciais que serão furtados posteriormente.
Como identificar o Phishing
Muitas empresas reforçam uma importante mensagem em seus sites, informando que nunca solicitam informações pessoais por e-mail. Qualquer cadastro, atualização ou exclusão de dados, deve ser feito diretamente na página oficial da empresa, onde o ambiente é seguro e protegido contra golpes.
O Phishing, portanto, funciona desta forma, solicitando informações pessoais e dados que comprometem a sua segurança financeira. Na dúvida, não clique no link do e-mail, além de entrar em contato imediatamente com a empresa que consta na mensagem, para verificar a procedência desse conteúdo.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Como prevenir os golpes na internet
Não há uma forma de ficar imune desse tipo de armadilha, mas podemos tomar algumas atitudes para prevenir que isso aconteça:
- Conexão segura: observe se o link visitado possui o termo "https", ao invés de "http". Isso significa que o site conta com um certificado se chama SLL, ou seja, um mecanismo de proteção padrão. Ele é ilustrado por um cadeado, e a ausência dele, significa que o site pode ser suspeito;
- Certificados de segurança: o sites geralmente exibem um ou mais certificados de segurança ao final da página, para que desta forma o usuário possa identificar que está seguro.
Você também pode acessar nossos conteúdos completos para aprender todas as dicas e se proteger de golpes semelhantes:
Deixe seu comentário