Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Phishing: como identificar o golpe por e-mail

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

A tecnologia permite executar tarefas com mais facilidade como compras online, transferências, pagar contas, faturas, entre outras possibilidades. Com a praticidade, também surgem golpes de todos os tipos e já falamos sobre alguns por aqui. Dentre eles está o Phishing, um golpe por e-mail em que o usuário é enganado e fornece informações pessoais como senha de cartão, conta bancária e outros dados. Entenda como funciona a seguir.

phishing golpe por email

O que é Phishing?

As mensagens de Phishing chegam por e-mail e, a princípio, parecem ter sido enviadas por empresas legítimas como PayPal, órgãos do governo ou do seu próprio banco. Mas, na verdade, não passam de golpes com mensagens falsas.

O conteúdo dessas mensagens pedem por atualizações em cadastros ou confirmação de informações da sua conta, alegando a ausência desses dados e um link para que clique e preencha o que está sendo solicitado. Logo, você é redirecionado a um site falso e preenche dados confidenciais que serão furtados posteriormente.

Como identificar o Phishing

Muitas empresas reforçam uma importante mensagem em seus sites, informando que nunca solicitam informações pessoais por e-mail. Qualquer cadastro, atualização ou exclusão de dados, deve ser feito diretamente na página oficial da empresa, onde o ambiente é seguro e protegido contra golpes.

O Phishing, portanto, funciona desta forma, solicitando informações pessoais e dados que comprometem a sua segurança financeira. Na dúvida, não clique no link do e-mail, além de entrar em contato imediatamente com a empresa que consta na mensagem, para verificar a procedência desse conteúdo.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como prevenir os golpes na internet

Não há uma forma de ficar imune desse tipo de armadilha, mas podemos tomar algumas atitudes para prevenir que isso aconteça:

  • Conexão segura: observe se o link visitado possui o termo "https", ao invés de "http". Isso significa que o site conta com um certificado se chama SLL, ou seja, um mecanismo de proteção padrão. Ele é ilustrado por um cadeado, e a ausência dele, significa que o site pode ser suspeito;
  • Certificados de segurança: o sites geralmente exibem um ou mais certificados de segurança ao final da página, para que desta forma o usuário possa identificar que está seguro.

Você também pode acessar nossos conteúdos completos para aprender todas as dicas e se proteger de golpes semelhantes:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Banco BV financiamentos

Conheça 7 impostos que você paga e nem sabe

Samsung Rewards: saiba tudo sobre esse programa de recompensas

Semana do score de crédito: um evento online e gratuito da Foregon