Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Pix Bradesco: tudo o que você precisa saber

Por Thais SouzaPublicado em

Quem nunca fez uma TED ou DOC e pensou em como essas transações são burocráticas, demoradas e, na maioria das vezes, com taxas tão altas? A boa notícia é que com a chegada do Pix, você terá mais eficiência para fazer transferências e pagamentos a qualquer momento. Conheça o Pix Bradesco e veja como cadastrar e aproveitar as vantagens.

Pix: o que é e como funciona? 

O Pix é o novo sistema de pagamentos lançado em fevereiro de 2020 pelo Banco Central. Com o início do funcionamento em novembro, o PIX vai tornar as transferências de dinheiro e os pagamentos bem mais simples e rápidas.

A solução permite que os usuários façam pagamentos e transferências bancárias gratuitas e instantâneas, via QR Code ou chave. Ou seja, você paga ou transfere um valor para alguém e o dinheiro cai em poucos segundos, já que o Pix funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

É possível receber e pagar de duas formas: através do QR Code gerado pelo recebedor ou então pela chave Pix. Confira como funciona em cada um dos casos: 

QR Code

Funciona da seguinte maneira: para receber com QR Code, você cria um código e envia para alguém que queira te pagar, assim, essa pessoa lê o código com a câmera do celular e pode realizar uma transferência. Também é possível pagar uma outra pessoa ou estabelecimento comercial através do código.

Chave Pix

Já com a chave Pix, você informa a chave (código de identificação) da pessoa ou estabelecimento comercial que vai receber o dinheiro e envia instantaneamente, sem a necessidade de fornecer dados da conta bancária ou CPF e nome completo.

Principais vantagens do Pix

A principal vantagem do Pix é a rapidez e disponibilidade dessa ferramenta, já que hoje existem limitações de dias e horários para enviar valores através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas. 

  • Disponibilidade: pagamentos instantâneos 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano, inclusive finais de semana e feriados; 
  • Agilidade: o dinheiro cai na conta do recebedor em poucos segundos;
  • Conveniência: experiência facilitada para o usuário;
  • Segurança: transações cursadas na Rede do Sistema Financeiro Nacional e meios de autenticação digital para aumentar a segurança das suas operações. 

A única desvantagem em relação ao novo sistema de pagamentos do Banco Central é que não é possível pagar suas compras de forma parcelada. O valor deve ser integral e sai diretamente da sua conta vinculada.

Pix Bradesco 

Agora os clientes da poupança ou conta corrente do Bradesco podem cadastrar o Pix para fazer transferências e pagamentos instantâneos. 

Além de todas as vantagens que o Pix oferece, no Bradesco, se você já conta com soluções de crédito contratadas, pode utilizá-las automaticamente para pagar e transferir a qualquer hora neste novo serviço.

Envie e receba dinheiro pelo Pix Bradesco

  • QR Code: crie o seu e envie pra quem vai te pagar. Se precisar pagar, use a câmera do celular para capturar um QR Code ou digite o código de pagamento recebido;
  • Chave Pix: para receber, você informa sua chave. Se for transferir pra alguém, basta pedir a chave desta pessoa ou empresa.

Como me cadastrar no Pix Bradesco?

Pessoas Físicas podem cadastrar 5 chaves no Bradesco e para Pessoas Jurídicas o limite são 20 chaves. Confira o passo a passo para registrar suas chaves e começar a aproveitar: 

  1. Abra o App do Bradesco (Android e iOS); 
  2. Entre na sua conta;
  3. Quando entrar, aparecerá uma mensagem para cadastro do Pix, então, clique em "Quero me cadastrar";
  4. Se a mensagem não aparecer, basta ir no menu e tocar em "Pix"; 
  5. Leia as informações e clique em "Continuar";
  6. Escolha as chaves que deseja cadastrar, pode ser celular, telefone, CPF ou uma chave aleatória; 
  7. Preencha os próximos passos informados no App e conclua. 

Perguntas frequentes (FAQ)

Como funciona a portabilidade do Pix?

A portabilidade é quando você cadastra o Pix em uma instituição financeira e decide transferir sua chave para outra.

Quantas chaves Pix é possível cadastrar?

Pessoas Físicas podem cadastrar até cinco chaves por conta, já Pessoas Jurídicas podem cadastrar até 20 chaves.

Posso cadastrar a mesma chave duas vezes em uma conta?

Uma mesma chave só pode estar cadastrada em uma conta. Porém, você pode cadastrar cinco chaves diferentes em uma mesma conta, se desejar.

O que são as chaves aleatórias (EVP)?

As EVPs são chaves aleatórias geradas quando você solicita essa forma de identificação. Ou seja, é uma alternativa ao cadastro do e-mail, telefone ou CPF.

Existe algum custo para adicionar uma chave Pix?

Não, o cadastro de chaves Pix é gratuito.

As transações Pix são seguras?

Sim, totalmente seguras! As chaves Pix são autenticadas, criptografadas e possuem validação de identidade e motores antifraude.

Todas as chaves podem ficar numa mesma conta?

Sim! Você pode vincular todas as chaves (CPF, número de celular e e-mail) a uma mesma conta.

Posso mudar minha chave para outro banco?

Sim, você pode fazer a portabilidade do Pix de uma conta para outra. Porém, a função só pode ser realiza das 08h às 20h.

Como solicitar a portabilidade Pix?

Para solicitar a portabilidade, você terá que entrar em contato com a instituição financeira para a qual vai mudar para pedir a portabilidade de sua chave.

Tem alguma diferença entre usar uma chave Pix comum e uma aleatória?

A única diferença é que a chave aleatória é gerada pelo Banco Central, são dígitos aleatórios, portanto, é mais difícil memorizar.

E se eu mudar de celular ou e-mail?

Se sua chave for o número do celular ou e-mail, você terá que cadastrar outra, caso haja alteração.

Preciso ter conta em banco para utilizar o Pix?

Não. O Pix vai funcionar com carteiras digitais, como PicPay ou Mercado Pago. Assim, você poderá enviar e receber dinheiro mesmo sem ter conta em banco.

Descomplicamos? 

Esperamos que você tenha esclarecido todas suas dúvida em relação ao Pix do Bradesco, caso tenha restado alguma, deixe seu comentário abaixo que a gente descomplica para você.

Não se esqueça de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das novidades em primeira mão.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é Certidão do FGTS?

Como escolher o banco digital ideal

Como conseguir cartões lucrativos sem anuidade

Saiba como regularizar o CPF no site da Receita Federal

3 dicas para ser aprovado no cartão Santander SX Visa Gold

Auxílio Emergencial: como equilibrar as contas sem o benefício?

Como ganhar dinheiro com cartão de crédito

Negativado pode ter cartão de crédito?

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras