Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Gerar QR Code para Pix Caixa Econômica Federal

Escrito por Sabrina Vansella

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O Pix é uma forma de pagamento cada vez mais popular entre os brasileiros, mas você já se perguntou como tornar ainda mais fácil para as pessoas pagarem você? Uma das maneiras de fazer isso é criando um QR code do Pix.

Esse QR code é como um código de barras, mas ele pode ser lido por smartphones, tornando o processo de pagamento muito mais fácil e rápido. Se você quer aprender como criar um QR code do Pix e começar a receber pagamentos de forma mais prática, confira esse conteúdo preparado especialmente para você.

O que você procura?

O que é o QR Code?

O QR Code é uma tecnologia moderna que permite compartilhar informações de forma rápida e simples, através de uma imagem de duas dimensões. Ele é considerado uma evolução do antigo código de barras, porém muito mais versátil e fácil de usar. Ao apontar a câmera de um smartphone para a imagem, é possível acessar dados armazenados, como arquivos, sites, números de telefone, mensagens e muito mais.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa japonesa Denso Wave em 1994, inicialmente para facilitar a classificação e identificação de peças automotivas nas fábricas. No entanto, com o passar do tempo, o QR Code tem se tornado cada vez mais popular em outras áreas, como na validação de documentos, na identificação de usuários e na realização de transferências e pagamentos.

Tipos de QR Code para o Pix

QR Code estático

O QR Code estático é uma forma de pagamento que se assemelha ao código de barras, conhecido pelas pessoas. A principal diferença é que ele não muda, ou seja, o código é fixo.

O cobrador pode inserir o valor do produto, mas o pagador também tem a opção de informar o valor a ser pago. A maneira de usar é simples, basta apontar a câmera do celular para escanear o QR Code e realizar o pagamento.

QR Code dinâmico

O QR Code dinâmico, por sua vez, é uma forma de pagamento única e segura, pois ele é gerado exclusivamente para cada transação. Isso significa que, sempre que precisar solicitar pagamentos via Pix, será necessário criar um novo QR Code.

Além disso, essa modalidade de pagamento permite que quem gera o código (cobrador) inclua informações sobre o pagador. Ele é mais comumente utilizado em compras online ou em cobranças formais.

É possível criar QR Code Pix em qualquer conta?

Sim, é possível criar um QR Code do Pix para todas as suas contas que utilizem o Pix, mas o Banco Central tem recomendações específicas para o uso do QR Code estático. Ele é recomendado principalmente para pessoas físicas, pequenos negócios e prestadores de serviços, sendo uma opção útil e prática para aceitar pagamentos via Pix.

Como gerar o QR Code do Pix?

Para gerar seu QR Code e receber um pagamento através do Pix, siga os seguintes passos no aplicativo da instituição financeira:

  1. Acesse o aplicativo da instituição financeira que você utiliza para gerar seu QR Code;
  2. Dentro do App, procure pela seção do Pix e clique para entrar;
  3. Selecione a opção de Cobrar, indicando que você deseja receber um pagamento;
  4. Insira o valor que deseja receber. Caso não tenha um valor específico, escolha a opção "Não especificar valor" e avance para a próxima etapa.
  5. Depois de confirmar as informações e o valor, clique em "Criar QR Code" para gerar o código que será utilizado para receber o pagamento.

Gerar QR Code do Pix no Nubank

  1. Abra o aplicativo do Nubank no celular e clique em "Pix" no menu inferior;
  2. Escolha "Cobrar" e defina o valor e toque na seta. Se desejar deixar o valor em branco, toque em "Não especificar um valor";
  3. Selecione a opção "Criar QR code" e exiba o QR Code para alguém que esteja perto de você ou compartilhe o link por meio de outro aplicativo.

Gerar QR Code do Pix no Santander

  1. Abra o aplicativo do Santander;
  2. Toque em "Pix" > "Código QR";
  3. Selecione "Código QR Simples" ou "Código QR Imediato" abaixo de "Cobrar";
  4. Informe o valor da cobrança ou deixe em branco se não tiver um valor definido;
  5. Toque em "Continuar". Opcionalmente, você pode adicionar mais dados à sua cobrança, como identificação para o pagamento e informação para o pagador;
  6. O QR Code será criado. Escolha "Compartilhar código" se desejar enviar por outro aplicativo ou toque em "Ver código QR" se o pagador estiver perto de você.

Gerar QR Code do Pix na Caixa Econômica Federal

  1. Após abrir o menu lateral com opções do Pix, clique em "Receber";
  2. Depois, clique em "Receber Pix";
  3. Agora, selecione sua chave Pix cadastrada na Caixa _ pode inserir o nome ou os valores, mas saiba que é opcional _;
  4. Clique em "Continuar";
  5. Por fim, analise os dados exibidos com atenção, caso estejam corretos clique em "Continuar";
  6. Pronto! Seu QR Code foi gerado, e já pode ser compartilhado, basta clicar no ícone de "compartilhamento".

Como se proteger contra golpes com QR Code do Pix?

Para ter mais segurança em suas transações financeiras utilizando o QR Code, separamos algumas dicas que podem ser úteis tanto para as empresas como para os clientes:

  • Com o QR Code Estático, confira sempre os dados do recebente;
  • Com o QR Code Dinâmico, confira os dados da operação bancária e o valor da compra;
  • Pergunte, antes de escanear o QR Code, ao funcionário do estabelecimento se o código disponibilizado foi substituído;
  • Sempre cheque a procedência do QR Code, ou seja, veja se você fez realmente alguma compra para ter recebido o código em seu celular;
  • Mantenha o software do celular atualizado;
  • Confira as prévias do QR Code antes de abrir o site do estabelecimento.

Descomplicamos?

Nosso objetivo é descomplicar os bancos e auxiliar você a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF agora mesmo no Portal da Foregon e receba as melhores ofertas de cartão de crédito, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil. É rápido, grátis e totalmente seguro!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Sabrina Vansella
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.