Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pix fora do ar: saiba os motivos e como resolver

Por Sabrina VansellaPublicado em

O Pix faz parte do dia a dia de muitos brasileiros. Mesmo sendo prático, existem alguns momentos que você pode ser surpreendido com a mensagem: "Pix fora do ar". Continue a leitura do artigo e saiba os principais motivos disso acontecer e como solucionar.

Pix fora do ar, o que pode ter acontecido?

Por ser um produto tecnológico, o Pix pode apresentar falhas ou algumas interrupções momentâneas. Apesar disso, é importante lembrar que esse sistema de pagamento instantâneo continua sendo seguro e é relativamente raro que esses problemas aconteçam.

Mas, caso você esteja passando por essa situação, vamos investigar as principais causas e te ajudar a solucioná-las.

Conexão de internet ruim

O primeiro ponto a ser observado é checar se o seu smartphone está conectado à internet. Pode parecer bobo, mas se o seu Wi-Fi ou pacote de dados móveis estiverem com algum problema, você não vai conseguir acessar o Pix.

Aplicativo do banco desatualizado

Os aplicativos de bancos podem passar por atualizações ou apresentar falhas que não têm nenhuma relação com o Pix.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Para ter certeza, é aconselhável que você verifique se o aplicativo da instituição financeira está atualizado no seu celular. Se estiver e você ainda não estiver conseguido resolver o problema, tente reiniciar o celular ou reinstalar o programa.

Sistema do banco instável

Se o aplicativo do banco apresentar falhas no sistema, a transação não será efetuada. Por isso, é importante que você tenha uma chave Pix cadastrada em mais de uma instituição financeira. Dessa forma, caso algum App não esteja funcionando, você pode recorrer aos demais para entender se é um problema geral ou não.

Sistema do Banco Central fora do ar

Se você já averiguou as possíveis situações citadas anteriormente, mas ainda não conseguiu realizar uma transação, é possível que o erro esteja acontecendo diretamente no Banco Central.

Nessa situação, o indicado é que você aguarde o restabelecimento do sistema e adote outras formas de efetuar o pagamento.

O que posso fazer caso o Pix esteja com problema?

Caso o Pix esteja fora do ar e você precise fazer uma transação, existem outras formas de conseguir efetuar pagamentos, como:

Transferências TED ou DOC

As transferências TED e DOC deixaram de ser a principal forma de enviar dinheiro de uma conta para outra, afinal, elas não são instantâneas e a maioria das instituições financeiras cobram por esse serviço.

Mas as duas podem ser úteis caso o Pix não esteja funcionando e você ainda precise fazer a transferência. Caso ainda esteja com dúvidas, entenda qual a diferença entre DOC e TED.

Pagamento via boleto

Se você está efetuando uma compra, você pode pedir para o credor criar um boleto. Dessa forma, é possível acessar o aplicativo do seu banco ou ir até uma lotérica para efetuar ou pagamento.

Por outro lado, há um prazo de dois dias úteis para acontecer a compensação. Mas, se você ir até o caixa eletrônico para pagar o boleto, a compensação é imediata.

Cartão de crédito ou débito

Você pode pagar a comprar por cartão, que também é imediato, caso a pessoa ou site aceite essa forma de pagamento. No entanto, é importante lembrar que, para quem recebe, essa não é a melhor opção, pois as empresas de maquininhas cobram algumas taxas que variam no débito e crédito.

E aí, conseguiu resolver?

Esperamos que você tenha conseguido efetuar o seu pagamento, seja por Pix ou de outras formas. Se tiver alguma dúvida, faça um comentário que nós descomplicamos para você. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix fora do ar: saiba os motivos e como resolver

99Pay integra o sistema Pix para pagamento de corridas

Golpes com Pix: instituições financeiras criam seguro para proteger clientes

Pix: ocorre o primeiro vazamento das chaves no país

QR Code estático e QR Code dinâmico: qual é a diferença entre os dois?

Pix: da facilidade nas transações ao crescimento nos golpes e mudança nas regras

Quem é responsável pelos prejuízos causados pelos golpes do Pix?

Pix: novas medidas devem ser implementadas para garantir segurança aos usuários