Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Pix Fora do Ar: O que Fazer para Resolver?

Escrito por Sabrina Vansella

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O Pix é uma opção cada vez mais presente nas transações financeiras dos brasileiros. Embora seja uma ferramenta prática e ágil, às vezes pode acontecer de você se deparar com a mensagem "Pix fora do ar". Neste artigo, você irá entender as principais causas desse problema e como resolvê-lo.

O que você procura?

Entendendo o motivo do Pix ficar fora do ar

Por ser um produto tecnológico, o Pix pode apresentar falhas ou algumas interrupções momentâneas. Apesar disso, é importante lembrar que esse sistema de pagamento instantâneo continua sendo seguro e é relativamente raro que esses problemas aconteçam.

Mas, caso você esteja passando por essa situação, vamos investigar as principais causas e te ajudar a solucioná-las.

Conexão de internet ruim

O primeiro ponto a ser observado é checar se o seu smartphone está conectado à internet. Pode parecer bobo, mas se o seu Wi-Fi ou pacote de dados móveis estiverem com algum problema, você não vai conseguir acessar o Pix.

Aplicativo do banco desatualizado

Os aplicativos de bancos podem passar por atualizações ou apresentar falhas que não têm nenhuma relação com o Pix.

Para ter certeza, é aconselhável que você verifique se o aplicativo da instituição financeira está atualizado no seu celular. Se estiver e você ainda não estiver conseguindo resolver o problema, tente reiniciar o celular ou reinstalar o programa.

Sistema do banco instável

Se o aplicativo do banco apresentar falhas no sistema, a transação não será efetuada. Por isso, é importante que você tenha uma chave Pix cadastrada em mais de uma instituição financeira. Dessa forma, caso algum App não esteja funcionando, você pode recorrer aos demais para entender se é um problema geral ou não.

Sistema do Banco Central fora do ar

Se você já averiguou as possíveis situações citadas anteriormente, mas ainda não conseguiu realizar uma transação, é possível que o erro esteja acontecendo diretamente no Banco Central.

Nessa situação, o indicado é que você aguarde o restabelecimento do sistema e adote outras formas de efetuar o pagamento.

O que fazer quando o Pix estiver fora do ar?

Se você está tendo dificuldade para utilizar o Pix, há algumas coisas que você pode tentar antes de recorrer ao suporte do seu banco ou instituição financeira.

Em primeiro lugar, verifique se há algum problema com seu aplicativo, reiniciando-o e verificando sua conexão com a internet. Se isso não funcionar, tente reiniciar seu dispositivo.

Caso essas soluções não funcionem, infelizmente, a única alternativa é esperar que o problema seja resolvido pelo banco ou instituição financeira. Se o problema estiver relacionado ao sistema do Pix, o Banco Central pode ser o responsável pela solução.

Como fazer transações com o Pix fora do ar?

Caso o Pix esteja fora do ar e você precise fazer uma transação, existem outras formas de conseguir efetuar pagamentos, como:

Transferências TED ou DOC

As transferências TED e DOC deixaram de ser a principal forma de enviar dinheiro de uma conta para outra, afinal, elas não são instantâneas e a maioria das instituições financeiras cobram por esse serviço.

Mas as duas podem ser úteis caso o Pix não esteja funcionando e você ainda precise fazer a transferência. Caso ainda esteja com dúvidas, entenda qual a diferença entre DOC e TED.

Pagamento via boleto

Se você está efetuando uma compra, você pode pedir para o credor criar um boleto. Dessa forma, é possível acessar o aplicativo do seu banco ou ir até uma lotérica para efetuar o pagamento.

Por outro lado, há um prazo de dois dias úteis para acontecer a compensação. Mas, se você for até o caixa eletrônico para pagar o boleto, a compensação é imediata.

Cartão de crédito ou débito

Você pode pagar a comprar por cartão, que também é imediato, caso a pessoa ou site aceite essa forma de pagamento. No entanto, é importante lembrar que, para quem recebe, essa não é a melhor opção, pois as empresas de maquininhas cobram algumas taxas que variam no débito e crédito.

E aí, descomplicamos?

Nosso objetivo é simplificar o mundo financeiro e ajudá-lo a encontrar as melhores opções para suas necessidades. Com o Portal Foregon, você pode consultar seu CPF e receber ofertas personalizadas de cartão de crédito, conta digital e empréstimos, de acordo com seu perfil financeiro. Tudo é rápido, gratuito e completamente seguro. Faça sua consulta agora!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Sabrina Vansella
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon desde 2021, através da escrita busca melhorar a qualidade de vida das pessoas.