Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Pix Internacional: Como Fazer Transferências para o Exterior

Escrito por Nara Lima

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O Pix já é um dos principais meios de pagamento e transferência entre os brasileiros. Por sua aceitação ter sido tão grande, o BC já anunciou a criação do Pix Internacional para facilitar e tornar mais econômica as transferências para o exterior. Continue a leitura e confira todos os detalhes da novidade e quando ela estará disponível para a população.

O que você procura?

Já é possível usar o Pix Internacional?

Como consequência do sucesso da ferramenta, o BC percebeu a necessidade de criar uma modalidade para transferências internacionais e de contas para o exterior. Entretanto, ainda não é possível utilizar o Pix Internacional, já que a modalidade só entrará em vigor em 2023.

Apesar de ainda não estar disponível, algumas plataformas online já começaram a oferecer a opção de pagar transferências internacionais via Pix, como a Western Union e Global66. A expectativa é que cada vez mais fintechs e startups introduzam a modalidade na rotina de seus clientes.

Além disso, outros aplicativos de transferência já permitem receber dinheiro do exterior pelo Pix aqui no Brasil.

Como funcionará o Pix Internacional?

Durante o evento virtual "Fintechs, Bancos Digitais e Meios de Pagamento", promovido por  Focaccia Amaral Lamonica (FAS) Advogados, em outubro de 2021, João Manoel Pinho de Mello, diretor do Pix no Banco Central, afirmou que o meio de pagamento poderá ser usado para fazer transferências internacionais.

"Dada a agenda abrangente, a internacionalização do Pix fica pra depois. E também faz sentido ter a internacionalização do Pix após a lei cambial", afirmou Pinho de Mello.

No momento da declaração, a legislação cambial ainda estava em tramitação no Congresso, sem previsão de ser votada. A ideia era que o Pix Internacional entrasse em vigor após a lei ser aprovada, no entanto, foi sancionada, com vetos, pelo presidente Jair Bolsonaro no final de 2021.

Assim que o Pix Internacional for liberado, a população poderá enviar e receber transações de outros países. Apesar disso, ainda não foi informado como serão feitas as operações, quais os prazos de compensação, de conversão de moedas e se as movimentações continuarão gratuitas.

O Pix Internacional vai ter custo?

O objetivo da nova modalidade é diminuir os gastos com transferências internacionais. No entanto, não há uma estimativa de quanto será essa diminuição. Além disso, a plataforma não proíbe as instituições financeiras de cobrar taxas pelo processamento do pagamento.

Quais serão as vantagens do Pix Internacional?

  • Acessibilidade financeira: uma estrutura internacional integrada e mais rápida seria capaz de diminuir os custos dos serviços de transferência, permitindo que mais pessoas possam utilizar esses serviços de remessas;
  • Transparência: as tarifas de transferência e as taxas de câmbio devem ser sempre apresentadas ao consumidor antes de qualquer pagamento ser concluído;
  • Segurança e confiança: o sistema irá garantir algum tipo de confirmação dos dados do destinatário, permitindo que o consumidor tenha a certeza de que está fazendo a transferência para a pessoa ou empresa correta.

Perguntas frequentes

Tem como fazer Pix em dólar?

Até o momento não é possível realizar transações via Pix em dólar. A ferramenta de transferência só pode ser utilizada em território nacional para circular valores em real.

Tem como fazer Pix internacionalmente?

Ainda não. Mas, o Banco Central prevê que em 2023 os brasileiros vão poder fazer Pix Internacional. Porém, ainda não há data para isso acontecer.

Como receber dinheiro de fora do país?

Para receber dinheiro do exterior, é preciso comparecer a uma agência da Western Union com um código de transferência e seu documento de identificação. Também é possível receber diretamente na conta bancária. Vale frisar que as tarifas variam conforme a forma de retirada, o país de origem e o valor enviado.

Fique por dentro das notícias

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos sobre Pix e relacionados ao mundo das finanças, além de receber dicas de planejamento e os serviços e produtos financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu score de crédito de forma gratuita e entenda como anda sua vida financeira!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.