Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Já é possível usar o Pix internacional?

Por Nara LimaPublicado em

Com menos de dois anos de lançamento, o Pix já é um dos principais meios de pagamento e transferência entre os brasileiros. Por sua aceitação ter sido tão grande, o BC já anunciou a criação do PIX internacional para facilitar e tornar mais econômica as transferências para o exterior.

Continue a leitura e confira todos os detalhes da novidade e quando ela estará disponível para a população.

Já é possível usar o Pix internacional?

Como consequência do sucesso da ferramenta, o BC percebeu a necessidade de criar uma modalidade para transferências internacionais e de contas para o exterior. Entretanto, ainda não é possível utilizar o Pix internacional, já que a modalidade só entrará em vigor em 2023.

Apesar de ainda não estar disponível, algumas plataformas online já começaram a oferecer a opção de pagar transferências internacionais via Pix, como a Western Union e Global66. A expectativa é que cada vez mais fintechs e startups introduzam a modalidade na rotina de seus clientes.

Além disso, outros aplicativos de transferência já permitem receber dinheiro do exterior pelo Pix aqui no Brasil.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como funcionará o Pix internacional?

Durante o evento virtual "Fintechs, Bancos Digitais e Meios de Pagamento", promovido por  Focaccia Amaral Lamonica (FAS) Advogados, em outubro de 2021, João Manoel Pinho de Mello, diretor do Pix no Banco Central, afirmou que o meio de pagamento poderá ser usado para fazer transferências internacionais.

"dada a agenda abrangente, a internacionalização do Pix fica pra depois. E também faz sentido ter a internacionalização do Pix após a lei cambial", afirmou Pinho de Mello.

No momento da declaração, a legislação cambial ainda estava em tramitação no Congresso, sem previsão de ser votada. A ideia era que o Pix internacional entrasse em vigor após a lei ser aprovada, no entanto, foi sancionada, com vetos, pelo presidente Jair Bolsonaro no final de 2021.

Assim que o Pix internacional for liberado, a população poderá enviar e receber transações de outros países, mas ainda não foi informado como serão feitas as operações, quais os prazos de compensação, de conversão de moedas e se as movimentações continuarão gratuitas.

Perguntas frequentes

Tem como fazer Pix em dólar?

Até o momento não é possível realizar transações via Pix em dólar. A ferramenta de transferência só pode ser utilizada em território nacional para circular valores em real.

Tem como fazer Pix internacionalmente?

Ainda não. Mas, o Banco Central prevê que em 2023 os brasileiros vão poder fazer Pix internacional. Porém, ainda não há data para isso acontecer.

Como receber dinheiro de fora do país?

Para receber dinheiro do exterior, é preciso comparecer a uma agência da Western Union com um código de transferência e seu documento de identificação. Também é possível receber diretamente na conta bancária. Vale frisar que as tarifas variam conforme a forma de retirada, o país de origem e o valor enviado.

Fique por dentro das notícias

No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos sobre Pix e relacionados ao mundo das finanças, além de receber dicas de planejamento e os serviços e produtos financeiros que mais se encaixam com o seu perfil.

Consulte seu score de crédito de forma gratuita e entenda como anda sua vida financeira!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Horário Pix: existem restrições para fazer a operação?

Pix não chegou? Veja o que fazer

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Já é possível usar o Pix internacional?

Recarga TIM com Pix, entenda

Pix com cartão de crédito: entenda como funciona

Como funciona o Pix no final de semana?

Limite do Pix: entenda como configurar e diminuir riscos