Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Pix Itaú: tudo o que você precisa saber

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O Pix do Banco Central chegou para revolucionar a forma que as pessoas e empresas fazem pagamentos e transferências. O banco Itaú já aderiu ao sistema e, neste artigo, você vai conferir como funciona e como se cadastrar no Pix do Itaú para começar a aproveitar as diversas vantagens. Vamos lá? 

O que você procura?

O que é Pix?

Em fevereiro de 2020, o Banco Central anunciou a chegada do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos, que deve mudará a forma de fazer transferências e pagamentos no país.

Na prática, o Pix vai permitir que Pessoas Físicas e Jurídicas façam transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações financeiras podem ser realizadas a qualquer momento, inclusive em finais de semana e feriados, 24 horas por dia. 

Ele também permite fazer transferências digitando apenas o celular ou CPF da pessoa que vai receber o valor, assim, você não precisa digitar todos os dados da conta, agência e dados pessoais de quem vai receber. 

Com o Pix, também será possível fazer pagamentos em tempo real a lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, além de quitar contas de água e luz, e até recolher impostos.

Chave Pix: o que é?

Nas transferências tradicionais feitas via DOC e TED, é preciso informar dados como: banco, nome, agência, conta e CPF ou CNPJ. Com o Pix, as transferências poderão ser recebidas a partir de um único dado como o número de celular ou CPF/ CNPJ ou um e-mail, uma forma mais simples e ágil.

A chave Pix é como um apelido, ou seja, ela será usada para substituir as informações da sua conta em banco ou carteira digital. 

Pix Itaú: conheça 

Para Pessoas Físicas

O Pix do Itaú é gratuito para Pessoas Físicas. Você pode transferir e pagar 24 horas por dia, sete dias da semana. Tudo isso de forma prática e ilimitada. Para aderir ao Pix do Itaú, você terá que ter uma conta no banco. 

Para Pessoas jurídicas 

No Itaú, o Pix para empresas será gratuito por três meses, após esse período, será cobrada uma pequena taxa para realizar essas transações financeiras. 

  • Quais empresas podem aderir?: empresas com faturamento anual de até R$ 30 milhões que mantiverem o CNPJ cadastrado no Itaú durante o período da campanha;
  • Quais transações são válidas?: até 200 transações transferências e recebimentos por mês através de QR Codes.

Como cadastrar no Pix do Itaú?

Para começar a utilizar o Pix no Itaú, basta cadastrar suas chaves através do aplicativo. Dessa forma, todos os valores das transferências recebidas utilizando essas chaves serão disponibilizadas em sua conta Itaú. Confira o passo a passo para cadastrar: 

  1. Entre no App Itaú (Android e iOS) e faça login na sua conta;
  2. Em seguida, clique em "Transações" e vá em "Pix";
  3. Então, toque em "Realizar cadastro";
  4. Escolha o seu tipo de chave e clique em "Avançar";
  5. Digite o código recebido e, na próxima tela, preencha os dados solicitados. Depois, clique em "Continuar";
  6. Digite a senha do seu cartão do Itaú, toque em "Confirmar" e pronto. 

Sua chave Pix está criada e você poderá realizar seus pagamentos e transferências com mais rapidez e segurança.

Perguntas frequentes (FAQ)

Como funciona a portabilidade do Pix?

A portabilidade é quando você cadastra o Pix em uma instituição financeira e decide transferir sua chave para outra.

Quantas chaves Pix é possível cadastrar?

Pessoas Físicas podem cadastrar até cinco chaves por conta, já Pessoas Jurídicas podem cadastrar até 20 chaves.

Posso cadastrar a mesma chave duas vezes em uma conta?

Uma mesma chave só pode estar cadastrada em uma conta. Porém, você pode cadastrar cinco chaves diferentes em uma mesma conta, se desejar.

O que são as chaves aleatórias (EVP)?

As EVPs são chaves aleatórias geradas quando você solicita essa forma de identificação. Ou seja, é uma alternativa ao cadastro do e-mail, telefone ou CPF.

Existe algum custo para adicionar uma chave Pix?

Não, o cadastro de chaves Pix é gratuito.

As transações Pix são seguras?

Sim, totalmente suguras! As chaves Pix são autenticadas, cripitografadas e possuem validação de identidade e motores antifraude.

Todas as chaves podem ficar numa mesma conta?

Sim! Você pode vincular todas as chaves (CPF, número de celular e e-mail) a uma mesma conta.

Posso mudar minha chave para outro banco?

Sim, você pode fazer a portabilidade do Pix de uma conta para outra. Porém, a função só pode ser realiza das 08h às 20h.

Como solicitar a portabilidade Pix?

Para solicitar a portabilidade, você terá que entrar em contato com a instituição financeira para a qual vai mudar para pedir a portabilidade de sua chave.

Tem alguma diferença entre usar uma chave Pix comum e uma aleatória?

A única diferença é que a chave aleatória é gerada pelo Banco Central, são dígitos aleatórios, portanto, é mais difícil memorizar.

E se eu mudar de celular ou e-mail?

Se sua chave for o número do celular ou e-mail, você terá que cadastrar outra, caso haja alteração.

Preciso ter conta em banco para utilizar o Pix?

Não. O Pix vai funcionar com carteiras digitais, como PicPay ou Mercado Pago. Assim, você poderá enviar e receber dinheiro mesmo sem ter conta em banco.

Decomplicamos? 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão. 

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.