Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pix parcelado: como funciona e quais bancos oferecem o serviço?

Por Thais SouzaPublicado em

Já imaginou poder parcelar suas compras sem cartão de crédito, boleto ou crediário? Com o Pix parcelado isso é possível. O novo serviço vai aprimorar ainda mais o sistema de pagamentos criado pelo Banco Central, que vem oferecendo cada vez mais funcionalidades aos usuários com o passar do tempo.

Pix parcelado: como funciona?

O sistema de pagamentos do Banco Central, Pix, foi lançado em 2020 e já faz parte da rotina de grande parte dos brasileiros.

O Pix veio para desburocratizar os pagamentos e transferências e agora pode se tornar um grande concorrente dos cartões de crédito, algo inacessível para muitas pessoas, principalmente as que estão negativadas.

Algumas instituições financeiras começaram a oferecer a opção de parcelamento por meio do Pix. Nas últimas semanas, campanhas publicitárias de algumas instituições financeiras apresentam ao público a possibilidade de parcelamento por meio do Pix em até 24 vezes.

Porém, antes de utilizar o serviço é importante ter muita cautela já que, na verdade, o Pix parcelado é uma espécie de empréstimo pessoal e não uma nova função lançada pelo BC. Ou seja, ao aderir ao serviço, você estará pedindo ao banco um "adiantamento" do valor da transação, que terá a cobrança de juros sobre as parcelas.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

No Pix parcelado, os juros são exibidos para o cliente no momento da contratação. Além disso, por não ser um serviço lançado pelo próprio Banco Central, cada banco decide como será a cobrança das taxas de juros. Portanto, no momento de contratar, verifique se a opção é vantajosa para você.

Apesar das únicas opções de parcelamento de Pix serem oferecidas pelos bancos e instituições financeiras, o Banco Central tem estudado mudanças para que o Pix caminhe para um modelo parecido com o do cartão de crédito.

Quais bancos oferecem o Pix parcelado?

Santander

O Santander lançou recentemente o Divide o Pix, que permite o parcelamento do valor do seu Pix em até 24x. Assim, você tem fôlego para organizar as finanças até o pagamento da primeira parcela, que pode ser feito em até 59 dias.

O serviço está disponível apenas para quem é cliente Santander e a parcela mensal é debitada automaticamente da conta corrente. O limite do valor do Pix e o prazo de parcelamento dependerão da análise de crédito.

A contratação é feita 100% online, por meio do aplicativo Santander. Lembrando que para solicitar é preciso ser correntista do banco. Veja como contratar:

  1. Acesse o App Santander (Android e iOS) e clique na opção "Pix";
  2. Escolha a chave Pix que deseja utilizar para realizar a transferência;
  3. Na tela "Pagar", clique na opção "Divide o Pix" e depois em "Continuar";
  4. Em seguida, clique em "Editar parcelas" para escolher a quantidade de parcelas que deseja e o melhor dia para pagamento. Para finalizar, basta clicar em "Concordar e Confirmar".

Mercado Pago

O Mercado Pago, carteira digital atrelada ao Mercado Livre também permite a realização de compras parceladas por meio do Pix. O serviço está disponível para quem tem uma linha de crédito pré-aprovada na instituição financeira e que tenha um valor igual ou superior ao da compra.

O parcelamento pode ser feito em até 12x e as taxas variam de acordo com o histórico financeiro do cliente. O valor parte de 2,5% ao mês.

Para utilizar o serviço, é preciso escolher o "QR Pix" como forma de pagamento. Então, será criado um QR Code para o usuário fazer a leitura por meio da câmera e escolher a opção de parcelamento.

Pix parcelado no cartão de crédito

Além do Santander e o Mercado Pago, o PicPay e o Digio oferecem o serviço de parcelamento do Pix por meio do cartão de crédito.

Pix parcelado PicPay

Com o PicPay, os clientes podem adicionar saldo na carteira digital com cartão de crédito para fazer pagamentos na hora e se precisar pode parcelar em até 12x. Funciona da seguinte forma: o limite do cartão de crédito vira dinheiro em sua carteira PicPay e, a partir disso, você consegue fazer o Pix parcelado ou à vista.

É importante ressaltar que a adição de saldo em carteira com cartão de crédito está sujeita a uma taxa, assim como a opção de parcelamento. Para pagamentos com cartão, a taxa é de 3,99% do valor total e para pagamentos parcelados, a taxa de conveniência adicional é de 3,99% por parcela. Veja como contratar:

  1. Entre no App PicPay (Android e iOS) e acesse "Pix" na tela inicial;
  2. Selecione como deseja pagar, o valor, desabilite o saldo como forma de pagamento e selecione ou adicione um cartão;
  3. Se precisar, você pode parcelar o valor de seu Pix em até 12x;
  4. Agora é só pagar, concluir a transação e pronto!

Pix parcelado Digio

O Digio oferece a opção de parcelamento do seu Pix utilizando o limite disponível no cartão de crédito do banco digital. É possível utilizar até 40% do limite do cartão para realizar o parcelamento.

O valor do Pix parcelado pode ser entre R$ 50 e R$ 3 mil, sendo que varia conforme o limite do seu DigioCartão. Veja como contratar:

  1. Abra o aplicativo Digio (Android e iOS) e selecione "Pix" no menu;
  2. Vá para a opção "Pagar com Pix", selecione a forma de pagamento e toque em "Utilizando chave", caso queira inserir uma delas;
  3. Escolha e insira sua chave, aperte "Próximo" e preencha as informações de pagamento;
  4. Selecione a opção "Parcelar no DigioCartão" e toque em "Continuar";
  5. Verifique as opções, escolha a que seja melhor para o seu bolso e selecione "Eu aceito";
  6. Insira a sua senha de quatro dígitos do DigioCartão e pronto!

Pix parcelado pode substituir o cartão de crédito?

Não. O Pix parcelado não é capaz de substituir o cartão de crédito, pois como podemos ver, existe uma grande diferença entre as duas formas de pagamento.

Enquanto com o cartão de crédito quem arca com os custos da operação é o vendedor e não com o cliente. no Pix parcelado, as taxas de juros, além de serem bem mais altas, ficam de responsabilidade do cliente.

Além disso, o Pix parcelado é uma linha de crédito e não é possível utilizá-la várias vezes. Já o cartão de crédito pode ser utilizado a qualquer momento para fazer compras parceladas, desde que haja limite disponível.

Dica Foregon

Lembre-se de que o Pix parcelado é como se fosse um empréstimo. Mesmo que seja algo útil e que pode ajudar na hora do aperto, é importante ter planejamento e entender se você terá condições de quitar as parcelas no futuro. Pensando nisso, separamos um artigo para você:

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 contas PJ que não cobram para receber Pix

Pix ou cartão de crédito: qual a melhor forma para parcelar compras?

Como localizar os estabelecimentos que aceitam Pix Saque e Pix Troco?

Digio oferece opção de Pix parcelado no cartão de crédito: conheça

É cliente Santander? Veja como parcelar Pix em até 24 vezes

Pix parcelado: como funciona e quais bancos oferecem o serviço?

Pix Pessoa Jurídica: existe alguma tarifa para o serviço?

O Pix ameaça a existência do boleto?