Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Pix Sicoob: tudo o que você precisa saber

Por Thais SouzaPublicado em

Desenvolvido pelo Banco Central, o Pix é um sistema de pagamentos focado em facilitar sua vida oferecendo transações fáceis, simples, intuitivas e rápidas. Você que é cliente da cooperativa, não deixe de conferir tudo sobre o Pix Sicoob. 

Pix Sicoob: saiba o que é e como funciona 

Criado pelo Banco Central do Brasil, o Pix é uma solução de pagamentos instantâneos para você realizar transferências e pagamentos 24 horas por dia, sete dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados.

Quem irá receber pelo Pix pode escolher qual tipo de pagamento irá aceitar. O sistema oferece dois métodos: a chave Pix e o QR Code.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Chave Pix

A chave Pix é uma identificação do recebedor. Ou seja, um número que pode ser o CPF ou CNPJ, número de celular, e-mail ou então uma chave aleatória gerada pelo Banco Central. 

Assim, ao invés de informar número e nome do banco, número da agência, tipo e número da conta e número do seu CPF ou CNPJ, você só informa a sua chave Pix. O uso da chave não é obrigatório para receber ou realizar um pagamento instantâneo. Nesse caso, é possível usar o Pix informando todos os dados da conta.

QR Code

Nessa modalidade, para receber você gera um QR Code no App do seu banco e envia para quem irá te pagar, sem precisar informar dados bancários ou a chave Pix. Para realizar pagamentos, basta pedir o código para a pessoa ou estabelecimento que vai receber e escaneá-lo com a câmera do seu celular. 

Vantagens e desvantagens do Pix Sicoob

O lado bom 

  • Segurança: o Pix conta com os mesmos protocolos de segurança do Sistema Financeiro Nacional, com camadas de criptografia e autenticação;
  • Rapidez: suas transações financeiras podem ser realizadas e recebidas 24 horas por dia, sete dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados;
  • Inclusão: possibilita o acesso de um número maior de pessoas no sistema financeiro, inclusive os desbancarizados, integrando quem paga e quem recebe, sem o envolvimento de intermediários;
  • Custo benefício: as transações financeiras feitas através do Pix são gratuitas para Pessoas Físicas e para Pessoas Jurídicas é cobrada uma taxa, que ainda é menor do que as taxas para TED e DOC. Alguns bancos zeraram a taxa para empresas, porém, não é o caso do Sicoob.

Com o Pix vinculado à sua conta corrente no Sicoob, suas movimentações vão contribuir para o fortalecimento do Sicoob Copermec, gerando investimentos e novos negócios na sua região.

Diferentemente de outros bancos que lançaram vantagens que vão além das oferecidas pelo Pix, o Sicoob não possui muitos diferenciais. 

O lado não tão bom

A desvantagem do Pix é que o sistema não possui formas de realizar parcelamento, como compras feitas com cartão de crédito, por exemplo. O valor sai da sua conta e vai para a conta do recebedor em instantes, mas à vista.

Pix Sicoob: como cadastrar?

O cadastro do Pix para clientes do Sicoob é feito através do App, disponível para Android e iOS. Para fazer o registro da chave, é preciso confirmá-la por meio de um código enviado por SMS ou e-mail. Confira o passo a passo: 

  1. Entre no App Sicoob ( Android e iOS);
  2. Clique em "Cadastrar chave";
  3. Insira os dados para cadastrar sua chave;
  4. Confirme os dados e digite sua senha;
  5. Insira o token de confirmação (solicitado em chaves de e-mail ou celular);
  6. Pronto! Sua chave estará pronta para compartilhar.

Você poderá registrar até 5 chaves no Pix Sicoob se for Pessoa Física ou 20 chaves se for Pessoa Jurídica, utilizando-se os seguintes dados:

  • Número do telefone celular;
  • Número do CPF ou CNPJ;
  • Endereço de e-mail;
  • Chave aleatória (gerada pelo aplicativo com números, letras e símbolos).

Vale ressaltar que, para sua segurança, a confirmação do registro de uma chave Pix não pode ser feita por contato telefônico ou por link enviado por SMS ou e-mail.

Perguntas frequentes (FAQ)

Como funciona a portabilidade do Pix?

A portabilidade é quando você cadastra o Pix em uma instituição financeira e decide transferir sua chave para outra.

Quantas chaves Pix é possível cadastrar?

Pessoas Físicas podem cadastrar até cinco chaves por conta, já Pessoas Jurídicas podem cadastrar até 20 chaves.

Posso cadastrar a mesma chave duas vezes em uma conta?

Uma mesma chave só pode estar cadastrada em uma conta. Porém, você pode cadastrar cinco chaves diferentes em uma mesma conta, se desejar.

O que são as chaves aleatórias (EVP)?

As EVPs são chaves aleatórias geradas quando você solicita essa forma de identificação. Ou seja, é uma alternativa ao cadastro do e-mail, telefone ou CPF.

Existe algum custo para adicionar uma chave Pix?

Não, o cadastro de chaves Pix é gratuito.

As transações Pix são seguras?

Sim, totalmente seguras! As chaves Pix são autenticadas, criptografadas e possuem validação de identidade e motores antifraude.

Todas as chaves podem ficar numa mesma conta?

Sim! Você pode vincular todas as chaves (CPF, número de celular e e-mail) a uma mesma conta.

Posso mudar minha chave para outro banco?

Sim, você pode fazer a portabilidade do Pix de uma conta para outra. Porém, a função só pode ser realiza das 08h às 20h.

Como solicitar a portabilidade Pix?

Para solicitar a portabilidade, você terá que entrar em contato com a instituição financeira para a qual vai mudar para pedir a portabilidade de sua chave.

Tem alguma diferença entre usar uma chave Pix comum e uma aleatória?

A única diferença é que a chave aleatória é gerada pelo Banco Central, são dígitos aleatórios, portanto, é mais difícil memorizar.

E se eu mudar de celular ou e-mail?

Se sua chave for o número do celular ou e-mail, você terá que cadastrar outra, caso haja alteração.

Preciso ter conta em banco para utilizar o Pix?

Não. O Pix vai funcionar com carteiras digitais, como PicPay ou Mercado Pago. Assim, você poderá enviar e receber dinheiro mesmo sem ter conta em banco.

Conteúdos que podem ser úteis para você 

Descomplicamos?

Esclareceu todas as suas dúvidas sobre o Pix Sicoob? Caso tenha restado alguma, deixe seu comentário que a gente descomplica para você.

Para ficar por dentro de outros conteúdos como este, siga a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é Certidão do FGTS?

Como escolher o banco digital ideal

Como conseguir cartões lucrativos sem anuidade

Saiba como regularizar o CPF no site da Receita Federal

3 dicas para ser aprovado no cartão Santander SX Visa Gold

Auxílio Emergencial: como equilibrar as contas sem o benefício?

Como ganhar dinheiro com cartão de crédito

Negativado pode ter cartão de crédito?

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras