Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Qual é a chave Pix mais segura para cadastrar?

Por Sabrina VansellaPublicado em

De acordo com o Banco Central, em maio de 2022 mais de 450 milhões estavam cadastradas no Pix. Em meio a tantas fraudes é normal buscar a forma mais segura para realizar qualquer atividade no ambiente online, inclusive uma transação pelo sistema de pagamentos instantâneos brasileiro.

No momento, quase 31% das chaves Pix utilizadas são aleatórias e geradas pelo próprio sistema, no entanto, também existem aquelas cadastradas pelos próprios usuários com seus dados, como: CPF, número de celular e endereço de e-mail. 

No entanto, em janeiro de 2022, o Banco Central comunicou o vazamento de dados de aproximadamente 160 mil chaves Pix, por isso indicamos que você saiba qual é a opção de chave Pix mais segura para cadastrar na sua conta bancária.

Continue a leitura e saiba mais!

Qual é a chave Pix mais segura para cadastrar?

A chave Pix considerada mais segura em relação à exposição de dados é a chave aleatória disponibilizada por diversas instituições financeiras. No entanto, indicamos que você tenha o CPF cadastrado em alguma chave Pix para diminuir os riscos de fraudes. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Importante: o CPF é um dado sensível, por isso não recomendamos que você compartilhe essa informação para desconhecidos, nem mesmo em transações Pix.

A chave aleatória é composta por uma sequência extensa gerada pelo próprio sistema e por isso não é considerada prática, visto que a memorização dessa combinação pode ser difícil. Dessa forma, sempre tenha acesso à informação e a utilize em situações específicas, como compras online, por exemplo.

Quantas chaves Pix consigo cadastrar?

Cada conta bancária apresenta um limite de quantidade de chaves que podem ser cadastradas. No caso de Pessoas Físicas esse limite é de cinco chaves Pix (que não podem ser repetidas) e para Pessoas Jurídicas o limite é de 20 chaves Pix cadastradas. 

Posso utilizar a mesma chave Pix em contas diferentes?

Cada chave Pix só pode ser utilizada na conta que ela foi cadastrada. Ou seja, caso você tenha cadastrado o CPF em uma conta bancária, não conseguirá cadastrá-lo em outra. Por isso, lembre-se de associar cada chave com uma instituição financeira caso seja correntista de mais de um banco.

Tirando o CPF, você consegue utilizar os outros tipos de chaves (número de celular e e-mail) mais de uma vez, caso os dados sejam diferentes. Por exemplo, se você possui dois números de celulares e já cadastrou um em uma conta bancária, o outro número ficará disponível para ser cadastrado.

Informamos?

Esperamos que você tenha entendido como manter a sua chave Pix mais segura. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário que nós descomplicamos para você. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Horário Pix: existem restrições para fazer a operação?

Pix não chegou? Veja o que fazer

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Já é possível usar o Pix internacional?

Recarga TIM com Pix, entenda

Pix com cartão de crédito: entenda como funciona

Como funciona o Pix no final de semana?

Limite do Pix: entenda como configurar e diminuir riscos