Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Registrato do Banco Central: como Funciona?

Por Nara LimaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O Registrato do Banco Central é uma base de dados que contém informações sobre operações financeiras realizadas por Pessoas Físicas e Jurídicas em instituições financeiras. Essas informações incluem dados sobre contas correntes, investimentos, empréstimos, financiamentos e outros tipos de transações financeiras.

Seu objetivo é fornecer uma visão geral do relacionamento entre os clientes e as instituições financeiras, facilitando a supervisão e regulação do sistema financeiro pelo Banco Central. 

Basicamente, ele permite que o Banco Central tenha acesso a informações detalhadas sobre o comportamento financeiro de cada cliente, prevenindo a ocorrência de fraudes e a identificar operações suspeitas de lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo.

A seguir, entenda em detalhes o que é Registrato do Banco Central e confira como consultar o seu.

O que você procura?

Dados disponíveis no Registrato do Banco Central

O Registrato permite que você consulte em quais bancos possui conta ou chaves Pix cadastradas. Gere relatórios das suas operações de câmbio e crédito filtradas por período. Os dados disponíveis no Registrato são:

  • Chaves Pix cadastradas em instituições financeiras;
  • Operações de crédito;
  • Gastos no cartão de crédito e valor do limite;
  • Operações de câmbio e transferências internacionais;
  • Contas bancárias;
  • Contas em corretoras;
  • Contas em meios de pagamento.

Como consultar meu nome no Registrato?

Para ajudá-lo a realizar essa consulta, apresentaremos a seguir um passo a passo de como acessar seu nome no Registrato.

  1. Entre no site do Banco Central
  2. Selecione uma das opções "Pessoa Física" ou "Pessoa Jurídica";
  3. Selecione uma das opções de credenciamento, neste caso, utilizamos o Internet Banking;
  4. Clique em "Obtenha frase de segurança";
  5. Preencha seus dados pessoais e a instituição financeira;
  6. Copie a frase de segurança (a sua frase é válida por 48 horas. Caso você não a valide nesse período, deverá gerar uma nova);
  7. Acesse o Internet Banking da sua instituição financeira; 
  8. Procure a opção "Registrato" e clique em "Validar";
  9. Cole a frase de segurança e valide a frase;
  10. Pronto, agora você já pode consultar as informações que o banco registrou de você. 

Quais são as vantagens do Registro do Banco Central?

Ao consultar seu nome no Registrato, você pode obter diversos benefícios. As instituições financeiras podem analisar melhor o histórico do cliente e, assim, oferecer o melhor produto ou serviço que se encaixe com o perfil do consumidor. 

Você pode identificar contas em seu nome e, com isso, evitar o endividamento desnecessário. Outra vantagem é que o Registrato ajuda o consumidor a comprovar seu histórico de crédito, o que pode resultar em benefícios ao contratar um empréstimo, como juros menores ou um prazo de pagamento facilitado. 

Com essas informações em mãos, você pode tomar decisões financeiras mais informadas e seguras.

Outras formas de acessar o Registrato

É possível acessar a plataforma do Registrato diretamente no site do Banco Central do Brasil usando um certificado digital, como o e-CPF do tipo A1 ou A3. Dessa forma, você não precisa realizar a operação a partir do seu banco. 

Além disso, é possível solicitar documentos físicos desses registros, que podem ser obtidos por correspondência ou pessoalmente na sede central do Banco Central em Brasília-DF.

Como consultar o Registrato de Pessoa Jurídica?

Assim como é possível consultar o CPF no sistema do Banco Central, o histórico bancário dos CNPJs também está disponível para consulta. Para aqueles que possuem uma conta PJ, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site do Registrato do Banco Central do Brasil ;
  2. Selecione a opção "Sou Pessoa Jurídica" na seção "Primeiro Acesso";
  3. Preencha o formulário de cadastro com as informações solicitadas, como CNPJ da empresa, nome fantasia, data de abertura, entre outros;
  4. Valide as informações e crie uma senha de acesso;
  5. Acesse a área de login com seu CNPJ e senha cadastrados;
  6. Na página inicial do Registrato, você poderá visualizar as informações financeiras da sua empresa, como relacionamentos bancários, empréstimos, financiamentos e outras transações realizadas com instituições financeiras;

Para que serve o Registrato?

O Registrato é uma ferramenta do Banco Central do Brasil que permite aos consumidores consultar informações financeiras pessoais, tais como seus relacionamentos bancários, empréstimos, financiamentos e outras transações financeiras realizadas com instituições financeiras. 

O objetivo principal do Registrato é fornecer aos consumidores mais informações e controle sobre suas informações financeiras pessoais, permitindo-lhes tomar decisões financeiras mais informadas. Com o Registro, os consumidores também podem exercer seus direitos garantidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para acessar, corrigir e excluir suas informações financeiras pessoais. 

Com a implementação do Open Banking no Brasil, o Registrato também será um componente importante para permitir o compartilhamento de informações financeiras entre as instituições financeiras com o consentimento do consumidor.

Gostou do conteúdo? 

Além de encontrar artigos e conteúdos exclusivos sobre finanças pessoais, investimentos, cartões de crédito, empréstimos e muito mais, no Portal da Foregon você também pode acessar uma ferramenta muito útil: o seu score de crédito.

O score de crédito é uma pontuação que indica a sua capacidade de pagamento e o seu histórico de crédito. Com essa informação em mãos, é possível ter uma noção mais clara das chances de aprovação em solicitações de crédito, como cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.

Com essa pontuação você pode conferir os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam no seu perfil, com base nas informações fornecidas no seu cadastro.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.