Foregon.comConteúdos
    1. Dicas Financeiras

    Veja dicas de como aumentar seu score de crédito

    Por Janaína TavaresPublicado em
    Compartilhe

    Quando você deseja ter algum produto financeiro, é fundamental contar com uma boa pontuação para poder adquirir crédito do mercado. Esta pontuação é o que chamamos de score de crédito e para saber como aumentar o seu, separamos algumas dicas.

    Score de crédito: qual sua finalidade?

    A pontuação do score de crédito vai de zero a mil pontos, sendo que ele é vinculado ao CPF e criado para a análise de risco de um consumidor. Isso significa que ele calcula a probabilidade de alguém “entrar no vermelho” ou não.

    Por exemplo: um score de 300 pontos indica alto risco de inadimplência. Enquanto a pontuação que fica entre 300 e 700 mostra médio risco. Já acima de 700 pontos é um bom score de crédito.

    Além disso, este recurso é calculado pelas agências de proteção ao crédito, como a Boa Vista SCPC e Serasa Consumidor, servindo como base para que uma instituição financeira libere ou não o crédito para você.

    Dicas de como aumentar seu score

    Para conseguir estabelecer uma boa pontuação, vale a pena se atentar a algumas dicas:

    Consulte seu score de crédito

    A primeira é para que você tenha o hábito de consultar seu score de crédito. Além da Foregon, que oferece essa consulta de maneira segura e gratuita, você pode conferir a sua pontuação nos seguintes sites:

    Limpe o seu nome

    Está com alguma pendência em seu nome? Então, chegou o momento de quitar essa dívida para não ter problemas no futuro. O jeito mais correto de fazer isso é negociando. Portanto, caso não tenha o dinheiro para pagamento à vista, converse com a instituição e pague em parcelas.

    Dessa forma, seu nome será excluído dos cadastros de inadimplentes assim que pagar a primeira parcela. Observação: as empresas têm um prazo de 5 dias para isso.

    Pague dívidas antigas

    Outra dica de como aumentar o seu score de crédito é saber que você precisa quitar tudo aquilo que deve e negociar com os seus credores a melhor forma de pagamento para eliminar a pendência, como dissemos anteriormente.

    Se você não tomar essa atitude, poderá prejudicar o seu relacionamento com a maioria das instituições financeiras que existem. Vale lembrar que elas também conseguem verificar absolutamente toda a sua vida bancária pelo Banco Central do Brasil.

    Deixe seus dados atualizados

    Outra questão importante é manter sempre os seus dados atualizados em todas as instituições que possui relacionamento. Desse modo, a convivência será melhor porque os bancos entenderão que você não está se escondendo e que pretende pagar em dia os seus pagamentos.

    Coloque as contas em débito automático

    Ao colocar as contas em débito automático, você garante que os boletos, contas e faturas serão pagas em dia. Sendo assim, você estará criando um histórico de bom pagador, o que é bem visto aos olhos das instituições financeiras.

    Tenha o Cadastro Positivo

    Este é um importante recurso que pode ajudar você, consumidor, na concessão de crédito pelos bancos. Além disso, é uma das formas de melhorar a precisão do Serasa, porque as informações dos seus pagamentos são computadas na pontuação.

    Compre a prazo

    Você sabia que é importante ter alguns crediários no seu nome e, de vez em quando, fazer compras a prazo? Esta é uma boa maneira de aumentar o seu score. Mas, caso prefira o pagamento à vista, utilize sempre um cartão de crédito. Isso vai auxiliar na retomada da sua pontuação.

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Dicas Financeiras

      Como anunciar imóveis na OLX?

    • Dicas Financeiras

      Como juntar dinheiro ganhando pouco

    • Dicas Financeiras

      Como vender seu imóvel mais rápido?

    • Dicas Financeiras

      Guia Nubank: conheça as principais dúvidas

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando