Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta
Tipos de financiamento do BRB logo

Tipos de financiamento do BRB

4.5/10 no ReclameAqui

O financiamento é uma opção para quem deseja adquirir um bem ou fazer investimentos em projetos e ter mais prazo para pagamento e condições mais atrativas que um empréstimo. Se você está em busca de contratar essa linha de crédito, conheça as opções de financiamento oferecidas pelo BRB, o Banco de Brasília

O que você procura?

Financiamentos do BRB para Pessoas Físicas

Financiamento imobiliário 

O financiamento imobiliário do BRB é uma opção para você adquirir o seu imóvel residencial ou comercial, seja ele novo ou usado. Nesta modalidade, é possível financiar até 80% do valor do imóvel, com prazo de até 420 (35 anos) para pagar. Conheça as modalidades deste crédito: 

  • Poupança: taxa de juros a partir de 2,95% ao ano + variação da poupança, com prazo máximo de até 420 meses para imóvel residencial ou até 180 meses para imóvel comercial;
  • IPCA: a taxa de juros é a partir de 4,25% ao ano +IPCA, com prazo de pagamento máximo de até 360 meses para imóvel residencial ou até 180 meses para imóvel comercial;
  • TR:  taxa de juros a partir de 7,50% ao ano + TR, com prazo máximo de até 420 meses para imóvel residencial ou até 180 meses para imóvel comercial.

Além disso, existe a possibilidade do contratante incluir os custos cartorários e ITBI no valor do financiamento e ainda utilizar o saldo do FGTS para pagar parte do valor. 

O pagamento das parcelas do financiamento ocorre por meio de débito em conta corrente ou consignação em folha de pagamento.

Para contratar o financiamento imobiliário, entre no simulador disponível no site BRB, selecione "Pessoa Física", escolha o tipo de financiamento e faça a sua simulação. Após a simulação, você poderá fazer a contratação diretamente em uma agência física.

Financiamento de lotes urbanos

Nesta categoria é possível financiar até 100% do valor de lotes urbanos residenciais e comerciais. O prazo para pagamento é de até 240 meses (20 anos), com parcelas decrescentes.

A taxa de juros do financiamento é a partir de 8,50% ao ano + TR. O pagamento das parcelas é feito por meio de débito em conta corrente e ainda há a possibilidade de financiar custas cartorárias e ITBI.

Para contratar o financiamento de lote urbano, entre no simulador disponível no site BRB, selecione "Pessoa Física", escolha o tipo de financiamento e faça a sua simulação. Após a simulação, você poderá fazer a contratação diretamente em uma agência física. 

Cred reforma

O Cred reforma é uma linha de crédito do BRB que permite o financiamento de até 100% do valor da aquisição de materiais de construção para reforma ou ampliação de imóveis, quitação de boletos para aquisição de terrenos com edificação residencial unifamiliar e imóveis junto às empresas públicas do Governo de Brasília e Governo Federal.

Nesta modalidade, é possível financiar até R$ 200 mil para viabilizar a sua reforma, com pagamento em até 120 meses. Para contratar o Cred reforma, entre em contato com o seu gerente e consulte as condições. 

Financiamentos do BRB para Pessoas Jurídicas 

Financiamento de imóvel 

Pessoas Jurídicas também podem financiar a aquisição de imóveis residenciais e comerciais, novos ou usados, por meio do BRD. Nesta modalidade, o percentual do financiamento é de até 70% do valor do imóvel, com prazo de pagamento em até 180 meses (15 anos). 

As parcelas decrescentes e descontadas automaticamente, por meio de débito em conta corrente. Já as taxas de juros são a partir de 7,99% ao ano + a variação da Taxa Referencial (TR).

  • Documentação necessária: Certidão de Ônus/Matrícula do imóvel, com o registro da alienação fiduciária/hipoteca para o BRB.

Para contratar o financiamento imobiliário, entre no simulador disponível no site BRB, selecione "Pessoa Jurídica", escolha o tipo de financiamento e faça a sua simulação. Após a simulação, você poderá fazer a contratação diretamente em uma agência física. 

Plano empresário BRB

O Plano empresário BRBR é uma linha de crédito destinada às empresas do ramo da construção civil. 

Trata-se de um financiamento para viabilizar a produção de empreendimentos imobiliários na área urbana, residenciais ou comerciais, verticais ou horizontais, que estejam enquadrados dentro ou fora do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

Nesta modalidade, é possível financiar até 80% do custo da obra. Já o prazo de pagamento é definido de acordo com as etapas de liberação, carência (se necessário) e amortização.

Financiamento de lotes urbanos

O financiamento de lotes urbanos para Pessoas Jurídicas é uma opção para empresas que desejam adquirir lotes urbanos comerciais ou residenciais. Nesta modalidade, é possível financiar até 90% do valor do lote. 

O pagamento pode ser feito em até 120 anos, são dez anos para quitar o seu financiamento, com parcelas decrescentes e taxas competitivas: 9% ao ano + TR.

Além disso, se preferir, o contratante também pode incluir as despesas cartorárias e ITBI no valor do financiamento. O pagamento das parcelas por meio de débito em conta corrente.

Para contratar o financiamento de lotes urbanos, entre no simulador disponível no site BRB, selecione "Pessoa Jurídica", escolha o tipo de financiamento e faça a sua simulação. Após a simulação, você poderá fazer a contratação diretamente em uma agência física, com seu gerente. 

BNDES Finame

Financiamento para aquisição de: máquinas, equipamentos, sistemas industriais, bens de informática e automação, ônibus, caminhões e aeronaves executivas para a sua empresa, por meio da alocação de recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nesta modalidade, é possível financiar até 100% do valor gasto para a aquisição do bem, com prazos de carência e de pagamento de acordo com o financiamento escolhido. Os financiamentos podem ser obtidos por empresas de todos os portes.

BNDES Automático 

Financiamento de longo prazo para viabilizar os projetos de investimento da sua empresa, alocando recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Confira as principais características: 

  • Financiamento de até 100% do valor do investimento;
  • Empresas de todos os portes podem contratar; 
  • Prazos de carência e pagamento aderentes ao investimento.

Como contratar um financiamento do BRB?

A contratação de qualquer financiamento do BRB deve ser feita nas agências físicas. Porém, os financiamentos imobiliários podem ser simulados online, por meio do simulador de financiamento BRB.

Dúvidas frequentes (FAQ)

Quais as vantagens de um financiamento?

O financiamento possui juros mais baixos do que em algumas modalidades de empréstimo e você tem um prazo maior para pagar. Além disso, existe maior flexibilidade na negociação com o vendedor do bem.

Quais as principais diferenças entre empréstimo e financiamento?

O empréstimo é uma linha de crédito de curto prazo, mais facilitada. Já o financiamento trabalha com valores maiores e maior prazo de pagamento. Além disso, a principal diferença entre as duas linhas de crédito é que no empréstimo o valor é oferecido diretamente ao contratante, enquanto no financiamento o valor do bem é oferecido ao vendedor, e o contratante paga este valor de forma parcelada para o banco.

Como falar com o banco BRB?

Entre em contato por meio do SAC do BRB, nos números: SAC: 0800 648 6161 ou 0800 648 6162 (para pessoa com deficiência auditiva ou de fala)

Posso contratar um financiamento estando negativado?

Não, para contratar um financiamento você não pode ter restrições de crédito.

Financiamento exige garantias?

A garantia de pagamento do financiamento é o próprio bem financiado, que fica alienado ao banco até o fim do contrato. Por exemplo: para um financiamento de imóvel, o bem ficará alienado ao banco até você quitar todas as parcelas, porém, você pode usufruí-lo.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como saber se meu nome está no SPC? Descubra agora

Parcelamento Enel: como parcelar suas contas atrasadas

Negocia Fácil Claro: veja como negociar dívidas com condições especiais

Oi Negocia: veja como consultar e quitar as suas dívidas

Nome limpo ou sujo? Consulte o seu CPF e descubra!

Desendivida Santander: soluções de crédito para você

Consolidação de dívidas: conheça e veja como unificar suas pendências

Empréstimos Caixa: conheça todas as modalidades