Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Como saber se um 0800 é Falso? Proteja seus dados

Por Sabrina VansellaPublicado em

No golpe do 0800 os fraudadores estão utilizando telefones com esse prefixo para enganar vítimas e roubar números de cartões de crédito e de tokens de pagamento, códigos utilizados para validar a ativação do cartão.

Com o 0800 no início do número, a credibilidade é intensificada e os fraudadores se aproveitam das vítimas que acreditam que esse canal é utilizado somente por empresas de confiança.

Golpe do 0800: o que é e como funciona?

Inicialmente, os golpistas começam a enviar SMS para as vítimas utilizando um número curto de aproximadamente três ou quatro dígitos. Nas mensagens constam avisos sobre uma suposta transação não autorizada, o que acaba causando um espanto no remetente.

Por conta da preocupação, a vítima entra em contato com a falsa central 0800 e nesse momento os criminosos solicitam a confirmação da conta e da agência e questionam se o correntista recebeu algum código para autorizar o acesso.

Se sim, os bandidos solicitam o token, para efetuar a fraude. A partir desse código, o atendente diz que, por segurança, precisará cancelar os cartões da vítima e por isso, solicita o número do cartão de crédito.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Apesar de parecer com outros golpes realizados pelo telefone, o golpe do 0800 é mais aprimorado por utilizar um número exclusivo e os shorts-codes nas mensagens de texto enviadas para as vítimas.

"Não é fácil registrar um número 0800 e os shorts-codes são um canal usado exclusivamente por um seleto grupo de empresas, como bancos, operadoras e grandes lojas. Isso mostra o quanto as fraudes estão refinadas. Os golpistas pedem dados do cartão, tokens, e dizem que vão cancelar estes cartões, e por fim pede a localização para pegar o cartão. É o golpe da falsa central bancária para coletar cartões válidos", afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Instituições financeiras não pedem para cancelar cartão por telefone

É importante ressaltar que algumas ações nunca são tomadas pelas instituições financeiras, ao entender que elas também devem seguir a lei, você conseguirá evitar muitos golpes. Veja algumas informações úteis:

  • As instituições financeiras nunca vão solicitar o número do seu cartão de crédito;
  • Mesmo que a pessoa afirme que é funcionária do banco, nunca informe sua senha do cartão para ninguém;
  • A confirmação de senha não deve ser compartilhada;
  • Os bancos não pedem para retirar ou analisar o seu cartão de crédito.

Dica Foregon

Você sabia que a Foregon também se preocupa com a sua segurança? Pensando em você, lançamos o CPF Protegido, que é um painel de monitoramento com informações sobre a sua vida financeira. Por lá, você consegue visualizar quando alguém (empresa, banco ou Pessoa Física) consultou o seu CPF.

Mantenha o seu CPF protegido e evite fraudes

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

PROTEGER CPF GRÁTIS
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Informamos?

Esperamos que você fique atento com o golpe do 0800. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário que nós respondemos para você. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer

Adesivo para Cartão de Crédito: Veja Como Funciona

Índices de Reajuste de Aluguel: IGP-M ou IPCA?

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial