Números 0800 Falsos: Como se Proteger?
No golpe do 0800 os fraudadores estão utilizando telefones com esse prefixo para enganar vítimas e roubar números de cartões de crédito e de tokens de pagamento, códigos utilizados para validar a ativação do cartão.

Com o 0800 no início do número, a credibilidade é intensificada e os fraudadores se aproveitam das vítimas que acreditam que esse canal é utilizado somente por empresas de confiança.
O que você procura?
Golpe do 0800: o que é e como funciona?
Inicialmente, os golpistas começam a enviar SMS para as vítimas utilizando um número curto de aproximadamente três ou quatro dígitos. Nas mensagens constam avisos sobre uma suposta transação não autorizada, o que acaba causando um espanto no remetente.
Por conta da preocupação, a vítima entra em contato com a falsa central 0800 e nesse momento os criminosos solicitam a confirmação da conta e da agência e questionam se o correntista recebeu algum código para autorizar o acesso.
Se sim, os bandidos solicitam o token, para efetuar a fraude. A partir desse código, o atendente diz que, por segurança, precisará cancelar os cartões da vítima e por isso, solicita o número do cartão de crédito.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Apesar de parecer com outros golpes realizados pelo telefone, o golpe do 0800 é mais aprimorado por utilizar um número exclusivo e os shorts-codes nas mensagens de texto enviadas para as vítimas.
"Não é fácil registrar um número 0800 e os shorts-codes são um canal usado exclusivamente por um seleto grupo de empresas, como bancos, operadoras e grandes lojas. Isso mostra o quanto as fraudes estão refinadas. Os golpistas pedem dados do cartão, tokens, e dizem que vão cancelar estes cartões, e por fim pede a localização para pegar o cartão. É o golpe da falsa central bancária para coletar cartões válidos", afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.
Instituições financeiras não pedem para cancelar cartão por telefone
É importante ressaltar que algumas ações nunca são tomadas pelas instituições financeiras, ao entender que elas também devem seguir a lei, você conseguirá evitar muitos golpes. Veja algumas informações úteis:
- As instituições financeiras nunca vão solicitar o número do seu cartão de crédito;
- Mesmo que a pessoa afirme que é funcionária do banco, nunca informe sua senha do cartão para ninguém;
- A confirmação de senha não deve ser compartilhada;
- Os bancos não pedem para retirar ou analisar o seu cartão de crédito.
Dica Foregon
Você sabia que a Foregon também se preocupa com a sua segurança? Pensando em você, lançamos o CPF Protegido, que é um painel de monitoramento com informações sobre a sua vida financeira. Por lá, você consegue visualizar quando alguém (empresa, banco ou Pessoa Física) consultou o seu CPF.
Informamos?
Esperamos que você fique atento com o golpe do 0800. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário que nós respondemos para você. Até mais!
Deixe seu comentário