Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta
Tipos de financiamento do Banco da Amazônia logo

Tipos de financiamento do Banco da Amazônia

7.1/10 no ReclameAqui

O Banco da Amazônia oferece diversos tipos de financiamentos para empresas de todos os portes, incluindo Microempreendedor Individual (MEI). A seguir, confira todas as linhas de crédito disponibilizadas pelo banco.  

FNO – Fundo Constitucional do Norte

O financiamento disponibilizado pelo Banco da Amazônia é destinado para ampliar, diversificar, implantar, modernizar, reformar, relocalizar, além de adquirir máquinas, equipamentos e veículos para empresas. 

O prazo de pagamento é definido em função do porte da empresa e de sua capacidade de pagamento, assim como o valor solicitado. O crédito conta com a isenção de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e bônus de adimplência sobre os componentes prefixados da taxa.

FNO – Amazônia Empresarial

O Amazônia Empresarial é destinado para todos os tipos de empresas, inclusive para Microempreendedor Individual (MEI). O objetivo do crédito é financiar a ampliação, diversificação, implantação, modernização, reforma e relocalização de empreendimentos empresariais, localizados na região Norte.

O pagamento pode ser feito em até 12 anos (carência até 4 anos), podendo ser até 17 anos para projetos de atividade turística, relativamente aos meios de hospedagem. Para Capital de Giro, o prazo vai até 36 meses, com carência de até 5 meses.

FNO – Amazônia Empresarial Verde

O financiamento tem como objetivo o desenvolvimento em bases sustentáveis para implantação, ampliação, diversificação, modernização, reforma e relocalização de empreendimentos de prestação de serviços.

Agroindústrias, indústrias, área de turismo, cultura, comércio, prestação de serviço, atividades agroindustriais e industriais voltadas à exportação, saúde e educação podem ser contempladas pela linha de crédito. 

Empresas grandes contam com prazo de pagamento de até 15 anos (carência até 4 anos), podendo ser até 20 anos para projetos de atividade turística, relativamente aos meios de hospedagem. Para Capital de Giro, o pagamento pode ser feito em até 36 meses, com carência de até 5 meses.

FNO – Amazônia Infraestrutura

A Amazônia Infraestrutura visa apoiar a infraestrutura de transporte e logística, a instalação de gasoduto, a produção de gás e a distribuição de gás canalizado.

O pagamento pode ser feito em até 34 anos, com carência de até 08 anos. Para Capital de Giro, o prazo vai até 36 meses, com carência de até 5 meses e as taxas de Juros são diferenciadas por setor, porte e finalidade.

FNO – Amazônia Infraestrutura Verde

Essa linha de crédito é voltada para empresas de todos os portes, exceto para Microempreendedor Individual  (MEI). Seu objetivo é apoiar a infraestrutura de transporte e logística, a instalação de gasoduto, a produção e distribuição de gás.

O prazo total para pagamento do financiamento é de até 34 anos, com carência de até 08 anos. Para Capital de Giro o prazo vai até 36 meses, com carência de até 05 meses.

FNO – Energia Verde – Não Rural

O financiamento de energia verde não rural é voltado para empresas de todos os portes que não são do setor rural, como: indústrias, turismo, cultura, comércio, prestação de serviços, atividades agroindustriais e indústrias voltadas à exportação, saúde e educação. 

O prazo para pagamento é de até 15 anos, incluída a carência de até 4 anos, dependendo da especificidade da operação. o limite de crédito é concedido conforme a capacidade de pagamento do empreendimento e o investimento poderá ser associado a Capital de Giro;

FNO – Ciência, Tecnologia e Inovação

O objetivo do FNO – Ciência, Tecnologia e Inovação é incentivar o desenvolvimento de projetos por meio de apoio financeiro às atividades e empreendimentos inovadores e economicamente viáveis do segmento empresarial, permitindo a sua implantação de tecnologia inovadora. 

Prazo para os Microempreendedores Individuais (MEI):

Em investimentos fixos ou mistos o prazo para pagamento é de até 36 meses, incluída a carência de até 2 meses e para Capital de Giro não associado a investimento até 36 meses, incluído a carência de até 5 meses.

Prazos para empresas de todos os portes:

Em investimentos fixos ou mistos o prazo para pagamento é de até 20 anos, incluído o período de carência de até 5 anos, conforme especificidade do projeto. Para projetos incubados em instituições públicas de ensino e pesquisa o prazo vai até 5 anos, incluído o período de carência de até 1 ano. Para aquisição de imóveis ou terreno para localização ou relocalização do empreendimento, o prazo de financiamento é de até 10 anos, incluídos até 2 anos de carência, exclusivo para as micro e pequenas empresas. Para capital de giro não associado a investimento, até 3 anos, incluída a carência de até 1 ano.

BNDES FINAME – BK PRODUÇÃO

A linha de crédito é destinada a financiar capital de giro para a produção de máquinas, equipamentos, sistemas industriais, componentes e bens de informática e automação, fabricados sob encomenda e com fornecimento contratado com as respectivas compradoras.

O financiamento pode ser pago em até 36 meses, com carência de até 30 meses e é disponibilizado para empresas de todos os portes. 

BNDES FINAME – BK Aquisição e Comercialização

O financiamento é destinado para a aquisição e comercialização de máquinas, equipamentos, sistemas industriais, componentes e bens de informática e automação, novos, de fabricação nacional, credenciados no CFI do BNDES.

A linha de crédito é destinada a empresas de todos os portes e o prazo de pagamento do financiamento é de até 120 meses, incluída a carência de até 24 meses.

BNDES AUTOMÁTICO – Investimento Não Rural

A linha de crédito é destinada a financiar projetos de investimento não rural de empresas de todos os portes. O prazo para quitar o financiamento é de até 12 anos, incluída a carência de até 2 anos.

Poderá ser financiado até 80% do projeto, conforme enquadramento do empreendimento e o investimento poderá ser associado a Capital de Giro.

BNDES AUTOMÁTICO – Linha Projeto de Investimento Rural

A linha do produto BNDES Automático é destinada a financiar projetos de investimento rural, atendendo empresas de todos os portes. O prazo para quitar o financiamento é de até 12 anos, incluída a carência de até 3 anos.

Poderá ser financiado até 80% do projeto, conforme enquadramento do empreendimento. O valor do investimento é definido em função da capacidade de pagamento do cliente, podendo ser associado a Capital de Giro.

FDA – Fundo de Desenvolvimento da Amazônia

O financiamento visa assegurar recursos para a realização de investimentos na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), em infraestrutura e serviços públicos e em empreendimentos produtivos de grande capacidade germinativa de novos negócios e atividades produtivas.

Para projetos de infraestrutura o prazo de pagamento vai até 20 anos, incluído o período de carência. Para projetos dos demais setores o pagamento pode ser realizado em até 12 anos, incluído o período de carência, data prevista para o objeto entrar em operação, contado a partir da data de contratação, havendo capitalização de juros durante este período.

FMM – Fundo da Marinha Mercante 

A linha de crédito é voltada para a renovação, ampliação e recuperação da frota mercante nacional, e para o desenvolvimento da indústria de construção naval do país, por meio de financiamentos em ativos fixos, em atividades de transporte aquaviário e indústria de construção e reparação naval.

O financiamento a empresa brasileira de navegação conta com prazo de 3 a 24 anos, de acordo com o beneficiário, para o pagamento, com carência de 1 a 4 anos e amortização de 2 a 20 anos. O juros variam de 2% a 8,5% a.a. segundo o beneficiário, a finalidade e o percentual de conteúdo nacional da embarcação.

Além dos juros, as operações de financiamento estarão sujeitas à incidência da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) ou índice de variação da taxa de câmbio, calculado com base nas cotações de venda do dólar americano.

O que você procura?

Perguntas frequentes (FAQ)

O que é FNO Banco da Amazônia?

O Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO é uma linha de crédito que visa contribuir para a promoção do desenvolvimento econômico e social da região, por meio de programas de financiamento aos setores produtivos privados.

Quem tem direito ao FNO?

São beneficiários dos recursos do FNO produtores rurais – Pessoas Físicas e Jurídicas -, empresas e firmas individuais de direito privado e de capital nacional e estrangeiro.

Qual o juros do Banco da Amazônia?

A taxa efetiva de juros do Banco da Amazônia é de 2,5% a.a. e 5,5% a.a., conforme finalidade do crédito contratado.

Como conseguir crédito no Banco da Amazônia?

Para contratar qualquer linha de crédito no Banco da Amazônia é necessário procurar o seu gerente de relacionamento.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Consolidação de dívidas: conheça e veja como unificar suas pendências

Empréstimos Caixa: conheça todas as modalidades

Empréstimos Itaú: conheça todas as modalidades

Como renegociar dívidas com a Caixa

Como renegociar dívidas com o Nubank

Como renegociar dívidas com o banco Itaú

Como renegociar dívidas com o Banco do Brasil

Dívida atrasada de cinco anos: o que fazer?