Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é empréstimo consignado?

Por Leonardo JacominiPublicado em

Apesar de ser conhecido por aposentados, pensionistas do INSS e funcionários públicos, nem todos sabem o que é empréstimo consignado. Além disso, também foi anunciado o crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, mas antes de contratar qualquer empréstimo é necessário entender como ele funciona.

Continue a leitura do artigo e tire todas as suas dúvidas!

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado, ou crédito consignado, é um tipo de empréstimo que costuma apresentar taxas de juros mais atrativas e ser mais fácil de contratar.

Nessa modalidade, as parcelas são descontadas em folha, ou seja, diretamente do contracheque, holerite ou benefício do INSS do contratante. No entanto, não é possível comprometer todo o seu benefício ou salário com o pagamento do crédito, pois existe um limite, também conhecido como margem consignável.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como funciona o empréstimo consignado?

Na prática, parte da renda do contratante do empréstimo consignado ficará comprometida para o pagamento das parcelas. Ou seja, você não poderá escolher se vai utilizar, ou não, parte da quantia comprometida para o pagamento das parcelas do crédito consignado, visto que os descontos acontecem automaticamente.

Margem consignável do empréstimo consignado 2022

Além disso, o governo é responsável por definir a margem consignável aos cidadãos que desejam solicitar o crédito consignado para que não aconteçam casos de comprometimento total da renda. Em 2022, a margem consignável para empréstimo consignado continua em 35% do salário ou benefício.

Vale a pena contratar empréstimo consignado?

Qualquer tipo de empréstimo pode te ajudar ou prejudicar, tudo depende da maneira que você organiza seu orçamento. Sem planejamento financeiro, você pode comprometer seu salário ou benefício e contrair dívidas.

No entanto, se bem utilizado, o crédito consignado consegue ser vantajoso pois oferece taxas de juros menores para aqueles que trabalham com carteira assinada, são aposentados, pensionistas do INSS ou funcionários públicos.

Atenção: já adiantamos que o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil cobram taxas de juros mais altas.

Para que você consiga chegar a uma conclusão, vamos te apresentar as vantagens e desvantagens do empréstimo consignado. Confira:

Vantagens do empréstimo consignado

  • Taxas de juros menores que demais linhas de crédito;
  • Mais chances aprovação;
  • Parcelas de até 120 meses.

Desvantagens do empréstimo consignado

  • Riscos de ficar desempregado para funcionários de empresas privadas e precisar quitar o consignado;
  • Sem chances de adiamento de pagamento;
  • Mais dificuldade para renegociar o empréstimo.

Conclusão

Se a parcela cabe no seu bolso e não vai comprometer suas contas, pode ser uma boa opção solicitar o empréstimo consignado para começar um negócio ou até mesmo uma pequena reforma na sua casa.

Além disso, pessoas que apresentam dívidas com altas taxas de juros, como: cheque especial e rotativo do cartão, podem solicitar o crédito consignado e usá-lo para quitá-las.

Caso você queira encontrar opções de produtos e serviços financeiros com mais chances de aprovação para você, consulte seu CPF grátis com a Foregon:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

No entanto, é válido dizer que não vale a pena contratar o empréstimo consignado apenas para pagar compras diárias, fazer investimentos financeiros ou emprestar para algum amigo ou familiar e arriscar ficar inadimplente.

As pessoas também perguntam

O que acontece se eu não pagar o empréstimo consignado?

Caso você não pague o empréstimo consignado corretamente, a instituição financeira poderá recorrer ao Poder Judiciário e confiscar posses como imóveis, veículos e valores em dinheiro daquele que deve.

Se eu for demitido, como fica meu empréstimo consignado?

Se você for funcionário de uma empresa privada, for demitido e ter um crédito consignado no seu nome, deverá ir até a instituição financeira e informar o ocorrido. Nesse caso, a credora refaz a negociação e pode alterar a forma de pagamento, juros e o prazo. Ou seja, você deverá contratar um empréstimo pessoal comum.

É possível tirar empréstimo consignado da folha de pagamento?

De acordo com a Lei, o consumidor pode desistir do contrato em até 7 dias a contar da sua assinatura. Portanto, caso você esteja dentro do prazo, poderá cancelar a contratação do empréstimo consignado por telefone ou presencialmente com a instituição financeira.

Descomplicamos?

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários para a gente! Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?

SOS Nu: saiba como proteger sua conta digital Nubank