Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta
Tipos de empréstimo do Sicoob logo

Tipos de empréstimo do Sicoob

7.0/10 no ReclameAqui

Solicitar um empréstimo pode ser a melhor alternativa no momento de impulsionar projetos pessoais ou resolver situações de emergência. Neste conteúdo, você vai conhecer todas as linhas de crédito da empresa Sicoob e ver qual dessas opções melhor atende às suas necessidades. Aproveite!

O que você procura?

Empréstimos Sicoob para Pessoas Físicas

Os empréstimos do Sicoob oferecem taxas e condições atrativas, não tem burocracia na solicitação e o valor é creditado diretamente em conta corrente.

Apesar disso, vale lembrar que todas as operações estão sujeitas à análise e aprovação de crédito, de acordo com a empresa.

Entre as linhas de crédito que o Sicoob disponibiliza para seus cooperados Pessoas Físicas estão as seguintes opções: 

  • Crédito Pessoal: para você utilizar como quiser;
  • Crédito Consignado: com taxas de juros menores e maiores facilidades.

Cada uma dessas opções possui condições e exigências específicas que você vai descobrir ao longo do artigo.

1. Crédito Pessoal

Na linha de Crédito Pessoal da Sicoob, estão os seguinte empréstimos:

  • Empréstimo Pessoal;
  • Crédito Automático;
  • Crédito Pessoal Rotativo;
  • Crédito com garantia de imóvel residencial;
  • Antecipação do décimo terceiro salário;
  • Antecipação de Imposto de Renda;
  • Antecipação de Férias;
  • Saúde;
  • Turismo;
  • Educação. 
  • Cheque Especial.

Empréstimo Pessoal 

O Empréstimo Pessoal é uma linha de crédito que os cooperados podem solicitar para utilizar da forma que achar melhor, ou seja, nessa modalidade, não é necessário comprovar o uso do dinheiro para a empresa. 

Crédito Automático

Essa modalidade de empréstimo libera o dinheiro automaticamente na conta do cooperado, podendo ser solicitado pelo Internet Banking Sicoob ou pelo aplicativo.

O valor do crédito pode depender da análise de crédito, que é feita previamente, e o cooperado deve assinar um contrato para poder ter o dinheiro liberado.

Como simular e solicitar
  1. Acesse a sua conta pelo App Sicoob (iOS e Android);
  2. Clique no menu lateral e depois em "Crédito";
  3. Em seguida, selecione as opções "Crédito Automático" e "Simulação";
  4. Escolha a opção de crédito desejada para simular;
  5. Confira o valor do limite disponível e o valor máximo da parcela;
  6. Em seguida, insira o valor que você precisa, escolha a data de vencimento e a carência da primeira parcela;
  7. Clique em "Continuar".

Pronto! A simulação dos valores e taxas de acordo com a sua proposta ficarão disponíveis na tela. Agora você deve imprimir ou exportar a sua simulação.

Observação importante: as opções apresentadas no resultado da simulação não valem como proposta, pois o objetivo é auxiliar a decisão do usuário. Os valores referentes ao total do empréstimo, tributos e seguros são informados no ato da contratação.

Além disso, se durante a simulação a mensagem "Linha de crédito inexistente" aparecer, entre em contato com o seu gerente para habilitar essa funcionalidade.

Crédito Pessoal Rotativo

O Crédito Pessoal Rotativo Sicoob é um empréstimo com limite pré-aprovado que fica sempre disponível para o cooperado Pessoa Física. Ou seja, no momento em que você se torna membro da cooperativa, é realizada uma análise de crédito e um limite fica disponível em sua conta.

Quando você utiliza esse limite, ele diminui e, na medida em que faz os pagamentos, o limite é restituído. Essa opção só é recomendada em casos de necessidades, até porque possui taxas bem altas.

Crédito com garantia de imóvel residencial

Se você tem um imóvel residencial próprio construído em zona rural ou urbana e está precisando de um empréstimo, o crédito com garantia de imóvel residencial do Sicoob pode ser uma boa opção.

Nessa modalidade, não é necessário comprovar o uso do dinheiro e o seu imóvel é utilizado como uma garantia de pagamento. Para obter mais informações, compareça à sua cooperativa Sicoob e esclareça as suas dúvidas.

Cheque Especial

Uma alternativa semelhante à anterior é o Cheque Especial, no entanto, ela conta com a vantagem de estar isento de juros se você quitar o empréstimo aos poucos dias de ser usado. Em geral, o prazo máximo é de dez dias. O Cheque Especial pode ser contratado no App Sicoob. 

Como contratar
  1. Acesse o App Sicoob (iOS e Android) e faça login na sua conta;
  2. Clique em "Menu Lateral" > "Crédito" > "Cheque Especial Automático" > "Adesão";
  3. Confira o limite disponível e clique em "Aderir";
  4. Leia o termo de adesão e deslize para aceitar;
  5. Por fim, digite a sua senha de efetivação para confirmar a adesão.

Pronto! Agora você tem um limite para utilizar em situações de emergência. Faça o pagamento do limite dentro da data de vencimento para não arcar com juros abusivos.

Antecipação 13º, Férias e Imposto de Renda

O Sicoob oferece três contas, sendo elas a Conta Corrente, Conta Capital e Conta Especial. Como você pôde ver, não existe uma conta específica chamada Conta Salário, no entanto, você pode realizar a transferência dos seus recebimentos para a sua conta Sicoob e solicitar estes três tipos de crédito:

  • Antecipação do décimo terceiro salário: opção que pode ser solicitada a qualquer momento que precisar, sem a necessidade de comprovar o uso do dinheiro. O pagamento é feito em uma única parcela, na data em que o seu 13º cair;
  • Antecipação de Férias: caso precise do dinheiro de suas férias, você também pode adiantar com o Sicoob. O empréstimo funciona como o anterior, basta solicitar. O pagamento só se faz na data em que o valor das suas férias for depositado pelo seu empregador;
  • Antecipação de Imposto de Renda: você também pode solicitar sempre que tiver indicado a sua conta Sicoob na declaração. Após o pedido de qualquer um desses empréstimos, o dinheiro é liberado diretamente em sua conta.

2. Crédito Consignado

Servidores públicos e de iniciativa privada e aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem contar com as linhas de crédito do Sicoob. Confira as opções disponíveis.

Consignado Digital

O Consignado Digital é uma linha de crédito voltada para servidores públicos federais (SIAPE) municipais e de iniciativa privada, que pode ser contratada pelo App Sicoob e Internet Banking. As taxas de juros são reduzidas e as parcelas descontadas na folha de pagamento. Confira as vantagens:

  • Taxas de juros atrativas;
  • Liberação rápida;
  • Parcelas fixas, descontadas na folha de pagamento;
  • Prazo de até 96 meses;
  • Sem necessidade de avalista.

Para saber quais são os convênios disponíveis e fazer a sua simulação, você deverá entrar em contato com a sua cooperativa. Não se esqueça, a sua proposta passará por uma análise cadastral e de crédito e você deverá ter uma margem disponível para consignação em seu salário e aprovação por seu empregador.

Como contratar
  1. Acesse o App Sicoob (iOS e Android);
  2. Selecione a modalidade do Crédito Consignado da sua preferência;
  3. Informe o valor de crédito e o telefone cadastrado com o DDD;
  4. Escolha o plano de pagamento;
  5. Faça o download do documento de identidade e do contracheque;
  6. Clique em aceitar o Termo de Autorização para desconto na folha de pagamento ou benefício e do Contrato de Adesão;
  7. Envie a proposta para análise.

Pronto! Agora você só precisa esperar o resultado da sua proposta. Para saber quais serão as condições do empréstimo, como: número de parcelas, prazo, taxa de juros e data de vencimento, você deverá fazer a simulação.

Crédito Consignado

Essa linha de crédito, por sua vez, é voltada para quem é aposentado ou pensionista do INSS, servidor público ou funcionário de uma empresa privada. Além disso, assim como a opção anterior, as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou benefício. Conheça as vantagens:

  • Taxas de juros menores;
  • Agilidade na liberação;
  • Parcelas fixas descontadas da folha ou do benefício;
  • Parcelamento de até 96 meses;
  • Sem necessidade de avalista.
Modalidades
  • Crédito Consignado INSS: opção para aposentados ou pensionistas do INSS que precisam organizar as contas, quitar dívidas ou iniciar um projeto pessoal, por exemplo;
  • Crédito Consignado Servidor Público: opção para servidores públicos que precisam de empréstimo com boas condições e parcelas que cabem no bolso;
  • Crédito Consignado Setor Privado: opção voltada para funcionários de empresas privadas que querem tirar seus planos do papel, com descontos diretamente na folha de pagamento.
  • Crédito Consignado SIAPE: opção voltada para servidores públicos federais que precisam de empréstimos com boas condições.
Como contratar

Para simular ou contratar o crédito consignado, basta comparecer em uma das cooperativas Sicoob.

Empréstimos Sicoob para Pessoas Jurídicas

Microcrédito

O Microcrédito, por sua vez, é uma linha de crédito voltado para empreendedores que querem expandir seus negócios, até mesmo para aqueles que não possuem CNPJ.

Com ele, você pode aumentar seu capital de giro e adquirir matéria-prima e equipamentos para começar ou expandir o seu próprio negócio. Confira todas as características e vantagens:

  • Não é necessário comprovar renda;
  • Para trabalhadores formais e informais;
  • Taxas econômicas;
  • Prazo de pagamento de acordo com o perfil do associado.

Para contratar, é necessário ir até a sua cooperativa. Além disso, saiba que, apesar de todas as cooperativas oferecerem os mesmos produtos, cada uma pode ter condições diferentes, como documentos requeridos ou quantias liberadas.

Se você ainda não é um associado, procure a cooperativa que melhor atende às necessidades do seu negócio, combinado?

Capital de giro

Com o capital de giro Sicoob, você pode realizar a manutenção de estoque de sua empresa, o pagamento de fornecedores, o cumprimento de obrigações legais, a antecipação de 13º e férias de funcionários, pagamento de salários e demais despesas operacionais, financiando o valor em parcelas que não comprometem o seu caixa.

Para contratar essa opção, você deve ir até sua cooperativa.

Pronampe

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) é voltado para empreendedores, que precisam de crédito para investir no desenvolvimento da sua micro ou pequena empresa. Conheça as vantagens:

  • Taxa de juros: taxa Selic + 1,25% ao ano;
  • Prazo: de 36 meses;
  • Carência: oito meses de carência.

Para quem é o Pronampe?

  • Microempresas que possuem receita bruta no exercício de 2021 igual ou inferior a R$ 360 mil;
  • Pequenas empresas com receita bruta no exercício de 2021 superior a R$ 360 mil e igual ou inferior a R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais).

Limite de contratação

O valor do crédito pode ser de até 30% da receita bruta registrada pelo seu negócio em 2021. Já se a sua empresa tem menos de um ano de funcionamento, o limite do empréstimo corresponde a até 50% do seu capital social ou a até 30% da média de seu faturamento mensal apurado desde o início das atividades, o que for mais vantajoso.

Vale lembrar que essa opção, assim como as anteriores, está sujeita a análise e aprovação. Consulte a disponibilidade do produto na sua cooperativa Sicoob.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é o adiantamento dos valores que a sua empresa tem a receber por meio de cartões de crédito, boletos, cheques e notas promissórias.

Essa opção pode ser ideal para empresas que precisam equilibrar o fluxo de caixa ou garantir dinheiro para o pagamento de despesas. O valor integral é creditado diretamente na sua conta.

  • Cheque: antecipe e desconte o valor dos cheques pré-datados dos seus clientes;
  • Duplicatas: receba o valor das duplicatas que o seu cliente pagará somente depois;
  • Cartão: antecipe os pagamentos de compras feitas por meio de cartões de crédito.

Vantagens

  • Você assina um único contrato limite;
  • Escolhe quais recebíveis ou valores deseja antecipar;
  • Operações podem ser realizadas pela Internet ou programadas para antecipações em datas futuras;
  • Os encargos são cobrados no momento da transação e o dinheiro é creditado imediatamente em sua conta.

Lembre-se que os recebíveis estão sujeitos à análise de crédito. Compareça em sua cooperativa para obter maiores informações sobre as condições dessa linha de crédito.

Perguntas frequentes

[accordion][item title="O Sicoob concede empréstimos para negativados?"]Não. Todas as propostas de empréstimos realizadas passam por uma análise cadastral e de crédito, que poderá ser aprovada ou recusada, a depender da situação do associado.[/item][item title="Como solicitar um empréstimo Sicoob?"]Algumas modalidades de empréstimo, como o Crédito Automático e Cheque Especial, podem ser solicitadas pelo App Sicoob ou Internet Banking. No entanto, as demais linhas de crédito devem ser solicitadas de forma presencial em sua cooperativa.[/item][item title="Qual as taxas de juros do empréstimo Sicoob?"]De acordo com o relatório do Banco Central, as taxas de juros dos empréstimos consignados Sicoob podem variar entre 1,16% e 1,24%. No entanto, para obter essa informação com maior exatidão, considere importante entrar em contato com a sua cooperativa. Dessa forma, você consegue conhecer as condições do empréstimo também.[/item][item title="Minha proposta de empréstimo não foi aprovada. O que eu faço?"]O Sicoob afirma que a concessão de crédito é de livre análise e escolha de cada cooperativa. Sendo assim, a empresa recomenda que você entre em contato com o gerente da sua conta para explicar sua situação. Ele terá acesso a todas as informações para te ajudar.[/item][item title=""][/item][/accordion]

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Luma Holanda

Jornalista, Analista de Marketing, Editora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon. Acredita que a vida das pessoas pode melhorar através da educação financeira e, por isso, se dedica em levar as melhores notícias e dicas sobre finanças às centenas de milhares de leitores de Foregon. Luma preza pela veracidade das informações e busca auxiliar leitores na compreensão de tudo acerca das suas finanças.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Consolidação de dívidas: conheça e veja como unificar suas pendências

Empréstimos Caixa: conheça todas as modalidades

Empréstimos Itaú: conheça todas as modalidades

Como renegociar dívidas com a Caixa

Como renegociar dívidas com o Nubank

Como renegociar dívidas com o banco Itaú

Como renegociar dívidas com o Banco do Brasil

Dívida atrasada de cinco anos: o que fazer?