Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta
Tipos de financiamento do Sicredi logo

Tipos de financiamento do Sicredi

7.9/10 no ReclameAqui

Se você está pensando em adquirir um financiamento para você, sua empresa ou seu agronegócio, saiba que o Sicredi oferece diversas linhas de crédito que atendem a necessidades específicas. Confira todos os tipos de financiamento do sistema de cooperativas de crédito brasileira.

Financiamentos Sicredi 

O que você procura?

Crédito educação

O crédito educação é uma modalidade de financiamento que auxilia no pagamento de despesas com matrícula, material escolar, uniforme, cursos de idioma, entre outros. A forma de pagamento pode ser parcelada ou única, escolhida de acordo com a necessidade do cliente. 

O pagamento é debitado diretamente da conta-corrente do associado e pode ser pago em até 36 parcelas. 

Crédito imobiliário 

A linha de crédito está disponível para associados que desejam construir seu imóvel residencial ou portar seu financiamento de outra instituição para o Sicredi. Nessa modalidade, é possível financiar até 90% da construção do seu imóvel novo ou usado, residencial urbano, em terreno próprio.

O financiamento pode ser pago em até 35 anos e as parcelas são decrescentes conforme sistema de amortização constante e prazo. Além disso, é possível usar o FGTS para a aquisição ou construção do imóvel e para a amortização e liquidação do financiamento contratado dentro das regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

A modalidade está disponível para Pessoas Físicas e o imóvel pode ser adquirido em conjunto por até quatro pessoas.  

Crédito turismo

O crédito turismo é voltado para auxiliar nas despesas de hospedagem, transporte e passeios de uma viagem. Ele pode ser utilizado para cobrir as despesas de viagens nacionais e internacionais e o pagamento é debitado diretamente da conta-corrente.

O limite de crédito é disponibilizado de acordo com a capacidade de pagamento do solicitante e pode ser quitado em até 36 meses. 

Construção e reforma

A linha de crédito é disponibilizada para financiar os recursos, garantir a aquisição de materiais de construção e pagamento da mão-de-obra para construir ou reformar seu imóvel residencial ou empresarial. 

O financiamento pode ser pago de forma parcelada, em até 60 meses, ou única, e o valor é creditado diretamente da conta-corrente.

Energia solar

O crédito para energia solar pode ser utilizado para adquirir tecnologia para utilização de uma fonte de energia renovável residencial e empresarial. Com ele é possível financiar diversos recursos necessários à instalação de tecnologia de energia solar para geração de energia elétrica, como sistemas de montagem, inversores e placas de captação.

O valor financiado é creditado diretamente na conta-corrente do fornecedor. Além disso, o pagamento pode ser realizado em parcela única ou em até 120 meses.

Informática

A modalidade é destinada para associados que desejam adquirir equipamentos de informática e investir em tecnologia. O financiamento pode ser pago em parcela única ou em até 48 meses. O pagamento é debitado diretamente da conta-corrente do solicitante.

Eletroeletrônicos

Esse tipo de financiamento visa dar suporte ao associado que deseja adquirir equipamentos eletrônicos novos. Com a linha de crédito é possível investir em tecnologia, seja qual for sua necessidade.

O pagamento pode ser feito de forma única ou parcelada, em até 36 meses, e o valor é debitado diretamente de sua conta-corrente.

BNDS crédito caminhoneiro 

O BNDES caminhoneiro é destinado para apoiar os gastos de manutenção e conservação do caminhão visando à prestação do serviço de frete. A modalidade pode ser solicitada por Pessoas Físicas, transportadores autônomos de carga residentes e domiciliados inscritos no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC).

O financiamento pode ser pago em até 60 meses.

Financiamento de veículos

Essa categoria de financiamento é destinada a associados Pessoas Físicas e Jurídicas, para aquisição de veículos novos e usados, nacionais ou importados. O valor das parcelas é debitado diretamente da sua conta-corrente e pode ser pago em até 60 meses.   

Investimento empresarial 

A linha de crédito é destinada ao financiamento da expansão, manutenção e aquisição de bens para empresas, com possibilidade de capital de giro atrelado. A modalidade conta com créditos de médio e longo prazos para o solicitante investir no crescimento do seu negócio.

O limite de crédito é disponibilizado de acordo com os rendimentos do cliente e pode ser pago de forma única, para operações com vencimento de até 360 dias, ou parcelado em até 60 meses

O serviço é disponibilizado a empresas associadas ao Sicredi que desejam financiar investimentos em ativos fixos ou mistos.

Investimento FCO – Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste

Com o crédito disponibilizado pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste, produtores rurais associados ao Sicredi, cooperativas de produção e associações do setor rural, com atividades produtivas no Distrito Federal e nos Estados de MT, MS e GO têm a chance de investir no agronegócio.

A financiamento é dividido em duas categorias:

Desenvolvimento rural

  • Projetos que resultem no desenvolvimento da atividade rural e de produção artesanal de produtos, como: doces, biscoitos, geleias, queijos e iogurtes.
  • Projetos para implantação, modernização e ampliação de agroindústrias conduzidas pelos produtores, entre outros.

Nessa categoria, o pagamento pode ser feito até 12 anos, de acordo com a finalidade do crédito.

Retenção de matrizes na planície pantaneira

  • Incentivar, viabilizar e consolidar o desenvolvimento da bovinocultura de corte na região Centro-Oeste, financiando a retenção de fêmeas bovinas.

Nessa categoria, o pagamento pode ser feito até 8 anos.

Pagamento de impostos

A linha de crédito é voltada para associados do Sicredi pagarem antecipadamente impostos, como IPTU e IPVA. Dessa forma, o solicitante evita taxas e juros no caso de atraso. As alíquotas e os descontos oferecidos para o pagamento antecipado variam de acordo com cada Estado e Município

O pagamento pode ser feito de forma única ou parcelada, em até 12 meses, e os valores são debitados diretamente de sua conta-corrente. O limite de crédito é disponibilizado de acordo com a capacidade de pagamento do associado. 

Máquinas e equipamentos

Essa linha de crédito é voltada para profissionais liberais com o intuito da aquisição de máquinas e equipamentos novos, usados, nacionais ou importados para aumentar e modernizar seu negócio e gerar mais renda.

O pagamento pode ser feito de forma parcelada, em até 60 meses, ou única e o valor é debitado diretamente da conta-corrente do solicitante.

Capital de giro

O capital de giro garante recursos financeiros para cobrir os débitos de fluxo de caixa do seu negócio. Com ele é possível financiar o ciclo operacional da empresa e cobrir despesas, como: compra de matéria-prima e mercadorias, pagamento de tributos, encargos, fornecedores e folha de pagamento.

O pagamento pode ser feito em até 36 meses e o limite de crédito varia conforme os rendimentos da empresa.

Custeio agropecuário 

É uma linha de crédito que visa atender as demandas dos ciclos produtivos das atividades agrícola e pecuária. O custeio Agropecuário apoia financeiramente a aquisição de insumos, sementes, adubos, corretivos de solo, defensivos, rações, concentrados minerais, sêmen, vacinas, sal mineral, produtos de uso veterinário em geral, entre outros.

Os prazos para pagamento variam de acordo com as características das atividades agrícolas:

  • Até 3 anos para as culturas de açafrão e palmeira real (palmito);
  • Até 2 anos para as culturas bienais;
  • Até 14 meses para culturas permanentes;
  • Até 1 ano para as demais culturas;
  • Até 6 meses para aquisição de bovinos e bubalinos para engorda em regime de confinamento;
  • Até 2 anos quando envolver a aquisição de bovinos e bubalinos para recria e engorda em regime extensivo e o crédito abranger as duas finalidades na mesma operação;
  • Até 1 ano nos demais financiamentos;

As condições de financiamento dependem do enquadramento do produtor rural:

Custeio PRONAF

Voltado para agricultores familiares e produtores rurais que tenham Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP ativa registrada na base de dados da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), e que:

  • Explorem parcela de terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário, comodatário, parceiro ou concessionário do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou permissionário de áreas públicas;
  • Residam na propriedade ou em local próximo;
  • Não detenham, a qualquer título, área superior a 4 (quatro) módulos fiscais, juntos ou não;
  • Tenham no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da renda bruta familiar deve ser originada da exploração agropecuária e não-agropecuária do estabelecimento;
  • Tenham o trabalho familiar como predominante na exploração do estabelecimento.
  • Tenham obtido renda bruta familiar nos últimos 12 (doze) meses de produção normal, que antecedem a solicitação da DAP de até R$ 500 mil. 

Custeio PRONAMP

Voltado para proprietários rurais, posseiros, arrendatários ou parceiros que possuam renda bruta anual de até R$ 2.400 milhões.  

Custeio demais produtores

Voltado para produtores rurais, Pessoa Física ou Jurídica, não enquadrados no PRONAF nem no PRONAMP.

Custeio pecuário integradoras 

A linha de crédito é voltada para cooperativas e empresas que atuam como integradoras poderem financiar as despesas de custeio da avicultura, piscicultura e da suinocultura, exploradas em regime de parceria.

O financiamento é disponibilizado para cooperativas e empresas associadas ao Sicredi que atuam como integradoras na criação de aves, peixes e suínos.

ABC – Programa para redução da emissão de gases de efeito estufa na agricultura

O programa ABC busca incentivar o investimento em projetos agropecuários que diminuam as emissões de gases de efeito estufa e o desmatamento, além de ampliar a área de florestas cultivadas, e estimular a recuperação de áreas degradadas, aumentar a produção de agropecuária em bases sustentáveis e adequar as propriedades rurais à legislação ambiental.

O programa ABC é dividido em linhas selecionadas para cada necessidade do agronegócio, como Sistema de Plantio Direto (SPD), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), recuperação de áreas e pastagens degradadas, florestas plantadas, fixação biológica de nitrogênio, tratamento de dejetos animais, sistemas orgânico de produção e adequação das propriedades rurais frente à legislação ambiental.

É possível financiar até 100% dos projetos que proporcionam o crescimento da rentabilidade do agronegócio aliado a um processo produtivo sustentável e o pagamento pode ser feito em até 12 anos. 

BNDS crédito rural 

Visa apoiar às atividades às atividades agropecuárias e agroindustriais disponibilizando recursos para financiamento destinado à aquisição isolada de máquinas e equipamentos.

  • BNDES Crédito Rural Finame: financiamento de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional e cadastrados no Credenciamento Finame – CFI do sistema BNDE;
  • BNDES Crédito Rural Investimentos: financiamento de investimentos fixos e semifixos em bens e serviços relacionados a atividade agropecuária, despesas com projetos, recuperação ou reforma de máquinas, entre outros.

O crédito pode ser pago em até 10 anos e é possível financiar até 100% dos itens que proporcionam o crescimento da rentabilidade do agronegócio aliado a um processo produtivo sustentável.

BNDS projeto de investimento – Agronegócio 

É uma linha de crédito que tem como objetivo apoiar projetos de investimento destinados à implantação, ampliação, recuperação e modernização de ativos fixos, que resultem em incremento de produtividade, geração de renda, aumento de emprego e/ou melhora nos processos de produção da atividade agropecuária.

O crédito é disponibilizado para produtores rurais associados ao Sicredi que necessitam de crédito para investir no agronegócio e pode ser pago em até 10 anos.

INOVAGRO – Programa de incentivo à inovação tecnológica na produção agropecuária

É um programa de crédito que apoia a inovação tecnológica nas propriedades rurais, destinando recursos financeiros para esse investimento. O foco é aumentar a produtividade do seu agronegócio, desenvolvendo a adoção de boas práticas de gestão agropecuária.

O Inovagro possibilita a inovação tecnológica do agronegócio, disponibilizando financiamentos para:

  • Implantação de sistemas para geração e distribuição de energia alternativa para consumo próprio, observado que o projeto deve ser compatível com a necessidade de demanda energética da atividade produtiva instalada na propriedade rural;
  • Aquisição de material genético provenientes de doadores com certificado de registro e avaliação de desempenho;
  • Automação, adequação e construção de instalações para os segmentos de avicultura, suinocultura e pecuária de leite para agronegócios em atividade há mais de um ano;
  • Sistemas de computador para gestão, monitoramento ou automação;
  • Itens e projetos vinculados aos Sistemas de Produção Integrada Agropecuária PI-Brasil e Bem-Estar Animal e ao Programa Alimento Seguro, das diversas cadeias produtivas;
  • Custeio associado ao projeto de investimento e aquisição de matrizes e reprodutores, com certificado de registro genealógico, emitido por associações de criadores autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e avaliação de desempenho. Limitado a 50% do valor do financiamento para estes itens.

O crédito é disponibilizado para produtores rurais, Pessoas Físicas ou Jurídicas, e cooperativas de produtores rurais associados ao Sicredi.

MODERAGRO – Programa de modernização da agricultura e conservação dos recursos naturais 

O MODERAGRO permite o desenvolvimento de setores agropecuários, além de apoiar planos de recuperação de solos, financiando melhorias para produção, armazenamento e beneficiamento de produtos relacionados à fruticultura, horticultura, pesca, entre outros.

O crédito é disponibilizado a produtores rurais e cooperativas de produtores rurais associados ao Sicredi. O prazo para quitar o financiamento é de até 10 anos.

MODERFROTA – Programa de modernização da frota de tratores agrícolas e implementos associados e colheitadeiras

A linha de crédito é voltada para o financiamento de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas novos e usados, além de colheitadeiras e suas plataformas de corte, novos e usados.

O prazo para pagamento do financiamento é de até 8 anos para itens novos e até 4 anos para itens usados. O crédito está disponível para produtores rurais, Pessoa Física ou Jurídica, e cooperativas de produtores rurais cuja receita operacional bruta/renda anual ou anualizada, ou do grupo econômico a que pertença, seja de até R$ 45 milhões, associados ao Sicredi.

PCA – Programa para construção e ampliação de armazéns 

A linha de crédito permite investir na ampliação, modernização e reforma da capacidade de armazenamento de grãos, frutas, tubérculos, bulbos, hortaliças, fibras e açúcar. O financiamento pode ser pago em até 12 anos. 

Investimento agropecuário 

Essa linha de crédito permite o investimento na aquisição de bens essenciais à produção e modernização do agronegócio, podendo ser utilizado para construção, ampliação e reforma de benfeitorias; aquisição de máquinas, equipamentos e veículos; realização de obras de irrigação e drenagem; formação de lavouras permanentes; formação ou recuperação de pastagens, entre outros.

Como contratar?

Todos os tipos de financiamentos descritos anteriormente podem ser contratados diretamente nas agências da Sicredi. As linhas de crédito voltadas para uso pessoal podem ser solicitadas também pelo aplicativo do Sicredi (Android e iOS).

Entre em contato com o seu gerente e informe-se sobre as taxas e tarifas de cada modalidade.

Perguntas frequentes (FAQ)

Qual a função do Sicredi?

O banco Sicredi é uma instituição financeira cooperativa que atua em território nacional para atender pessoas físicas e jurídicas.

Como posso solicitar abertura de conta?

Para solicitar sua abertura de conta, você precisa do seu comprovante de residência, comprovante de renda e documento de identidade. Com documentos em mãos, compareça em uma das agências ou acesse https://www.surveymonkey.com/r/5PKJ9TT.

Onde posso encontrar os caixas eletrônicos Sicredi?

Você pode encontrar os caixas eletrônicos das agências, ou ainda a rede 24 horas e a rede Saque e Pague. Para encontrar o caixa mais próximo de você, acesse sicredi.com.br/localizar-agencia.

Como fazer um financiamento no Banco Sicredi?

A maioria das linhas de crédito do Sicredi se contratam de forma pessoal, nas agências. Porém, algumas modalidades de crédito fácil podem ser contratadas pela internet.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Consolidação de dívidas: conheça e veja como unificar suas pendências

Empréstimos Caixa: conheça todas as modalidades

Empréstimos Itaú: conheça todas as modalidades

Como renegociar dívidas com a Caixa

Como renegociar dívidas com o Nubank

Como renegociar dívidas com o banco Itaú

Como renegociar dívidas com o Banco do Brasil

Dívida atrasada de cinco anos: o que fazer?