Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Imposto de Renda 2022: como declarar valores do PIS/Pasep?

Por Thais SouzaPublicado em

Os contribuintes que receberam o PIS/Pasep em 2021 e que se enquadram na obrigatoriedade de entrega do IR devem declarar os valores do Abono Salarial na declaração do Imposto de Renda 2022. Saiba como prestar contas à Receita Federal.

Imposto de Renda 2022: é preciso declarar os valores do PIS/Pasep?

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais pagas pelo setor privado e público para melhor distribuição de renda entre os trabalhadores.

Apesar do PIS e Pasep não sofrerem tributação, assim como outros benefícios, os contribuintes precisam informar o recebimento dos valores à Receita Federal na hora da declaração para evitar cair na malha fina.

Portanto, como os rendimentos isentos também justificam o acréscimo patrimonial do contribuinte, é importante declará-los, mesmo não havendo obrigatoriedade de acordo regras do Imposto de Renda 2022.

Como informar PIS/Pasep na declaração do IR 2022?

Se você optar por informar os valores recebidos no PIS ou Pasep 2021, basta seguir o passo a passo abaixo no momento do preenchimento da declaração:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  1. Entre na ficha da declaração e clique em "Rendimentos Isentos e não Tributáveis";
  2. Escolha o código 26-Outros;
  3. Informar o nome e CNPJ da fonte pagadora do rendimento, no caso de PIS/Pasep, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (CNPJ: 07.526.983/0001-43);
  4. Na descrição, informe os valores e que são oriundos do PIS/Pasep e pronto!

Vale lembrar que a declaração de Imposto de Renda 2022 será entre 7 de março e 29 de abril. Após esta data, o contribuinte que apresentar a declaração receberá multa pelo atraso.

Fique por dentro 

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022