Imposto de Renda 2022: como declarar valores do PIS/Pasep?
Os contribuintes que receberam o PIS/Pasep em 2021 e que se enquadram na obrigatoriedade de entrega do IR devem declarar os valores do Abono Salarial na declaração do Imposto de Renda 2022. Saiba como prestar contas à Receita Federal.

Imposto de Renda 2022: é preciso declarar os valores do PIS/Pasep?
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais pagas pelo setor privado e público para melhor distribuição de renda entre os trabalhadores.
Apesar do PIS e Pasep não sofrerem tributação, assim como outros benefícios, os contribuintes precisam informar o recebimento dos valores à Receita Federal na hora da declaração para evitar cair na malha fina.
Portanto, como os rendimentos isentos também justificam o acréscimo patrimonial do contribuinte, é importante declará-los, mesmo não havendo obrigatoriedade de acordo regras do Imposto de Renda 2022.
Como informar PIS/Pasep na declaração do IR 2022?
Se você optar por informar os valores recebidos no PIS ou Pasep 2021, basta seguir o passo a passo abaixo no momento do preenchimento da declaração:

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- Entre na ficha da declaração e clique em "Rendimentos Isentos e não Tributáveis";
- Escolha o código 26-Outros;
- Informar o nome e CNPJ da fonte pagadora do rendimento, no caso de PIS/Pasep, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (CNPJ: 07.526.983/0001-43);
- Na descrição, informe os valores e que são oriundos do PIS/Pasep e pronto!
Vale lembrar que a declaração de Imposto de Renda 2022 será entre 7 de março e 29 de abril. Após esta data, o contribuinte que apresentar a declaração receberá multa pelo atraso.
Fique por dentro
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário