Principais dúvidas sobre Cartao de Credito

Cartão de Crédito Nacional


cartão de crédito veio para facilitar nossas vidas. Substituto do dinheiro, é um meio de pagamento mais seguro, além de trazer muito mais benefícios. Mas muitas pessoas ainda possuem muitas dúvidas sobre seu uso, por isso selecionamos as principais dúvidas sobre o cartão de crédito em um artigo, para sanar a maioria dessas dúvidas e usar o cartão de crédito com sabedoria e segurança.

 

Como usar o cartão de crédito com segurança e de forma consciente?

 

Muitas pessoas ainda sentem receio de usar o cartão, mas bastar ter consciência sobre seu uso que ele se torna um ótimo investimento, por isso, preste atenção nessas dicas para saber como usar seu cartão de crédito:

 

  • cartão de crédito, como já dito anteriormente, é um substituto do dinheiro para fazer pagamentos e não complemento de renda ou segundo salário. Você deve usa-lo sabendo que irá ter que pagar a fatura no mês seguinte!
  • Procure sempre fazer o pagamento do valor integral da fatura até a data de vencimento.
  • Faça planejamentos antes de comprar, coloque na ponta do lápis, faça as contas e saiba se o valor caberá no sue bolso.
  • Várias compras de valores pequenos acabam se tornando contas com valores expressivos.
  • Se você parcelar uma conta, saiba que terá aquele valor da parcela comprometido por alguns meses.

 

Quais são as opções para efetuar o pagamento da fatura?

 

O cartão de crédito te dá duas opções para pagamento da sua fatura:

  • Pagamento integral: nesta opção você paga o valor total de sua fatura até a data de vencimento.
  • Pagamento parcial: nesta opção você pode pagar uma parte de sua fatura a partir do valor mínimo. O restante irá para o crédito rotativo que virá na próxima fatura com cobrança de juros e encargos, por isso só utilize esta opção em caso de emergência, com a certeza de que poderá pagar o valor total da próxima fatura, senão você poderá entrar em uma bola de neve.

 

Quais são as medidas de segurança com o Cartão de Crédito?

 

Manter seu cartão em segurança é muito importante, pois o portador é inteiramente responsável pela utilização do mesmo. Segue algumas dicas de como manter seu cartão de crédito em segurança:

  • Nunca perca seu cartão de vista, mantenha-o sempre perto de você.
  • Nunca empreste seu cartão de crédito a ninguém, jamais revele a senha do mesmo para outra pessoa, mesmo que seja alguém de confiança.
  • Jamais se esqueça de pegar seu cartão de volta depois de efetuar pagamento.
  • Em caso de cartões sem senha, quando o levarem, verifique se o cartão que está sendo devolvido realmente é o seu cartão e o guarde.
  • Se você não reconhecer algum dos lançamentos em sua fatura, entre em contato com a Central de Atendimento do cartão imediatamente.

 

O que se pode fazer se o cartão deixar de funcionar?

 

Caso seu cartão deixe de funcionar, você deve entrar em contato com a Central de Atendimento e solicitar um novo cartão. Quando seu novo cartão chegar, você deverá pedir seu desbloqueio.

Geralmente os cartões de crédito deixam de funcionar devido a parte magnética ou o chip ter estragado. Para preserva-los evite: dobrar ou molhar o cartão, deixar perto de aparelhos eletrônicos como a TV, Rádio, Celular, micro-ondas.

 

O que fazer caso se esqueça da senha do cartão?

 

Em caso de esquecimento da senha do cartão de crédito, ligue para a Central de Atendimento e solicite apara que enviem a senha novamente, lembrando que por motivos de segurança, a Central jamais passará a senha do cartão por telefone.

 

O que fazer se não receber a fatura do cartão?

 

Caso não receba a fatura na sua casa até dois dias antes do vencimento da mesma, ligue para a Central de atendimento e informe o ocorrido para que lhe digam o valor do saldo e como efetuar o pagamento. Aproveite para atualizar os dados cadastrais que podem estar errados.

Em caso de mudança de residência ou de prédio, lembre-se sempre de comunicar o novo endereço, pois não é seguro deixar suas correspondências chegarem em um endereço antigo.

 

Quais medidas tomar em caso de perda ou roubo do cartão de crédito?

 

Entre imediatamente em contato com a Central de Atendimento, informe o que aconteceu. Lá eles irão cancelar seu cartão imediatamente e lhe enviar um novo cartão. O interessante é ter sempre um seguro contra perda e roubo de cartões de crédito. Geralmente tem uma mensalidade barata e oferece mais segurança nesses casos.

Glossário

SINO -  E-card  -  Mercado cambial  -  Lote  -  Straddle  -  Dieese  -