Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

5 hábitos que te impedem de alcançar a liberdade financeira

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Saber quais são os principais motivos que impedem você de alcançar os seus objetivos financeiros é extremamente importante. Pois, ao identificá-los, torna-se possível reverter a situação da melhor forma possível. Nesse artigo, você vai conhecer cinco hábitos que te impedem de alcançar a liberdade financeira e, como resultado, ser mais tranquilo e feliz.

É importante ressaltar que liberdade financeira não é sinônimo de alto poder aquisitivo, mas sim independência para escolher o que fazer com o dinheiro. Isto é, ter renda o suficiente para cobrir todos os seus gastos e realizar tudo aquilo que te proporciona alegria, bem-estar e felicidade. Para isso, basta se planejar!

O que você procura?

Hábitos que te impedem de alcançar a liberdade financeira

1. Gastar o dinheiro antes de pagar as contas

Infelizmente, esse é um hábito muito comum entre os brasileiros. No entanto, o que diversas pessoas não sabem é que devemos priorizar as dívidas para, depois, decidirmos o que fazer com o restante. Dessa forma, é possível garantir mais controle sobre as economias e evitar maiores problemas na caminhada para a liberdade financeira.

2. Consumir excessivamente

É sempre importante rever os seus hábitos de consumo e mudá-los, se for necessário. Até porque gastos excessivos podem impedir você de alcançar a tão sonhada independência financeira. O ideal é criar listas de produtos que realmente são importantes, não ter o costume de fazer compras sem se programar e manter todas as contas em dia.

3. Não ter planejamento financeiro

Já falamos diversas vezes sobre o planejamento financeiro no blog da Foregon, mas é sempre importante lembrar: esse é o principal fator que leva você para a liberdade financeira.

Portanto, elabore uma planilha, anote todos os seus gastos e o valor total de sua renda e veja quais são os seus objetivos. A partir dessas informações, identifique quais despesas podem ser cortadas ou reduzidas do seu orçamento. Você verá como a qualidade da sua vida irá melhorar.

4. Acumular parcelas no cartão de crédito

O cartão de crédito pode gerar um descontrole, principalmente se o consumidor abusa das compras parceladas.

Para comprar a prazo, é necessário ter um bom controle das finanças, até porque o valor da fatura chegará todos os meses, portanto, você precisará saber quais custos deverão ser reduzidos. Caso contrário, se perderá nas prestações e não alcançará a liberdade financeira com tanta facilidade.

5. Não investir o seu dinheiro

Esse assunto ainda é tabu entre os brasileiros, mas não deveria. Afinal, deixar de investir o seu dinheiro é mais um hábito que te impede de alcançar a liberdade financeira.

Caso você não entenda nada sobre investimentos, nós temos diversos artigos que falam sobre esse tema. O importante é estar preparado para ver o seu dinheiro se multiplicar e, como resultado, alcançar todos os seus objetivos.

Gostou do conteúdo?

Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós que ajudaremos você. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.