Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 hábitos que te impedem de alcançar a liberdade financeira

Por Camila SilveiraPublicado em

Saber quais são os principais motivos que impedem você de alcançar os seus objetivos financeiros é extremamente importante. Pois, ao identificá-los, torna-se possível reverter a situação da melhor forma possível. Nesse artigo, você vai conhecer cinco hábitos que te impedem de alcançar a liberdade financeira e, como resultado, ser mais tranquilo e feliz.

É importante ressaltar que liberdade financeira não é sinônimo de alto poder aquisitivo, mas sim independência para escolher o que fazer com o dinheiro. Isto é, ter renda o suficiente para cobrir todos os seus gastos e realizar tudo aquilo que te proporciona alegria, bem-estar e felicidade. Para isso, basta se planejar!

Hábitos que te impedem de alcançar a liberdade financeira

1. Gastar o dinheiro antes de pagar as contas

Infelizmente, esse é um hábito muito comum entre os brasileiros. No entanto, o que diversas pessoas não sabem é que devemos priorizar as dívidas para, depois, decidirmos o que fazer com o restante. Dessa forma, é possível garantir mais controle sobre as economias e evitar maiores problemas na caminhada para a liberdade financeira.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

2. Consumir excessivamente

É sempre importante rever os seus hábitos de consumo e mudá-los, se for necessário. Até porque gastos excessivos podem impedir você de alcançar a tão sonhada independência financeira. O ideal é criar listas de produtos que realmente são importantes, não ter o costume de fazer compras sem se programar e manter todas as contas em dia.

3. Não ter planejamento financeiro

Já falamos diversas vezes sobre o planejamento financeiro no blog da Foregon, mas é sempre importante lembrar: esse é o principal fator que leva você para a liberdade financeira.

Portanto, elabore uma planilha, anote todos os seus gastos e o valor total de sua renda e veja quais são os seus objetivos. A partir dessas informações, identifique quais despesas podem ser cortadas ou reduzidas do seu orçamento. Você verá como a qualidade da sua vida irá melhorar.

4. Acumular parcelas no cartão de crédito

O cartão de crédito pode gerar um descontrole, principalmente se o consumidor abusa das compras parceladas.

Para comprar a prazo, é necessário ter um bom controle das finanças, até porque o valor da fatura chegará todos os meses, portanto, você precisará saber quais custos deverão ser reduzidos. Caso contrário, se perderá nas prestações e não alcançará a liberdade financeira com tanta facilidade.

5. Não investir o seu dinheiro

Esse assunto ainda é tabu entre os brasileiros, mas não deveria. Afinal, deixar de investir o seu dinheiro é mais um hábito que te impede de alcançar a liberdade financeira.

Caso você não entenda nada sobre investimentos, nós temos diversos artigos que falam sobre esse tema. O importante é estar preparado para ver o seu dinheiro se multiplicar e, como resultado, alcançar todos os seus objetivos.

Gostou do conteúdo?

Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós que ajudaremos você. Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inteligência financeira: o que é e como desenvolver a sua?

Ganho de capital: o que é e quem deve declarar no Imposto de Renda

Imposto de Renda 2021: por que não vou receber a restituição?

Banco do Brasil: veja como antecipar a restituição do Imposto de Renda

Qual a diferença entre produto e serviço?

Tesouro Direto: guia completo

Como é feito o cálculo do consumo de água?

Como ensinar crianças sobre educação financeira em casa?