Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Cadastro Positivo: quem paga a conta do celular em dia pode ter um aumento no score

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

As operadoras de telefonia e internet passaram a integrar o Cadastro Positivo, portanto agora, quem pagar as contas desses serviços em dia poderá ter uma melhora no score de crédito e acesso a menores taxas de juros de empréstimos e financiamentos.

Por outro lado, quem atrasar as contas de telefonia e internet poderá perder pontos e, como resultado, ter mais dificuldade no acesso ao crédito.

A inclusão dos dados de pagamentos das operadoras no Cadastro Positivo era esperada desde o ano passado, depois que a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) e a representação das empresas de telecomunicações (SindiTelebrasil) assinaram um memorando de entendimento com esse propósito em julho de 2020.

O Cadastro Positivo é um registro que reúne o histórico de pagamento do consumidor brasileiro e que alimenta o score das pessoas, através de um cálculo realizado pelos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Essa pontuação ajuda as instituições financeiras a entender qual é a capacidade de pagamento do cliente que solicita crédito.

Até então, apenas informações enviadas pelos próprios bancos, os principais interessados nos scores de crédito, estavam alimentando o Cadastro Positivo. No entanto, a expectativa de reguladores e instituições credoras é que empresas de outros setores, como água, luz, gás e telefone, passem a integrar o sistema também.

O que você procura?

Entrada das operadoras de telefonia e internet no Cadastro Positivo ajuda na inclusão financeira

A inclusão dos dados de pagamento das empresas de telecomunicações no Cadastro Positivo também pode ajudar quem não tem conta em banco e não consegue provar capacidade de pagamento.

De acordo com um estudo realizado pelo Grupo de Direito Economia e Concorrência da UFRJ, pessoas com gasto individual com celular apresentavam índices mais baixos de inclusão financeira em comparação a usuários de planos mensais coletivos.

Incluir os dados de pagamento desses clientes, que estão fora do sistema financeiro, pode ser vantajoso, visto que as instituições financeiras vão passar a olhar para esses potenciais clientes que estão desbancarizados.

Das 53 milhões de contas incluídas no Cadastro Positivo pelas operadoras de telefonia e internet, sete milhões são inéditas, segundo a associação das empresas de telecomunicações, Conexis. Ou seja, 13% são pessoas que não tinham qualquer registro nas empresas de crédito e que vão ter um score melhor.

"O compartilhamento dessas informações irá ajudar aquelas pessoas que não têm acesso ao crédito. Milhares de pessoas no Brasil ainda não estão bancarizadas, mas pagam suas contas de telefone em dia", afirmou o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, quando o memorando foi assinado no ano passado.

"Essas informações, ao serem incluídas nos cadastros, ajudam a diminuir a assimetria de informações e permitem a universalização da concessão de crédito de forma equilibrada e de qualidade", finalizou.

Como manter o Cadastro Positivo atualizado?

Desde de 2019, todos os consumidores foram incluídos automaticamente no Cadastro Positivo, ou seja, não é mais necessário fazer o cadastro neste sistema.

Antes de 2019, o que mais pesava no cálculo do seu score eram as dívidas negativadas. Atualmente, todo o histórico financeiro passa a contar. Portanto, quem paga as suas contas em dia, como boletos de empréstimos, financiamentos e faturas de cartões de crédito, pode ter uma nota mais alta.

Além disso, como já citado, as empresas de telefonia também passaram a enviar informações sobre pagamentos ao Cadastro Positivo. Por isso, é muito importante pagar os boletos de telefonia antes da data de vencimento, já que esses dados terão um peso maior no seu score.

Para saber se seu Cadastro Positivo está ativo, basta consultar seu CPF gratuitamente nos sites dos birôs de crédito, como Serasa e Boa Vista.

Se na tela aparecer as informações do seu Cadastro Positivo é porque ele está ativo, então você não precisa fazer mais nada.

Se o seu Cadastro Positivo estiver inativo, entre em contato com as centrais de atendimento dos birôs de crédito. Confira os números para falar com o Boa Vista e Serasa:

  • Serasa: 0800 776 6606
  • Boa Vista: 0800 727 0201

Descomplicamos?

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.