Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cadastro Positivo: quem paga a conta do celular em dia pode ter um aumento no score

Por Camila SilveiraPublicado em

As operadoras de telefonia e internet passaram a integrar o Cadastro Positivo, portanto agora, quem pagar as contas desses serviços em dia poderá ter uma melhora no score de crédito e acesso a menores taxas de juros de empréstimos e financiamentos.

Por outro lado, quem atrasar as contas de telefonia e internet poderá perder pontos e, como resultado, ter mais dificuldade no acesso ao crédito.

A inclusão dos dados de pagamentos das operadoras no Cadastro Positivo era esperada desde o ano passado, depois que a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) e a representação das empresas de telecomunicações (SindiTelebrasil) assinaram um memorando de entendimento com esse propósito em julho de 2020.

O Cadastro Positivo é um registro que reúne o histórico de pagamento do consumidor brasileiro e que alimenta o score das pessoas, através de um cálculo realizado pelos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Essa pontuação ajuda as instituições financeiras a entender qual é a capacidade de pagamento do cliente que solicita crédito.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Até então, apenas informações enviadas pelos próprios bancos, os principais interessados nos scores de crédito, estavam alimentando o Cadastro Positivo. No entanto, a expectativa de reguladores e instituições credoras é que empresas de outros setores, como água, luz, gás e telefone, passem a integrar o sistema também. 

Entrada das operadoras de telefonia e internet no Cadastro Positivo ajuda na inclusão financeira

A inclusão dos dados de pagamento das empresas de telecomunicações no Cadastro Positivo também pode ajudar quem não tem conta em banco e não consegue provar capacidade de pagamento.

De acordo com um estudo realizado pelo Grupo de Direito Economia e Concorrência da UFRJ, pessoas com gasto individual com celular apresentavam índices mais baixos de inclusão financeira em comparação a usuários de planos mensais coletivos.

Incluir os dados de pagamento desses clientes, que estão fora do sistema financeiro, pode ser vantajoso, visto que as instituições financeiras vão passar a olhar para esses potenciais clientes que estão desbancarizados.

Das 53 milhões de contas incluídas no Cadastro Positivo pelas operadoras de telefonia e internet, sete milhões são inéditas, segundo a associação das empresas de telecomunicações, Conexis. Ou seja, 13% são pessoas que não tinham qualquer registro nas empresas de crédito e que vão ter um score melhor.

"O compartilhamento dessas informações irá ajudar aquelas pessoas que não têm acesso ao crédito. Milhares de pessoas no Brasil ainda não estão bancarizadas, mas pagam suas contas de telefone em dia", afirmou o diretor de Regulação do Banco Central, Otávio Damaso, quando o memorando foi assinado no ano passado.

"Essas informações, ao serem incluídas nos cadastros, ajudam a diminuir a assimetria de informações e permitem a universalização da concessão de crédito de forma equilibrada e de qualidade", finalizou.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Bandeira verde deixará a conta de luz mais barata?

PicPay Card: anuncia fim da promoção de cashback de 5%

Conheça a nova função de consulta ao score de crédito do PicPay

Falha de sistema no C6 Bank resulta em desvio de R$ 23 milhões

Nova margem consignável para empréstimos em 2022 será de até 40% do benefício

Conheça as 8 mulheres mais ricas do Brasil em 2022

4 dos 10 bancos mais rentáveis do mundo são brasileiros

Saque extraordinário do FGTS: nascidos em fevereiro poderão sacar R$ 1 mil a partir do dia 30