Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Cancelar o Pix e Receber o Estorno? Veja se é Possível

Thais SouzaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Fez uma transferência errada por Pix, e não sabe como proceder? Veja agora mesmo se é possível cancelar essa operação e receber o estorno do seu dinheiro.

Você encontra nesse artigo:

É possível cancelar um Pix?

Mesmo com a facilidade oferecida pelo Pix, podem acontecer situações em que você receba um Pix por engano, faça uma transferência com valor incorreto ou então um pagamento para uma conta errada.

Quando isso acontece, muitas pessoas se perguntam se existe a possibilidade de cancelamento da operação e devolução do dinheiro. A resposta é: depende do caso!

Fiz um Pix para a conta errada, e agora?

Quando o cliente faz um Pix para a pessoa errada, ele é o responsável pela transação, portanto, nesse caso, o Pix não é cancelado. Isso também vale quando você envia um valor incorreto.

A única alternativa que você tem é tentar contatar a pessoa para qual você enviou o dinheiro e solicitar a devolução do valor. Neste caso, entre em contato com o recebedor, explique o que aconteceu e solicite a devolução do pagamento.

Agora, se você não conhece e não tem como entrar em contato com o dono da conta para qual enviou o Pix incorretamente, saiba que não existe uma alternativa para conseguir o estorno do valor. O jeito é torcer para que o recebedor tenha o bom senso e devolva o dinheiro.

Você pode tentar entrar em contato com o banco para que ele tome alguma atitude, no entanto, como não é obrigação da instituição financeira devolver o dinheiro, não é garantido que você tenha sucesso. Apesar disso, vale a pena tentar.

Como evitar erros ao fazer um Pix?

Antes de enviar um Pix, confirme as informações na tela do seu celular e veja se elas batem com as informações do destinatário.

Também é importante se atentar se o valor digitado está correto. Muitas pessoas acabam errando ao transferir Pix por colocar um zero a mais ou um zero a menos na hora de digitar o valor da transferência.

Então, após enviar o Pix, verifique com calma o comprovante da transação, que contém todas as informações sobre quem recebeu os valores, como identificação da transação, dia e hora, valor e os dados da conta de destino da transferência.

É possível fazer o estorno do Pix?

Com o crescimento de pessoas tentando aplicar golpes por meio do sistema, o Banco Central criou o Bloqueio Cautelar e o Mecanismo Especial de Devolução (MED), como alternativas que trazem mais segurança aos usuários do Pix. Com essas alternativas, o estorno do Pix se torna possível em casos de fraude, desde que o usuário consiga comprová-la.

Quanto tempo para o Pix estornar?

  • Bloqueio Cautelar: acontece quando a própria instituição detentora da conta do recebedor do Pix desconfia de uma fraude e faz o bloqueio preventivo dos valores pelo prazo de ate 72 horas;
  • Mecanismo Especial de Devolução (MED): quando a suspeita de fraude é constatada pela instituição financeira envolvida ou pelo próprio usuário que realizou o Pix e se deu conta que foi vítima de golpe. Nesse caso, é preciso fazer um boletim de ocorrência e avisar imediatamente a instituição pelo canal de atendimento oficial.

Essa decisão foi tomada após criminosos se aproveitarem do Pix para aplicar golpes nos usuários do sistema. De acordo com o Banco Central, o sistema Pix é 100% seguro e os golpes acontecem somente em casos de manipulação por parte dos fraudadores, e não significa que seja uma falha de segurança no sistema.

Posso pedir o estorno do Pix em caso de arrependimento de compra online?

Sim. O Código de defesa do consumidor prevê o direito de arrependimento quando o cliente faz uma compra online. Isso porque, no ambiente virtual, ele não tem a capacidade de avaliar o produto. Segundo o artigo 49 do CDC, o consumidor pode desistir do produto ou serviço adquirido dentro do prazo de sete dias a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato.

Ou seja, você deverá receber seu dinheiro de volta, mesmo que o pagamento tenha sido feito pelo Pix. Neste caso, a negociação de como será a devolução deve ser feita entre o comprador e o vendedor.

Como cancelar um pagamento feito pelo Pix?

Se o consumidor cancelar a transação pelo Pix antes da última etapa, que é confirmar a senha de quatro dígitos, ela não será validada e não haverá necessidade de estorno. Agora, se essa etapa for concluída, não será possível realizar o cancelamento do seu pagamento.

Recebi um Pix por engano, e agora?

Se você recebeu um Pix por engano na sua conta, você pode fazer a devolução para a pessoa que enviou o dinheiro, os dados dela ficam informados no comprovante da transferência.

É crime gastar o dinheiro recebido por engano em um Pix?

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), se o usuário receber um Pix por engano ele deve entrar em contato com o pagador para devolução do valor, caso contrário, ele pode sofrer uma ação judicial e ainda responder pelo crime de apropriação indébita, prevista pelo artigo 169, do Código Penal.

Pix agendado: é possível cancelar?

Sim, o Pix agendado oferece a conveniência de programar transferências para datas futuras. Importante destacar que, para os usuários que desejam a segurança de poder cancelar uma transferência se necessário, esta opção está disponível.

Basta acessar o histórico de transações, localizar o Pix agendado em questão e selecionar a opção "Cancelar Agendamento".

Esse recurso é particularmente útil em situações que exigem cautela, como é o caso de evitar Golpe do Pix Agendado. Ao tomar conhecimento das práticas de segurança, os usuários podem se proteger contra fraudes enquanto utilizam a funcionalidade de agendamento.

Como se proteger dos golpes no Pix?

  • Ajuste o valor máximo de transferências que podem ser realizadas por dia;
  • Não clique em links suspeitos e desconhecidos;
  • Sempre verifique a reputação do site na hora de uma compra;
  • Em compras maiores você pode usar o cartão de crédito ou débito, que permite o estorno.

Como transferir dinheiro pelo Pix?

Para começar a utilizar o Pix você precisa ter conta em algum banco ou carteira digital que aceite o sistema de pagamentos. Então, siga o passo a passo abaixo:

  1. Entre no App do seu banco ou carteira digital;
  2. Encontre a opção "Pix" no menu do aplicativo;
  3. Clique em "Cadastrar chave Pix" e selecione o tipo de chave a ser cadastrada;
  4. Após o cadastramento da sua chave você já estará habilitado para fazer pagamentos e transferências;
  5. Então, clique em "Transferir" e insira o valor que deseja enviar;
  6. Insira a chave Pix da pessoa que vai receber o valor ou os dados da conta dela;
  7. Confirme se todas as informações estão correta;
  8. Insira a senha de acesso do seu banco e pronto!

Pix: conheça o sistema de pagamentos do Banco Central

Para quem não conhece, o Pix é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Lançado em novembro de 2020, a ferramenta permite que os usuários façam transferências e pagamentos via QR Code ou chave Pix, 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo sábado, domingo e feriado. Os principais benefícios são:

  • O valor, para Pessoas Físicas é gratuito e para Pessoas Jurídicas é cobrada uma pequena taxa;
  • A rapidez e disponibilidade dessa ferramenta, já que atualmente existem algumas limitações de dias e horários para enviar valores através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas.

Perguntas frequentes (FAQ)

Como funciona a portabilidade do Pix?

A portabilidade é quando você cadastra o Pix em uma instituição financeira e decide transferir sua chave para outra.

Quantas chaves Pix é possível cadastrar?

Pessoas Físicas podem cadastrar até cinco chaves por conta, já Pessoas Jurídicas podem cadastrar até 20 chaves.

Posso cadastrar a mesma chave duas vezes em uma conta?

Uma mesma chave só pode estar cadastrada em uma conta. Porém, você pode cadastrar cinco chaves diferentes em uma mesma conta, se desejar.

O que são as chaves aleatórias (EVP)?

As EVPs são chaves aleatórias geradas quando você solicita essa forma de identificação. Ou seja, é uma alternativa ao cadastro do e-mail, telefone ou CPF.

Existe algum custo para adicionar uma chave Pix?

Não, o cadastro de chaves Pix é gratuito.

As transações Pix são seguras?

Sim, totalmente suguras! As chaves Pix são autenticadas, criptografadas e possuem validação de identidade e motores antifraude.

Todas as chaves podem ficar numa mesma conta?

Sim! Você pode vincular todas as chaves (CPF, número de celular e e-mail) a uma mesma conta.

Posso mudar minha chave para outro banco?

Sim, você pode fazer a portabilidade do Pix de uma conta para outra. Porém, a função só pode ser realiza das 08h às 20h.

Como solicitar a portabilidade Pix?

Para solicitar a portabilidade, você terá que entrar em contato com a instituição financeira para a qual vai mudar para pedir a portabilidade de sua chave.

Tem alguma diferença entre usar uma chave Pix comum e uma aleatória?

A única diferença é que a chave aleatória é gerada pelo Banco Central, são dígitos aleatórios, portanto, é mais difícil memorizar.

E se eu mudar de celular ou e-mail?

Se sua chave for o número do celular ou e-mail, você terá que cadastrar outra, caso haja alteração.

Preciso ter conta em banco para utilizar o Pix?

Não. O Pix vai funcionar com carteiras digitais, como PicPay ou Mercado Pago. Assim, você poderá enviar e receber dinheiro mesmo sem ter conta em banco.

Conteúdos relacionados

Descomplicamos?

Nosso objetivo é descomplicar os bancos e auxiliar você a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF agora mesmo em nossa plataforma e receba as melhores indicações de cartão, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil. É rápido, grátis e totalmente seguro!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram
Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.