Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Funciona o Golpe do Bilhete Premiado?

Escrito por 

Atualizado em 
Revisado por Guilherme Dorneles

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Quando pensamos em golpes, muitas vezes imaginamos esquemas sofisticados envolvendo o CPF. No entanto, alguns métodos tradicionais ainda são muito utilizados, sendo o golpe do bilhete premiado um dos mais populares.

A seguir, vamos explicar os detalhes deste golpe clássico e oferecer dicas sobre como se proteger dessas fraudes.

Vamos nessa? Aproveite a leitura! 

O que você procura?

O que é o golpe do bilhete premiado?

Você está retornando do trabalho quando uma pessoa aparentemente inocente e desesperada se aproxima com um pedido de ajuda. Ela tem em mãos um bilhete de loteria supostamente premiado, mas por algum motivo, como a falta de documentos ou problemas de mobilidade, não consegue resgatá-lo

Uma das desculpas usadas pelos criminosos para justificar a venda do bilhete, é que eles são de uma religião na qual não podem receber "dinheiro oriundos de jogos de azar".

– Alex Rodrigues, Delegado da Polícia Civil do Estado de Goiás em entrevista ao G1

Então, ela pede sua ajuda para validar ou retirar o prêmio. Durante a conversa, um segundo golpista aparece, se passando por um bom samaritano ou alguém que conhece um jeito de facilitar o processo no banco. 

Eles sugerem que, se você contribuir com uma quantia como garantia, poderá compartilhar uma parte significativa do prêmio. O golpe tá aí, não caia nessa!

Como se prevenir do golpe do bilhete premiado?

Entender o funcionamento do golpe do bilhete premiado e prestar atenção em alguns hábitos do dia a dia costuma aumentar sua segurança. Separamos alguns cuidados para você:

1. Tenha cautela ao interagir com desconhecidos

Interagir com desconhecidos sempre requer um certo cuidado. Às vezes, a pessoa conta uma história tão convincente que quase nos faz querer ajudar na hora

É importante manter a cabeça no lugar e pensar duas vezes. Sempre vale a pena questionar se sua segurança física e financeira está segura antes de tomar qualquer atitude.

2. Observe a presença de terceiros.

E olha só, outra coisa que não podemos esquecer é ficar de olho ao redor. Raramente esses golpes são coisa de uma pessoa só. Se você estiver conversando com alguém e de repente aparecer uma terceira pessoa tentando entrar no papo, fique esperto. 

Esses comparsas são espertos, e podem tentar se misturar como se fossem apenas curiosos ou conhecidos que passavam por ali.

3. Proteja seus dados e seu dinheiro

Falando em proteger o que é seu, nunca é demais lembrar: não dê seus dados bancários, seu cartão ou se ofereça para ir ao banco em nome de alguém que acabou de conhecer. Pode parecer um gesto de gentileza, mas nesse caso é arriscado demais. 

Você não só pode perder uma grana como também dar brecha para que suas informações pessoais caiam nas mãos erradas.

4. Informe e proteja os mais velhos

E por último, mas definitivamente não menos importante, vamos conversar um pouquinho sobre nossos queridos idosos. Eles são, muitas vezes, os mais afetados por essas histórias tristes que mexem com o coração de qualquer um. 

Desde que a pandemia começou, tem aumentado muito o número de golpes contra os mais velhos. Conversa com seus avós, seus pais, qualquer um que possa ser mais vulnerável. Ensine eles sobre esses perigos, assim ajudamos a proteger quem tanto cuidou de nós.

Como denunciar o golpe do bilhete premiado?

Se você acredita ter sido vítima deste golpe ou conhece alguém que foi, saiba que denunciar essas fraudes não só ajuda a prevenir que outras pessoas sejam vítimas, mas também contribui para que as autoridades possam combater esses golpistas. 

  • Contate a polícia: faça um boletim de ocorrência detalhando como o golpe foi realizado, descrevendo os envolvidos e qualquer outra informação relevante;
  • Contate a defesa do consumidor: essas organizações podem oferecer orientações sobre como proceder após ser vítima de um golpe, além de possuírem canais para facilitar a denúncia.

Proteger suas finanças e dados pessoais é essencial em um mundo digital como o nosso. Na luta contra golpistas, virtuais ou presenciais, a prevenção chega como um grande aliado. Nesse cenário, o Foregon Premium é o seu parceiro confiável.

Com o Premium, você fica um passo à frente dos golpistas, recebendo alertas sobre:

Compartilhe

Escrito por:

Nara Lima
UX Writer

Formada em Publicidade e Propaganda pela UniFAI, a Nara trabalha com redação profissional desde 2019. Além disso, já trabalhou com atendimento ao público e fez pesquisas para o governo pelo IBGE, aprendizados que leva hoje para sua escrita focada na experiência do usuário da Foregon.